O novo OWA agita tablets e celulares!

Artigo original publicado na sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Semana passada, nós compartilhamos informações sobre o novo Exchange. Hoje, temos o prazer de compartilhar alguns novos desenvolvimentos do Outlook Web App (OWA).

A principal finalidade do OWA é dar aos usuários do Exchange acesso a suas caixas de correio de qualquer lugar através da mesma UI e recursos do Outlook que eles já conhecem e amam. Nessa versão, o OWA evoluiu para não só atender computadores laptop ou desktop, como também tablets e celulares. Assim como fizemos com navegadores de desktop, continuaremos a investir em um suporte mais amplo e rico para plataformas tablet e celulares no futuro. Você pode experimentar nossa versão mais recente se inscrevendo nos planos Small Business Premium ou Enterprise do Office 365 Customer Preview.

Figura 1
Figura 1: O novo OWA em telas de desktop, tablet e celular

Desktops, tablets e celulares têm exigências diferentes de UI. Para garantir que as pessoas obtenham uma experiência consistente em todos seus dispositivos e para tornar possível continuar a desenvolver a UI para todos os tipos de dispositivos paralelamente, nós criamos um aplicativo OWA que sabe como dimensionar a UI para diferentes tamanhos de tela e entradas por toque, mouse e teclado:

  • Para telas encontradas em laptops ou dispositivos maiores, o OWA projeta uma UI otimizada para entrada por mouse e teclado. Nos referimos a este modo como Desktop.
  • Para telas de tablet, o OWA projeta uma UI otimizada par entrada por toque. Nos referimos a isso como toque largo
  • Para telas de celulares, o OWA projeta uma UI mais estreita para toque. Esta é o toque estreito.

A lógica do aplicativo executado por baixo da UI, representando >90% do código do aplicativo, é compartilhada entre os três modos e UI. Como os modos são muito similares em função e aparência, os usuários não precisam reaprender como gerenciar email ou calendários quando vão de um dispositivo para outro. Como a lógica do aplicativo é a mesma nos três modos, os administradores podem ficar tranquilos que as políticas colocadas em prática para esse aplicativo se aplicam em qualquer dispositivo que ele for utilizado.

UI estilo Windows 8

O OWA tem uma nova linguagem de design que fornece uma aparência nova e moderna que está alinhada com o Windows 8, Windows Phone e os outros produtos do Office 2013. Ele tem uma abordagem limpa, leve e aberta que permite que as pessoas se concentrem mais no conteúdo da comunicação, com menos distrações. A linguagem visual simplificada e modelos de interação elevam as pessoas e conteúdo na experiência e têm como objetivo obter um equilíbrio entre forma e função.

Figura 2
Figura 2: Fotos de pessoas e miniaturas de anexos

Para ajudar os usuários a evitar mudança de contexto, nós também adicionamos composição de email embutida na janela principal. Os usuários podem exibir certas formas de composição, ou alterar uma configuração para que todas as formas de composição sejam exibidas automaticamente. A composição embutida, sem perder de vista a lista de emails com que você está trabalhando, é uma grande economia de tempo para muitos usuários.

Embora tenhamos passado muito tempo garantindo que as cores padrão do OWA fiquem excelentes, diferentes pessoas têm gostos diferentes, então a capacidade do OWA de selecionar um tema diferente foi melhorada com mais temas que afetam mais aspectos da UI para obter uma experiência mais prazerosa.

Figura 3
Figura 3: Alguns dos temas que os usuários podem escolher no OWA

Suporte offline

Além da nova interface do usuário, nós fizemos uma grande mudança de arquitetura no OWA: suporte offline. Você agora pode iniciar o OWA no navegador e começar a trabalhar mesmo se não houver conexão de rede. O trabalho que fizer enquanto estiver desconectado será automaticamente sincronizado na próxima vez em que a conectividade for restaurada. Isso permite que seus usuários sejam produtivos usando o OWA mesmo quando estiverem sem conectividade de rede. Isso torna o OWA mais rápido e uma experiência melhor para locais remotos com redes lentas ou com conexão intermitente.

