Caso Real: Direct Access interliga Sistema de Contabilidade e Melhora Integração

Sempre que posso gosto de expor projetos interessantes de profissionais da comunidade técnica que de alguma forma impactaram o negócio de uma empresa, instituição ou até mesmo a comunidade. Essa semana recebi um desses casos que merece destaque aqui no blog, trata-se do especialista André Ruschel, membro ativo da comunidade gaúcha que liderou um projeto super interessante de Windows Server 2008 R2 e Windows 7, onde através da tecnologia Direct Access ele conseguiu : interligar o sistema contábil de todos os escritórios remotos da mitra angelopolitana (Igreja Católica), mas vamos aos detalhes do projeto:

Projeto: Interligar o Sistema Contábil de todos os Escritórios Remotos da Mitra Angelopolitana (Igreja Católica)

Tecnologias envolvidas: Windows Server 2008 R2 Enterprise , Hyper-V e Windows 7 Enterprise

Local: Santo Ângelo-RS

Resumo do Projeto:

Por Andre Ruschel

“A empresa tinha a necessidade de interligar cerca de 44 escritórios remotos, , uma vez que cada escritório tinha a sua contabilidade o que periodicamente a base era unificada. Começamos um trabalho de consultoria e logo já partimos para o início do projeto juntamente com a empresa que desenvolve o software. Apresentamos então a nova função que o Windows Server 2008 R2 oferece, o DirectAccess, no servidor e para os clientes, o Windows 7 Enterprise, mostrando as vantagens que o DirectAccess traria para a empresa.

Como o DirectAccess é transparente ao usuário, ele não só simplifica o processo de conexão para o usuário, mas também beneficia o administrador da rede, pois consegue aplicar Diretiva de Grupo, distribuir atualizações de software a qualquer momento, implementar o NAP (Network Access Protection), não ter a necessidade de configurar a estação cliente (apenas ingressá-la no domínio da empresa), abrir portas para acesso no firewall, já são sem dúvida alguma benefícios que permitem um gerenciamento fácil, otimizado e ao mesmo tempo seguro, o que despertou grande interesse também por parte da empresa de software que até então não conhecia o DirectAccess.

Outro ponto do projeto foi com relação as conexões bidirecionais que o DirectAccess traz, permitindo que os clientes usando Windows 7 Enterprise possam estabelecer conexões antes mesmo de efetuar logon no sistema, o que por outro lado, se utilizássemos uma VPN convencional, os usuários ainda teriam aquela necessidade de ficar estabelecendo conexão com o escritório central e traria problemas já conhecidos para o suporte técnico.

As vantagens com relação ao novo recurso chamou atenção de toda equipe envolvida no projeto, inclusive a preocupação de que se o usuário saberia usar toda esta tecnologia, e apontamos que a experiência do usuário seria a mesma de como ele estivesse dentro da empresa (LAN), inclusive aumentando sua produtividade e reduzindo custos de suporte.

A questão segurança foi o tema colocado em "check", mas provamos que usando DirectAccess o tráfego seria criptografado utilizando os protocolos IPsec e ainda uma Infraestrutura de Certificação Digital (PKI).

Hoje já estamos com todos escritórios remotos trabalhando com o Sistema Contábil centralizado, e podemos dizer que temos apenas um profissional realizando todo este suporte, uma vez que, tivemos realmente uma redução de TCO aliado a segurança e performance.

Podemos ainda informar que este projeto foi pioneiro neste segmento, o qual já serviu de modelo para outras unidades no Brasil.”

Gostaria de parabenizar o Andre Ruschel pelo excelente trabalho e caso queiram saber mais sobre Direct Access, NAP, Hyper-V e outros recursos utilizados nesse projeto, acessem o TechCenter de Windows Server no Technet Brasil.

Até o próximo post, um abraço!

Rodrigo Dias (Twitter: https://twitter.com/rodrigodias73)

clip_image006