Olá comunidade Wiki.

Hoje é Segunda-Feira, dia da nossa Entrevista Wiki Ninja.

E nosso entrevistado será Vitor Mendes.



Ele é membro da comunidade desde 2009.

Detém o título de MVP na categoria ASP.NET/IIS, Microsoft Azure, Visual C#.

Autor do blog: http://www.vitormendes.com.br/


Vamos conhecê-lo um pouco mais.


Quem é você, de onde você é e o que você faz?

Meu nome é Vitor Mendes, tenho 24 anos e sou de São Paulo - Capital. Atualmente trabalho como desenvolvedor de software na FCamara, com enfase em tecnologias Web, onde tive a oportunidade de atuar em grandes e-commerce nacionais.


Quais são as tecnologias de sua especialidade?

Sempre atuei com tecnologias Web, onde em 2010 conheci o ASP.NET e me identifiquei muito, pois já conhecia um pouco sobre Windows Forms e vi muitas similaridades com ASP.NET, facilitando muito a minha vinda para este mundo Web através desta tecnologia Microsoft. Não me limitei apenas ao ASP.NET, juntamente com ele veio o C#, que eu julgo ser outra tecnologia fantástica, muito utilizada no meu dia-a-dia e fico muito feliz das iniciativas da Microsoft em evoluir esta linguagem, principalmente em ouvir feedbacks da comunidade através do visualstudio.uservoice e implementa-los para tornar o C# uma linguagem de programação cada vez melhor.


Como você se tornou um MVP?

A conquista do titulo MVP em ASP.NET/IIS foi algo muito gracitante, pois sempre atuei nos fóruns da MSDN com intuito de ajudar e aprender com as dúvidas de outras pessoas. O meu único objetivo era plantar conhecimento para colher conhecimento, desde a minha primeira postagem em 19 de fevereiro de 2011, com uma dúvida simples sobre "Boas praticas (Stored Procedure)" eu não parei mais de ajudar, esta vontade apenas cresceu cada vez mais. Juntamente com essas contribuições, algumas amizades surgiram no meio do caminho, e uma delas foi o Fernando Ferreira Henrique que me falou sobre o programa MVP Award. Foi ai que eu notei que grandes influenciadores desta comunidade .NET, justamente pessoas que eu me espelhava, ainda são ou foram MVP no decorrer de suas vidas. Então me inscrevi para participar deste programa e continuei ajudando das maneiras que sempre pude, seja através de fóruns ou através do blog que eu mantenho (http://www.vitormendes.com.br/) e quando eu menos esperava recebi um e-mail no dia 1 de julho de 2013 dando as boas-vindas ao programa MVP, ai foi só alegria :)

Eu cheguei a criar na época uma post com mais detalhes sobre esta premiação, vocês podem dar uma conferida aqui.


Você tem alguma sugestão ou dica para os outros membros da comunidade que esperam ou, almejam eventualmente, tornar-se um MVP?

Não tem muito segredo, basta ser perseverante e acreditar naquilo que você faz, mas acima de tudo fazer com paixão e não fazer apenas a espera de uma recompensa. Ajudar não é um dom como muitos acham, mas pode ser trabalhado com o decorrer do tempo e quando você menos espera, simplesmente acontece e pessoas estarem olhando suas contribuições. A internet pode ser cruel na vida de uma pessoa, porém seja você mesmo e não tenha medo de errar, tudo irá fluir de forma muito natural. Simplesmente acredite que é possível.


Como você foi apresentado ao TechNet Wiki?

Conheci o TechNet Wiki através do Luciano Lima, apesar de não conhecer ele pessoalmente, já havia visto algumas de suas contribuições nos fóruns da TechNet e revirando seu perfil acabei parando no TechNet Wiki. Achei simplesmente fantástica a idéias de wikis sobre tecnologias, aberto para quem quiser publicar/editar, sem muita burocracia.


Qual foi a sua primeira colaboração?

