Por Tim Rains, Diretor
Microsoft Computação Confiável

 

Este mês o nosso boletim de segurança falou sobre a tendência de “traga seu próprio dispositivo  (Bring Your Own Device -BYOD)” no local de trabalho e as implicações que isso tem para os profissionais de TI.

Para muitas organizações, permitindo que os funcionários tragam dispositivos de computação pessoal, tais como smartphones, tablets e PCs podem melhorar a produtividade e reduzir os custos associados à implantação e suporte ativos da companhia.  Como resultado, BYOD tornou-se uma tendência popular que está ganhando grande aceitação em locais ao redor do mundo. Microsoft encomendou recentemente uma pesquisa de computação para ajudar a descobrir as atitudes e percepções relacionadas à segurança e privacidade atuais. O estudo descobriu que 78% das organizações permitem que os funcionários tragam seus próprios dispositivos de computação para o escritório para fins de trabalho. Havia também algumas variações regionais interessantes que pode ser visto no gráfico abaixo.

Enquanto os benefícios imediatos de BYOD pode parecer claro, eles também vêm com implicações de segurança e gerenciamento  para os departamentos de TI, que podem perder algum do controle que tradicionalmente exercia sobre os recursos gerenciados.

Os desafios de segurança do BYOD incluem políticas impostas como o uso de senhas fortes em vários dispositivos, assegurando que cada dispositivo tenha as mais recentes atualizações e robusta proteção anti-malware, a criptografia de dados sensíveis, e mitigação de outros riscos, tais como a perda de dispositivos e o uso de conexões de terceiros sem segurança. Reconhecendo os benefícios que BYOD pode proporcionar,a Microsoft projetou seus produtos e serviços com as políticas de BYOD de uma maneira mais amigável. Existem alguns recursos que eu sugiro explorar se você estiver interessado em aprender mais sobre o tema e abordagem da Microsoft:


Pesquisa no Computing de Confiança Parte 1: consumerização de TI vai Mainstream (Inglês)
Gerenciamento de Dispositivos do Windows 8  no BYOD (Português)
Como adotar o  BYOD: Orientações para Empresas (Português)