Olá comunidade Wiki.

Hoje é Segunda-Feira, dia de Entrevista Wiki Ninja.

Nosso entrevistado de hoje é : André Xavier.



Ele é membro da comunidade desde 2009.

Autor do blog: http://blogdoproject.com.br

Twitter: @andrereivax


Vamos conhecer um pouco mais sobre André Xavier.


Quem é você, de onde você é e o que você faz?

Olá! Eu me chamo André Xavier, tenho 34 anos e sou natural de Belo Horizonte - Minas Gerais. Eu fui um dos fundadores da Sotis Consultoria, uma empresa que era focada apenas na tecnologia Project Server. Em 2008, fizemos a fusão da Sotis com a BHS e, com isso fui para São Paulo abrir o escritório por lá. Ao retornar para BH em 2011, eu me tornei o responsável por toda a área de consultoria (SharePoint, Project Server e BI), PMO e pela Infraestrutura da empresa BHS. Nos dois anos consecutivos, recebi o prêmio de MVP de Project / Project Server.

Quais são as tecnologias de sua especialidade?

Minha área de especialidade é o MS-Project e o Project Server. Porém, eu sempre estudei muito o SharePoint por ele ser cada vez mais integrado a diversas tecnologias Microsoft. Em novas áreas, tenho estudado também a parte do Azure e do Office 365.

Como você se tornou um MVP?

O processo de nomeação foi muito natural, o prêmio de MVP se ganha pela dedicação e contribuição na comunidade. Eu, juntamente com o Allan Rocha, tínhamos o maior blog em língua portuguesa da tecnologia Project e Project Server. Além disso, participamos de todos os principais eventos do Project em nível nacional e internacional.

Sou o criador do add-in de análise PERT, que se encontra em http://archive.msdn.microsoft.com/projectpert totalmente gratuito para download. Com isso, o time da Microsoft Brasil e o time de produto responsável pelo Project que sabiam e conheciam o meu trabalho fizeram a avaliação das minhas contribuições. Após, todo o processo seletivo realizado, minha indicação foi aceita e eu fiquei muito orgulhoso em receber o email de confirmação do prêmio.

Você tem alguma sugestão ou dica para os outros membros da comunidade que esperam ou, almejam eventualmente, tornar-se um MVP?

1. A primeira coisa a se fazer é GOSTAR, não adianta se fazer tudo sem gostar do que faz. Você pode até vir a se tornar um MVP, porém não conseguirá se manter e, não vai renovar por não gostar daquilo.

2. COMPARTILHAR conhecimento, isso mesmo, com letras garrafais, partilhar é a alma do MVP. Vejo que, além de compartilhar conhecimento com a comunidade, uma das tarefas do MVP é trabalhar em conjunto com o time de produto nas possíveis melhorias que o mercado e a comunidade almejam. Só assim, teremos uma contribuição construtiva na melhoria do Produto.

3. E claro, Network! Não adianta escrever em um blog e não se comunicar com mais ninguém. Eu conhecia várias pessoas na comunidade do Project, incluindo MVPs, pessoas da própria Microsoft Brasil e muitos integrantes do time do Project que ficam na matriz da Microsoft em Redmond nos Estados Unidos. Sem network e, sem conhecer ninguém, nenhuma pessoa saberá o que você está fazendo. Consequentemente, o MVP Lead não tem como te avaliar.

Como você foi apresentado ao TechNet Wiki?

Acredito que foi no evento Community Zone, lembro que o Yuri Diogenes havia falado da idéia e eu gostei bastante.

Qual foi a sua primeira colaboração?

Acho que foi o artigo: Dicas para a Prova 70-178 – Microsoft Project 2010 (pt-BR)

Além do seu trabalho no TechNet Wiki, em quais outros locais mais você costuma contribuir?

Além do Blog: www.blogdoproject.com.br

Mantenho um canal no Youtube: http://www.youtube.com/blogdoproject

Fiz também um curso no MVA:
https://www.microsoftvirtualacademy.com/tracks/configurando-o-project-server-2010-exame-70-177

E rodei o Project Ignite 4 vezes aqui no Brasil com o auxílio da Microsoft Brasil.



Quais são os seus grandes projetos agora?

Na comunidade:

Melhorar o canal do Youtube com mais vídeos.

Aumentar o número de colaboradores do Blog.

Aumentar o número de colaborações no Wiki.

Criar um grupo de pessoas sem fins lucrativos para instalar Office 365 em ONGs.

Criar o meu primeiro app na lojinha do Office.

O que você faz com o TechNet Wiki e, como isso se encaixa no seu trabalho?

A medida do possível, eu tento ao máximo manter blog e o TechNet Wiki sempre atualizados. Cada vez mais, vejo o Wiki como uma grande fonte compartilhada de informações entre as pessoas no trabalho. E não posso esquecer é claro, que eu também tenho muito orgulho de ajudar e em fazer parte desta grande comunidade. No meu ponto de vista, esta é a filosofia do TechNet Wiki - "ajudar".

O que mais lhe interessa no TechNet Wiki?

A forma colaborativa de partilhar conhecimento. Tenho pensado em abandonar o blog e ficar contribuindo apenas no TechNet Wiki.

Entre os artigos que você contribuiu para a comunidade Technet Wiki, indique quais são os seus favoritos?

Vou citar 3 artigos que eu recebi notificações que atingiram importância crítica:

Dicas para a Prova 70-177 – Microsoft Project Server 2010 (pt-BR)

Dicas para a Prova 70-178 – Microsoft Project 2010 (pt-BR)

Add-in de análise PERT>Project 2010 PERT Add-in (pt-BR)

Mas o último artigo citado é especial, primeiro por eu o ter desenvolvido e depois por ele ser um add-in feito exclusivamente para o idioma português. Logo em seguida, ele também foi contemplado para o idioma inglês. Não paramos apenas nesses idiomas, após várias solicitações e, com a ajuda de várias pessoas da comunidade eu também conseguir traduzir ele para os idiomas espanhol e italiano.

Quem o impressionou na comunidade Wiki e, por quê?

Acho que prefiro não citar nomes, a comunidade é especial justamente por contemplar várias pessoas e é por isso que ela me impressiona, não apenas uma pessoa e sim a comunidade.

Fico impressionado, em ver a comunidade do Brasil ganhando importância na Microsoft e no mundo.


Convido a comunidade a dar os parabéns ao Wiki Ninja André Xavier.

A comunidade Microsoft Technet e MSDN agradece muito você pelo excelente trabalho realizado. Obrigado!

Sua dedicação e empenho de longa data em ajudar a nossa comunidade é de suma importância para nós.

Seu exemplo, nos motiva a sempre querer fazer o melhor.

Até a próxima oportunidade.


Ninja Hezequias Vasconcelos