Foi justamente um post que eu tinha feito em meu blog, para adicionar suporte de Extension Methods no .NET Framework 2.0, uma feature até então disponível a partir do C# 3.0:

Adicionando suporte de Extesion Methods no .NET Framework 2.0


Além do seu trabalho no TechNet Wiki, em quais outros locais mais você costuma contribuir?

Eu costumo publicar algumas postagens em um blog que mantenho (http://www.vitormendes.com.br/), onde sempre publico algo sobre .NET, ASP.NET, Visual Studio, eventos, tecnologia em geral, enfim, assuntos ligadas ao nosso dia-a-dia. Costumo também participar de forma muito ativa nos fóruns da MSDN/TechNET, pois eu acho legal este trabalho de ajudar ao próximo, seja em questões básicas ou até aquelas que ninguém quer responder. Pois vai lhe tomar muito tempo pensando e elaborando uma boa resposta, e se colocar no lugar destas pessoas e ajuda-lá com dúvidas que as vezes tiram suas preciosas noites de sono é muito gratificante.


Quais são os seus grandes projetos agora?

Atualmente como projeto eu pretendo continuar ajudando nos fóruns da MSDN, porém começar a participar de outros grupos, como o GUJ, DotNetCoders, DotNetArchitects entre outros, pois até então eu tenho estudado outras linguagens e pretendo continuar ajudando independente da comunidade/tecnologia que eu esteja atuando.

Continuar fortalecendo o meu ritmo de postagem no blog, com criação de novas séries sobre C#, MVC, Web API, as vezes é difícil achar tempo para escrever, pois acima de tudo somos profissionais e devemos nos dedicar para as tarefas referentes ao trabalho do dia-a-dia, e toda uma vida pessoal de que nunca vou abrir mão. Logo as vezes é difícil conseguir tempo, porém estou me esforçando.


O que você faz com o TechNet Wiki e, como isso se encaixa no seu trabalho?

Considero o TechNet Wiki uma ferramenta de trabalho, assim como a internet é a extensão para muitos e auxilia na solução de problemas do dia-a-dia, o TechNet Wiki não deixa a desejar e sempre me ajudou com algumas questões de infraestrutura.


O que mais lhe interessa no TechNet Wiki?

A fácil disseminação de conteúdo, pois nestes últimos anos o TechNet Wiki tem ganhado muito espaço e respeito, com autores que possuem uma ótima credibilidade quando o assunto é tecnologias Microsoft, sem contar que os wikis não se restringem apenas ao idioma português, um projeto e audacioso, além de mundial e com total apoio da Microsoft.


Entre os artigos que você contribuiu para a comunidade Technet Wiki, indique quais são os seus favoritos?

Os meu favoritos foram justamente alguns wikis que eu escrevi:

Alternando de navegador no Visual Studio 2010

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/6964.alternando-de-navegador-no-visual-studio-2010-pt-br.aspx

Estrutura de repetição - foreach

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/6591.estrutura-de-repeticao-foreach-pt-br.aspx

Quem o impressionou na comunidade Wiki e, por quê?

Citar nomes é complicado, todos que contribuem fazem um ótimo trabalho, mas existe duas pessoas que se destacam no meu ponto de vista, é justamente Ed Price, funcionário da Microsoft e o Luciano Lima, seus esforços para organizar os wikis, a periodicidade das publicações que eles fazem, pois sempre é publicado/alterado algo de novo todos os dias e eles estão sempre atuando para manter esta grande comunidade organizada.


A comunidade Microsoft que você tanto ajuda só pode agradecer e dizer a você. Obrigado!

Sua vontade de ajudar e, sua dedicação e empenho é de fundamental importância para todos.

Temos certeza, que seu exemplo, motiva outros colaboradores a fazerem parte deste grande time que é a comunidade Technet.

Continue com a ótima colaboração.




Até a próxima oportunidade.



Wiki Ninja Hezequias Vasconcelos