Hoje é Domingo, dia do nosso Final de Semana Surpresa.

Sempre que divulgamos nosso trabalho no TechNet Wiki surgem diversas reações de profissionais que não utilizam os portais Microsoft, mas o que mais me surpreende são alguns profissionais que utilizam outros recursos como os Fóruns TechNet / MSDN e as Galerias TechNet / MSDN

Estes recursos também são colaborativos como o nosso Wiki. Muitos que apresentam dúvidas sobre o porque escrever um artigo, na verdade não sabe como criar um artigo.

Esta insegurança inibe alguns à expor seu conhecimento, mas eu procuro indicar à leitura de quatro artigos:

Esta é uma orientação simples e que tem como objetivo facilitar a "migração" de pessoas que antes eram leitores e para passar à ser contribuintes no TechNet Wiki.

Bom, agora para quem tem dúvidas como esta pergunta: "Porque eu devo escrever um artigo se posso escrever diretamente no meu Blog Pessoal ?"

A resposta é mais simples: compartilhar.

Se você tem um conteúdo no seu Blog sobre um assunto que pode ser expandido, então crie um artigo e deixe a Comunidade complementar seu conteúdo.

E se o seu conteúdo no Blog tem uma solução ou problema resolvido, então crie um artigo que faça uma introdução sobre seu conteúdo no Blog. Você pode mostrar alternativas para a solução original ou fazer um passo à passo sobre como você escreveu sua solução.

O mais importante é que o conteúdo inicial em um artigo deve ser seu! Você é o autor e isto vai estar marcado sempre no TechNet Wiki.

Faças às devidas Referências, não só sobre o post em seu Blog, mas também sobre às origens para sua solução. Indique também documentos oficiais e outros links que podem ajudar o leitor à se aprofundar no assunto.

Tenha em mente que citar e dar crédito às fontes da sua informação é algo extremamente importante para evitar que seu artigo seja reportado como um artigo duplicado no Wiki ou pirateado de outras fontes.

Leia mais sobre isso em Manipulando AbusosComo denunciar uma Página TechNet Wiki

Ser Wiki Ninja é compartilhar mais, sabendo seus limites !

Até +,

Wiki Ninja Durval Ramos ( TwitterPerfil )