Olá comunidade Wiki.

Hoje é Segunda-Feira, dia de Entrevista Wiki Ninja.

Nossa entrevistada de hoje é: Andrielle Azevedo



Ela é membro da comunidade desde 2011.

Autora do blog: http://andrielleazevedo.wordpress.com/

Twitter: @driazevedo

Colaboradora da comunidade Technet e MSDN.

Microsoft Technical Audience Contributor - MTAC.


Vamos conhecer um pouco mais sobre Andrielle Azevedo.


Quem é você, de onde você é e o que você faz?

Meu nome é Andrielle Azevedo, tenho 22 anos e minha cidade natal é Itumbiara, no Estado de Goiás. Eu morei em Belo Horizonte a fim de trabalhar em outras empresas de TI (Nokia Siemens Networks e Cast Informática) e, hoje resido em São Paulo, Capital. Sou bacharel em sistemas de informação e no momento curso pós-graduação Lato Sensu em arquitetura e engenharia de software. Detenho o título de MTAC (Microsoft Technical Audience Contributor) e auxilio a coordenação na gestão deste grupo. Além disso, eu sou também uma MPN (Microsoft Partner Network) e, trabalho como analista desenvolvedora .NET na empresa Config Informática.


Quais são as tecnologias de sua especialidade?

Meu foco no trabalho é desenvolver aplicações para plataforma Web, utilizando para isso, a tecnologia .NET. Minha especialidade técnica são as linguagens de programação C#, ASP.NET Web Forms, HTML5, CSS3, Java Script e semelhantes que se apliquem ao desenvolvimento Web. Contudo, trabalho também com as plataformas do Visual Studio, SQL Server e Report Viewer.


Como você se tornou um MTAC?

Tudo começou no ano de 2010. Um amigo da faculdade em que eu estudava na época era um MSP (Microsoft Student Partners) e, líder de uma célula acadêmica chamada ILES/ULBRA.NET. Ele me convidou a frequentar está célula, onde eles ministravam aos sábados, treinamentos em desenvolvimento. Com o passar do tempo e, estudando bastante em casa a plataforma .NET, criei um blog que tenho até hoje para postar artigos técnicos. Em seguida, fui apresentada por esse mesmo amigo a todas as pessoas da comunidade técnica Microsoft. Para começar a contribuir e, o que eu deveria fazer dentro da comunidade, contei muito com o incentivo e os ensinamentos deles. Escrevi diversos conteúdos técnicos para o blog, até hoje ajudo nos fóruns do MSDN, organizo eventos, ministro palestras, faço traduções no TechNet Wiki entre outros trabalhos. No ano de 2011, meses depois, mantive as demais contribuições que eu vinha fazendo e me tornei a líder dessa célula acadêmica. Mantive este trabalho por mais 1 ano, junto com outras pessoas que iniciavam a faculdade. Em setembro de 2011 surgia o grupo MTAC, recordo que fui indicada por várias pessoas, um dos pontos que pesou bastante foi o trabalho realizado junto com outros influenciadores. Desta forma, fui convidada a participar do grupo MTAC, ainda na primeira listagem e, mantenho minha participação até hoje.


Você tem alguma sugestão ou dica para os outros membros da comunidade que esperam ou, almejam eventualmente, tornar-se um MTAC?

Entre as várias sugestões, esses são alguns locais que você pode compartilhar conhecimento:

a) Blog técnico.

b) Responder os fóruns do MSDN e TechNet.

c) Fazer palestras / Webcasts / Podcasts.

d) Organizar eventos.

e) Treinamentos.

f) Postagens de artigos no TechNet Wiki.

g) Traduções de artigos.

Lembre-se, todas as contribuições que citei são importantes, porém, você deve fazê-las com o intuito de sempre ajudar as pessoas que precisam desse conhecimento. O grande objetivo de participar em um grupo da comunidade técnica, seja ele qual for, jamais deverá ser o que materialmente você irá ganhar e sim a vontade de partilhar conhecimento. Os benefícios que o grupo pode te oferecer, deve ser levado como um reflexo sincero do trabalho de contribuição e partilha do conhecimento. Hoje é realidade, várias pessoas que iniciam na carreira de TI em muitas ocasiões se sentem "perdidas", principalmente pela quantidade de informações geradas e nesse sentido toda ajuda é bem-vinda. Abuse das ferramentas e, do apoio que recebemos para comunicar informação. Portanto, leve em consideração que, você não estará apenas ajudando ao próximo e, sim a você mesmo. O crescimento que temos no sentido pessoal e profissional fazendo este tipo de trabalho é incontestável.


Como você foi apresentado ao TechNet Wiki?

Assim que iniciei minhas atividades junto à comunidade técnica, uma das primeiras ações foi ser apresentada ao TechNet Wiki e, todas as opções de colaboração que ele proporcionava.

