Como funciona o Core Parking no Windows Server 2008 R2

Uma das principais novidades do R2, quando falamos de Green IT é o Core Parking, que resumidamente é a capacidade que o Windows Server 2008 R2 tem de gerenciar os núcleos do processador, como você poderá observar mais abaixo.

 

diag-quadprocNo diagrama ao lado, o que está ilustrado é um processador com 4 núcleos (quad-core). você pode ver que apenas 1 core está ativo e os outros estão inativos ou “parked”. Isto significa que esses 3 núcleos estão consumindo menos energia, o que significa no final das contas que o servidor como um todo está gastando menos energia. Como se não basta-se, tudo isso é configurável por GPOs (Local ou de Domínio).

Mas como isso funciona na prática ?
Bom, imagine que você tem 4 VMs que no geral não consomem muito processador, como por exemplo servidores de file share, o sistema operacional faz o calculo de quanto processamento essas VMs precisam e depois move para a quantidade necessária de COREs para atendê-las, deixando os outros cores inativos, gerando a economia de energia sem perda de performance. Muito importante mencionar que se a necessidade de processamento aumentar o OS ativa os outros cores de forma praticamente instantantânea.

Agora vamos supor que as suas VMs realmente não precisam de muito processamento e você quer economizar ainda mais energia, você ainda pode utilizar o modo de redução de consumo de energia, fazendo o ajuste da velocidade do processador (P-State). (Aqui sim há real perda de performance, porque você está limitando a velocidade máxima do processador, diferente do que ocorre com o Core Parking)

Abaixo tem uma ilustração dos possíveis P-State:

corepark2_thumb

Configurou a GPO de Core Parking e quer saber se ela está funcionando bem ?

Simples, é só abrir o Resource Monitor, selecionar a TAB CPU e você verá os COREs inativos automaticamente, como na figura abaixo:

cores inativos

Enjoy !

[]s
Robson Silva