Nosso objetivo para o OWA offline é suportar as ações de usuário mais comuns, até onde os recursos offline HTML5 permitem. Isso não nos fornece o suporte offline completo do Outlook em um computador Windows ou Mac desktop, mas se iguala ou ultrapassa os recursos offline oferecidos pela maioria de clientes de telefone Exchange ActiveSync. A maioria das ações de triagem de email e gerenciamento de calendário funciona no OWA offline. Você pode enviar emails e convites de calendário, excluir email, receber lembretes, recusar compromissos, marcar e categorizar mensagens, etc. Se você acessa uma pasta com frequência, seu conteúdo será disponibilizado automaticamente offline. Um exemplo de lago que não é possível ainda no OWA offline ou HTM5 offline, em geral, é a pesquisa indexada de todo o texto. Com o passar do tempo, à medida que os recursos offline se tornarem mais maduros, os recursos offline do OWA também evoluirão. Os usuários devem ativar a funcionalidade offline do OWA em cada computador que eles desejam poder usar o OWA sem conectividade de rede. Os administradores têm a capacidade de controlar quais usuários podem usar o OWA offline.

Você pode curtir o OWA offline no IE10+ (usando IndexedDB de HTML5 para armazenamento), Chrome 17+ (com WebSQL) ou Safari 5 (também usando WebSQL).

Aplicativos do Outlook

Os modelos de extensibilidade anteriores do OWA se apoiavam em código de terceiros nos servidores Exchange. Esse modelo não funciona bem para clientes que confiam na Microsoft para administrar servidores Exchange para eles através do Office 365 e mesmo no local, esse modelo frequentemente encontra resistência dos administradores do Exchange que não desejam arriscar a estabilidade e segurança de seus servidores. Como parte do novo modelo de aplicativos em nuvem do Office, o novo Exchange contém uma plataforma para o que chamamos de "Outlook Apps". Eles são aplicativos web que terceiros podem hospedar em algum lugar na Internet e que os usuários finais e administradores do Exchange podem integrar com facilidade e segurança na experiência do Outlook. Esses aplicativos podem aparecer em formulários de email e calendário e estão sempre presentes, ou mais comumente, são ativados por um dado item de email ou calendário quando há algo especial sobre este item. Por exemplo, o Bing Maps Outlook App é ativado quando há um ou mais endereços presentes no texto do corpo do item de email ou calendário. Outro exemplo é o Groupon by PowerInbox Outlook App que aparece apenas em emails enviados do Groupon. O Outlook App do LinkedIn é ativado em todos os emails, que exibem informações sobre a rede social LinkedIn sobre as pessoas no thread do email.

Você pode ver quais aplicativos do Outlook estão disponíveis no momento para usar com o Office Customer Preview na Office Store. Os administradores têm muito controle sobre quais aplicativos do Outlook eles permitem que seus usuários usem, ou para promover seus usuários. Os aplicativos do Outlook funcionam no Outlook 2013 para desktop Windows e no Outlook Web App para desktop, tablets e celulares. Exatamente o mesmo código do aplicativo do Outlook é executado no Outlook e OWA, de forma que os desenvolvedores podem lidar com rapidez e facilidade os usuários dos dois clientes com a mesma extensão.

Figura 4
Figura 4: O aplicativo LinkedIn para Outlook ativado no OWA, mostrando informações sobre todas as pessoas incluídas em uma conversa de email

Além de permitir que os desenvolvedores estendam o Outlook sem colocar código em servidores Exchange, esse novo modelo de extensibilidade também supera o desafio dos plug-ins do Office que funcionavam apenas com uma versão do Office. Nós superamos esse desafio oferecendo APIs de JavaScript muito simples e sensíveis à plataforma, para que os aplicativos utilizem toda a integração com a UI do Outlook/OWA, evitando situações onde desenvolvedores, de propósito ou acidentalmente, poderia ficar presos em aspectos específicos da versão da experiência do Outlook.

Novidades no Email

Gerenciar e enviar email no OWA está mais eficiente do que nunca. A composição embutida, mencionada acima, permite que os usuários escrevam e enviem mensagens sem exibir uma janela. A composição embutida também vem com uma melhoria no gerenciamento de rascunhos. Agora é mais fácil ver na sua caixa de entrada quais conversas têm rascunhos não enviados, ajudando a lembrar de finalizar e enviar esses emails que você começou a trabalhar ontem, antes de ir embora do trabalho. Uma vez que você esteja escrevendo um email, o Detector de Anexos Esquecidos avisa se você acabou de escrever um email que parece que deveria conter um anexo. Ao pressionar Enviar sem adicionar um anexo, ele avisa que você pode ter se esquecido de fazê-lo.

