Olá a todos!

Gostaria de partilhar convosco um cenário de troubleshooting, de upgrade do Forefront TMG Evaluation para a versão integral, que trabalhei recentemente com um dos nossos clientes.

Por forma a enquadrar melhor a informação que vai ser apresentada, será útil compreender melhor a necessidade deste upgrade:

  • O Forefront Threat Management Gateway 2010 (TMG) traz uma série de novas funcionalidades que muitos administradores de ambientes que actualmente usam o ISA Server 2006 necessitam para melhorar a segurança da rede como um todo.
  • As versões disponíveis para download são a Standard Edition e Enterprise Edition, actualmente em: http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyID=e05aecbc-d0eb-4e0f-a5db-8f236995bccd&displaylang=en
  • A versão de evaluation do TMG 2010 funcionará durante 120 dias e após conclusão deste período, o upgrade para a versão completa implica mais do que simplesmente inserir a chave do produto licenciado. Será mesmo necessário fazer um inplace upgrade do produto.

Genericamente o processo de upgrade para a versão licenciada pode ser feita de dois modos:

  1. Inserir o DVD com a versão completa do Forefront TMG e simplesmente percorrer as etapas de instalação (não há necessidade de previamente desinstalar a versão de evaluation). O Forefront TMG será instalado e a configuração prévia mantida.

Nota: A instalação não pode ser efectuada a partir de uma pasta partilhada na rede.

  1. É possível também, desinstalar a versão de evaluation primeiro, e depois instalar a versão licenciada.

Nesta opção, para manter a configuração é necessário exportar previamente (antes de desinstalar a versão evaluation) a configuração dos settings predefinidos e após instalação da versão completa importar o backup (exportação) efectuada anteriormente.

É durante o processo de upgrade inplace relativo à 1ª opção que podemos deparar-nos com o seguinte erro, “The Internal Networl is missing. Verify that the Internal Network has been defined”.

Esta situação acontece, quando estamos a utilizar a versão evaluation do TMG 2010 com o Service Pack 1 do TMG também instalado e tentamos efectuar um upgrade utilizando o DVD/CD que tem a versão completa do TMG 2010 RTM (ou seja sem o Service Pack 1 para TMG instalado).

Neste cenário, a resolução deste problema passa pelos seguintes passos:

  1. Anotar qual a versão de evaluation do TMG que está a ser utilizada, verificar se o Service Pack 1 está instalado e que hotfixes foram também instalados anteriormente
  2. Exportar a configuração dos settings do mesmo para que sirva de backup.

Nota: Não esquecer de durante a exportação seleccionar as checkboxes relativas a “export confidential checkbox” e “export user permission settings”

  1. Proceder à desinstalação do Service Pack 1 e hotfixes relativos ao TMG
  2. Inserir o DVD com a versão completa do Forefront TMG e simplesmente percorrer as etapas de instalação.
  3. Instalar de novo o Service Pack 1 e os hotfixes relativos ao TMG que estavam instalados previamente
  4. Finalmente importar as configurações exportadas no passo 2.
  5. E testar a “nova” instalação de TMG.

 

Numa próxima oportunidade vamos abordar a única forma possível, até ao momento, de verificar se estamos perante uma instalação completa ou de evaluation do TMG.

Até lá, Bom trabalho!

Sofia Alves.