Linux Integration Components (IC) para Hyper-V

ms_suse

O Linux Integration Components para Hyper-V já está disponível para download no site do Connect (https://connect.microsoft.com). Esse é um dos resultados do acordo entre Novell e Microsoft de Interoperabilidade entre Windows Server e Novell Suse Linux.

Com este componente ja é possivel criar máquinas virtuais Novell Suse Linux em servidores Microsoft Windows Server 2008 com Hyper-V e também no Microsoft Hyper-V Server.

Sistemas Operacionais suportados

  • Novell Suse Linux Enterprise Server 10 SP2 x86
  • Novell Suse Linux Enterprise Server 10 SP2 x64

Um dos principais benefícios é a capacidade das máquinas virtuais Linux poderem utilizar adaptadores de rede (NIC) e de adaptadores de armazenamento (SCSI) sintéticos (synthetic devices) através  do VMBus.

Instruções de instalação !

  1. Baixe o IC através do site connect.microsoft.com
  2. Copie o arquivo LinuxIC.iso para o servidor Host Hyper-V
  3. Crie uma máquina virtual Novell Suse Linux (versões suportadas acima) através da console Hyper-V Manager utilizando um arquivo ISO ou DC/DVD (Dica : utilizando ISO é praticamente 50% mais rápido comparado a um CD/DVD!)
  4. No setup de instalação marque as opções "C/C++ Compiler and Tools" e "Xen Virtual Machine Host Server"
  5. Após a instalação, monte o CD/DVD/ISO e instale o pacote "kernel-xen"  através do Gnome Terminal # rpm -ivh /mht/cdrom/suse/x86_64/kernel-xen-2.6.16.60-0.21.x64_64.rpm (este pacote é necessário).
  6. Monte o arquivo LinuxIC.ISO na máquina virtual e copie o conteúdo para uma pasta temporária por exemplo
    1. # mkdir /opt/linux_ic
    2. # cp /mnt/cdrom/* /opt/linux_ic -R
  7. Agora instale o adaptador hypercall dentro da vm através do seguinte comando:
    1. # /opt/linux_ic/setup.pl x2v /boot/grub/menu.lst
  8. Reinicie a máquina virtual
  9. Após o reinício os drivers sintéticos para placa de rede e de armazenamento já podem ser instalados utilizando o seguinte comando:
    1. # /opt/linux_ic/setup.pl drivers (aguarde, poderá demorar alguns minutos)
  10. Agora você já pode adicionar dispositivos sintéticos ao invés de utilizar Legacy Devices. No caso das placas de rede (ifconfig) ao invés de "eth0,eth1..." será mostrado "seth0, seth1...", mas é claro que a mudança não é só na visualização
  11. Para adicioná-las utilize a interface Yast e selecione Network Cards supondo que já tenha sido adicionado a placa de rede na VM na console do Hyper-V.
  12. Pronto !!! Agora é usufluir da nova performance adquirida pela máquina virtual Novell Suse Linux no Hyper-V.

por Gilson Banin