Figura 5
Figura 5: Melhores indicadores de rascunho

Figura 6
Figura 6: Detector de Anexos Esquecidos em ação

Arrastar e soltar os arquivos da área de trabalho para compor formulários ajuda usuários do IE10, Safari, Firefox e Chrome a anexar facilmente arquivos para os emails que estão escrevendo. Para triagem de emails, o OWA, assim como o Outlook 2013, contém um botão de exclusão rápida diretamente nos itens na exibição da lista de emails. A capacidade de filtrar emails de acordo com condições como não lido, marcado ou que tenham seu nome na linha "para" foi colocada no nível superior da UI para ser detectada mais facilmente.


Figura 7: Botões de exclusão rápida embutidos nos itens e os filtros todos/não lidos/para mim/sinalizados na exibição da lista de emails

Calendário mais eficiente

Embora alguns usuários do OWA tenham calendários densos que são melhor visualizados na exibição de dia ou semana, a maioria dos nossos usuários tem apenas um ou poucos compromissos ou reuniões inseridos para cada dia, tornando seu calendário mais adequado para ser exibido na exibição mensal ou de agenda. Para fornecer uma excelente experiência padrão de calendário para a maioria dos usuários, adicionamos a nova exibição de calendário "MOGENDA" no OWA, combinado as exibições mensais e de agenda.

Figura 8
Figura 8: Exibição de calendário Mogenda

O agendamento de reuniões sofreu uma transformação significativa, tornando mais fácil de encontrar horários nos quais todos os participantes possam participar. Como o Outlook, o OWA agora suporta entrada simples de itens de calendário e tarefas digitando diretamente no calendário. Os usuários "espiar" o dia de forma rápida e de relance.

Figura 9
Figura 9: "Espiar" o item do calendário

Todas as informações sobre pessoas em um só lugar

O novo OWA ajuda a obter uma visão mais clara de todas as informações que você tem sobre pessoas, vinculando todos os dados sobre uma dada pessoa para obter exibições combinadas de uma Lista de Endereços Global (GAL) da corporação e as pastas de contatos na caixa de entrada. No Office 365, você também tem a integração com o LinkedIn. Isso faz a vinculação se estender aos contatos do LinkedIn, melhorando as exibições combinadas de informações sobre pessoas ainda mais. Nós temos como objetivo estender essa vinculação a outras redes no futuro.

Figura 10
Figura 10: Todas as informações sobre uma pessoa dos contatos, Lista de Endereços Global e LinkedIn em um único lugar

Todas essas informações compiladas sobre as pessoas são também bem utilizadas, à medida que você encontra as pessoas certas para se comunicar. Pesquisar pessoas se estende por todas as pessoas - contatos pessoais, GAL e redes sociais conectadas. Os resultados de pesquisa são baseados em relevância e contêm fotos, números de telefone, locais, etc.

Acessibilidade

Como anunciamos há pouco tempo, ficamos entusiasmados com o padrão Accessible Rich Internet Application (ARIA) por um tempo. No novo OWA, usamos o ARIA para tornar a UI de desktop do OWA Premium mais acessível através de leitores de tela, para necessidades de maior contraste, necessidades de navegação apenas com teclado, etc. Nós nos concentramos em garantir que a experiência com o IE10 e JAWS ou Win8 Narrator seja excelente para as pessoas com necessidades de acessibilidade. Assim como para as pessoas sem essas necessidades, o OWA Light está disponível ainda para interoperabilidade com tecnologias de acessibilidade que ainda não verificamos que funcionam bem com o OWA Premium.

Um desafio comum para aplicativos web complexos e acessibilidade, mesmo usando o ARIA, é como fornecer navegação conveniente dentro do aplicativo, dado que os navegadores usam a tecla F6 de nível superior para navegação, tornando impossível para o aplicativo web usar também o conveniente mecanismo de navegação de nível superior F6. Como solução para esse problema, o OWA e os outros Office Web Access Companions estão introduzindo o atalho Ctrl+F6 para a navegação de nível superior dentro do aplicativo web. Esperamos que outros no setor nos acompanhem e tornem isso um padrão de fato, à medida que aplicativos web mais complexos adicionem suporte para ARIA.

Arquitetura de servidor

Gerenciar o OWA é muito parecido no Exchange Server 2013 ao que era no Exchange Server 2010 e Exchange Server 2007, com as configurações OWA sendo definidas nos diretórios virtuais do Servidor de Informação de Internet (IIS) no Servidor de Acesso do Cliente (CAS) e em políticas de caixas de correio. Internamente, entretanto, houve uma grande mudança na arquitetura do OWA. A lógica de renderização do OWA é executada em servidores de caixas de correio (MBX), enquanto que no passado essa lógica de renderização era executada no CAS. O CAS do Exchange Server 2013 faz apenas a autenticação, o redirecionamento e proxy. Essa mudança de arquitetura resulta em uma simplificação significativa em como o balanceamento de carga precisa ser implantado para o OWA e todos os outros protocolos do Exchange. Você pode encontrar mais informações sobre as alterações para a função do CAS em Funções de Servidor do Exchange 2013.

