Hyper-V – Entendendo Backups Online / Offline

Muito se fala sobre virtualização, storage e afins…mas e o que fazemos com o backup disso tudo ?
Fazer backup de servidores virtuais requer um pouco mais de atenção na escolha do método e como venho recebendo muitos pedidos para postar sobre backups, vou dedicar essa semana para falar um pouco sobre isso.

Para começar vamos entender um pouco sobre backups Online / Offline:

Um backup online pode ser executado sem downtime em uma máquina virtual em execução quando todas as seguintes condições forem atendidas:

  • Serviços de integração de estão instalados e o serviço de integração de backup não foi desabilitado.
  • Todos os discos utilizados pela máquina virtual estão configurados dentro do sistema operacional convidado como discos básicos formatados como NTFS. Máquinas virtuais que utilizam discos dinâmicos ou sistema de arquivos FAT32 impedem que um backup online possa ser executado.
  • O serviço de Volume Shadow Copy  deve estar ativado em todos os utilizados pela máquina virtual com uma configuração específica. O armazenamento do VSS do volume C: deve ser em C:, o armazenamento do VSS do volume D: deve ser sobre D:, assim por diante.

Se um backup online não pode ser executado, uma cópia de segurança offline é assumida. Esse tipo de backup resulta em algum grau de tempo de inatividade. Uma variedade de fatores pode afetar o tempo necessário para ter backup offline. Se uma máquina virtual estiver em execução ou em pausa, ela é colocada em um Estado salvo como parte do processo de backup offline. Após a conclusão da cópia de segurança, a máquina virtual é retornada ao seu Estado existente.

[]s e até a próxima !

Robson Silva