Um super projeto de mais um membro da comunidade técnica: Vinícius Apolinário. O profissional foi o principal responsável pela implementação do Exchange 2010 numa empresa de São Paulo que teve como principal resultado o ganho de produtividade de seus colaboradores. Mas ninguém melhor que o próprio Vinícius para nos contar sobre o projeto:

“Em 2008 a empresa atualizou seu sistema de mensageria de Exchange 2003 para Exchange 2007. Os ganhos de produtividade foram sensíveis. Os usuários passaram a desfrutar de uma plataforma com maiores recursos como OWA, Assistente de Ausência Temporária distinto para usuários internos e externos, além de diversas outras melhorias. Após o lançamento oficial do Exchange 2010, a Constantine iniciou o processo de migração para esta nova plataforma. Utilizando ferramentas Microsoft, como o Exchange Deployment Assistant, foi possível realizar a migração de forma simples. Um novo servidor foi implantado em paralelo ao Exchange 2007 e as contas de e-mails, assim como Public Folders, foram movidos para o Exchange 2010.

A transição se mostrou simples e não houve nenhum problema de integração das plataformas 2007 e 2010. Após a migração, novos ganhos de produtividade foram incorporados aumentando ainda mais o número de ferramentas disponíveis para os usuários. OWA totalmente reformulado, agrupamento de mensagens facilitando a busca de mensagens do mesmo assunto, Integração do OWA com CWA proporcionando uma interface única para mensagens instantâneas e e-mails, Exchange Control Panel dentro do OWA permitindo que o usuário tenha maior controle sobre suas informaões e configurações.

Outro ponto importante que trouxe um ganho na parte de administração, foi a possibilidade de fornecer aos usuários uma Secundary Mailbox, onde regras são aplicadas para que os e-mails sejam automaticamente movidas para a Secundary Mailbox e eliminando assim a necessidade de PST’s espalhados pela rede. O próximo passo a ser implantado é a integração do Exchange 2010 com a parte de voz, ou seja, PABX e também ao OCS 2007 R2. Por fim, foi possível concluir que a migração para a plataforma 2010 do Exchange trouxe inúmeros benefícios que estão sendo amplamente utilizados pelos usuários e impactaram diretamente na produtividade dos mesmos.”

Gostaria de parabenizar o Vinicius Apolinário pelo projeto de sucesso e caso queiram saber mais sobre o Exchange 2010 e outros recursos utilizados nesse projeto, acessem o Techcenter do produto no Technet Brasil.

Até o próximo post, um abraço!

Rodrigo Dias (Twitter: http://twitter.com/rodrigodias73)