O monitoramento para garantir que o serviço OWA continue sem interrupções também foi alterado significativamente no Exchange Server 2013. Fizemos com que os mecanismos de monitoramento e recuperação automática que usamos nos datacenters do Office 365 também sejam executados no local, fornecendo a todos os clientes do Exchange o sistema de monitoramento e auto-correção mais robusto e repleto de recursos que já tivemos para o Exchange.

Suporte para navegador e sistema operacional

Assim como na última versão do OWA, o novo OWA vem em dois sabores:

  • O OWA Premiumserve a nova UI otimizada para desktop, tablet e celular. Você pode chegar essa UI a partir de desktops usando o Internet Explorer (IE) 8+, e as versões mais recentes do Safari, Chrome e Firefox. Para chegar à UI OWA para tablet e celular, estamos começando com suporte para tablets Windows 8 e iOS6 no iPad2 e iPhone 4 ou mais recente, em nossa versão inicial. Nas versões prévias do OWA, você pode usar o iOS5, já que o iOS6 ainda não foi lançado, mas isso vai mudar já que o iOS6 contém várias correções de bug necessárias para que a experiência do OWA seja excelente.
  • O OWA Light, que permanece em grande medida o mesmo da última versão do OWA, é o que você tem em qualquer navegador não suportado com o OWA Premium ou OWA Mini. Ele usa uma UI em HTML4 muito simples que funciona praticamente em qualquer navegador. O acréscimo mais significativo para a lista de navegadores que recebem o OWA Light com o OWA 2013 é o IE7.

O que você acha que deveríamos fazer depois?

Estamos muito animados por finalmente compartilhar o novo OWA, sua UI em estilo Windows 8 atualizada e suporte para tablet e celular. Queremos muito saber sua opinião sobre o que deveríamos fazer a partir de agora!

Kristian Andaker
em nome da equipe do OWA

Marca Outlook.com e Outlook

Hoje cedo, você provavelmente viu os anúncios sobre o Outlook.com. Ele é um novo serviço de email da Microsoft, que oferece uma experiência gratuita do Outlook para os consumidores. A UI do Outlook.com será conhecida para os usuários de outros clientes Outlook, mas é otimizada exclusivamente para uso do consumidor. Ela é uma UI web diferente do OWA. Você pode ter dúvidas sobre o que “Outlook” significa, uma vez que diferentes produtos da Microsoft levam essa marca.

O Outlook é uma família de produtos e serviços da Microsoft projetados para ajudar a gerenciar suas comunicações e calendário; todo em um único lugar. Nós pensamos nele como um hub de comunicação que pode reunir muitas fontes diferentes de informações em um único lugar. Nosso conjunto de experiências com a marca Outlook é projetado para ajudar a você ficar facilmente em contato com as pessoas que mais lhe interessa, colaborar com aqueles que você precisa trabalhar, proteger contra emails de spam, ficar informado sobre os assuntos que interessam mais e gerenciar seu tempo de forma mais eficiente.

Usamos a marca Outlook para nos referir a uma experiência que se revela através de diferentes produtos. Aqui está uma visão geral dos lugares onde você encontrará uma experiência Outlook.

  • O Outlookno desktop Windows é o que a maioria das pessoas pensa como “Outlook”. Esta é o local de trabalho para emails e calendário da maioria dos trabalhadores de informação hoje, em todo mundo.
  • O Outlook para Macé a contraparte do Outlook para Windows e fornece uma experiência comparável que é otimizada para a experiência do usuário do Mac.
  • O Outlook Web App(OWA) é o companheiro baseado em web e sósia do Outlook para desktop Windows. O OWA é usado por usuários do Office 365 e Live@EDU, assim como muitos usuários do Exchange Server.
  • O Outlook Mobileé versão para celulares para Windows Phone.
  • Como mencionei anteriormente, hoje acrescentamos o Outlook.com. Estamos animados sobre o novo serviço de email Outlook.com e a UI web direcionada ao consumidor que ele oferece. Agora você pode usar o "Outlook" para suas comunicações pessoais, assim como comerciais.

Esta é uma publicação de blog traduzida. O artigo original está localizado em The New OWA Rocks Tablets and Phones!