Qual foi a sua primeira colaboração?

A minha primeira colaboração foi a tradução de um artigo sobre ASP.NET MVC, disponível no endereço:

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/15942.asp-net-mvc.aspx

Além do seu trabalho no TechNet Wiki, em quais outros locais mais você costuma contribuir?

Tenho o costume de sempre postar artigos técnicos de minha autoria no meu blog pessoal. Além disso, também faço as traduções de tutoriais do W3Schools e, de outros sites, como por exemplo, o ASP.NET. A tradução dos artigos é realizada da versão inglês para o português, mediante autorização prévia dos seus respectivos autores, para só após realizar a postagem das informações no meu blog.


Quais são os seus grandes projetos agora?

No momento, estou atuando na coordenação de alguns importantes projetos do grupo MTAC, exercendo a função de coach para os novos membros do grupo. Outra ação que está em processo de encerramento é o portal dos MTACs, totalmente suportado pelo SharePoint Online. Assim que ele for finalizado, teremos diversos aplicativos Windows 8 e Windows Phone 8 integrados a esse portal.


O que você faz com o TechNet Wiki e, como isso se encaixa no seu trabalho?

Eu costumeiramente faço pesquisas no TechNet Wiki afim de solucionar dúvidas que possuo em relação a ferramentas e a programação. Além claro, de sempre aprender algo novo nos desafios do ambiente de trabalho, tudo que eu descubro e acho interessante escrevo nos artigos e o posto para a comunidade.


O que mais lhe interessa no TechNet Wiki?

O que mais gosto de fazer no TechNet Wiki é entrar no portal inglês (en-US), na parte de desenvolvimento e trazer os artigos traduzidos, para o nosso portal português (pt-BR).

Entre os artigos que você contribuiu para a comunidade Technet Wiki, indique quais são os seus favoritos?

Meus artigos favoritos são os de nível básico em SQL Server. Eles foram os primeiros artigos que eu escrevi no meu blog, a aproximadamente dois anos e meio atrás, logo que iniciei minhas atividades. Consigo perceber e ver a quantidade de pessoas que visualizam, elogiam e necessitam de conteúdo em nível básico. Isso possibilita a eles, alavancar seus estudos e utilizarem o material no seu trabalho.


Esta é a lista completa de todos os meus artigos:

ASP.NET MVC

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/15942.asp-net-mvc.aspx

Windows Workflow Foundation - Visão Geral

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/15991.windows-workflow-foundation-visao-geral.aspx

Visão Geral do .NET Framework

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/16671.visao-geral-do-net-framework.aspx

Workflow Foundation (WF4)

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/16152.workflow-foundation-wf4.aspx

Visão Geral do Windows Communication Foundation

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/16274.visao-geral-do-windows-communication-foundation.aspx

Criando tabelas no SQL Server

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/18825.criando-tabelas-no-sql-server.aspx

Visão Geral do Windows Forms

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/15358.visao-geral-do-windows-forms.aspx

Inserindo registros em tabelas no SQL Server

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/18827.inserindo-registros-em-tabelas-no-sql-server.aspx

Fazendo upload de um projeto de Web Site no Windows Azure através do Visual Studio 2012

http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/15040.fazendo-upload-de-um-projeto-de-web-site-no-windows-azure-atraves-do-visual-studio-2012.aspx

WCF Data Services: Visão Geral

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/15913.wcf-data-services-visao-geral.aspx

Estrutura de um programa em C#

http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/12275.estrutura-de-um-programa-em-c.aspx

Quem o impressionou na comunidade Wiki e, por quê?

Uma das pessoas que me impressionou bastante foi a Ana Paula de Almeida. Recordo de um webcast que ela fez incentivando a colaboração junto ao TechNet Wiki, inclusive tive a oportunidade de conhecê-la pessoalmente no Community Zone de 2012. Acompanhei as atividades dela e foi uma das minhas grandes indicações para o grupo MTAC. Fiquei mais feliz ainda no último Community Zone, quando ela ganhou o prêmio de Top Performance 2013. Isso só mostra o grande trabalho que ela faz junto ao TechNet Wiki e, por ela ser mais uma grande mulher na área de TI.

Convido a comunidade a dar os parabéns a Wiki Ninja Andrielle Azevedo.

A comunidade Microsoft Technet e MSDN agradece muito a sua atenção e magnífico trabalho prestado ao nosso grupo. Seu empenho de ajudar a quem precisa de conhecimento é de vital importância para comunidade. Temos absoluta certeza, que seu exemplo, serve de motivação a outros colaboradores à sempre fazer o bem as pessoas.


Muito obrigado por todas as suas contribuições!


Até a próxima oportunidade.

Ninja Hezequias Vasconcelos