Site Meter Windows Incorpora Novo Certificado Raiz da ICP-Brasil - Negócio de Risco - Site Home - TechNet Blogs

Negócio de Risco

Blog do Time de Segurança da Microsoft Brasil

Windows Incorpora Novo Certificado Raiz da ICP-Brasil

Windows Incorpora Novo Certificado Raiz da ICP-Brasil

  • Comments 1
  • Likes
michel michel2

Diretor-presidente do ITI, Renato Martini, e o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, selam acordo de cooperação técnica

A Microsoft e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI firmaram um acordo de cooperação técnica que beneficiará todos os usuários da plataforma Windows e Internet Explorer no acesso a recursos e sites seguros da Internet. A partir de agora, a Microsoft passa a distribuir, em todos os seus softwares, a nova cadeia de certificação da ICP-Brasil (certificado digital que garante a autenticidade de websites), permitindo que essa identificação seja feita de forma automática. O resultado facilitará a navegação e o uso de serviços prestados via Internet em sites seguros.
“A empresa Microsoft possui um importante contingente de usuários de seus aplicativos, assim, trata-se de um passo relevante para facilitar a vida do internauta. Eles foram os primeiros a implementar a mudança, mas já estamos em tratativas para que isso seja realidade também nos navegadores das outras plataformas existentes¨, explicou o diretor presidente do ITI, Renato Martini.
O acordo, que terá vigência inicial de três anos, foi oficializado  em Brasília pelo Diretor Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Renato Martini, e pelo Presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, com cerimônia de assinatura na presença do Comitê Gestor da ICP-Brasil, composto por membros do governo, da sociedade civil e da academia.

“A Microsoft se dedica em tempo integral para oferecer uma experiência, cada vez melhor, para o usuário dos nossos softwares tanto nos computadores quanto na Internet”, afirma Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil “Com o acordo que assinamos hoje, trazemos para o usuário a garantia de um reconhecimento facilitado dos serviços e espaços seguros na Internet. Estamos satisfeitos por sermos pioneiros nessa oferta”.

O acordo impacta diretamente a experiência dos usuários dos softwares Microsoft, em particular o Internet Explorer 8, no acesso a sites de comércio eletrônico e no uso de serviços bancários na Internet. Hoje diversos sites na web utilizam os certificados da ICP Brasil, sejam bancos, lojas virtuais, ou outras empresas de comércio eletrônico. Com a chegada do fim de ano, período em que as compras em geral e na web ficam aquecidas, os consumidores terão uma navegação ágil e segura para compras online. Além disso, todo sistema de pagamento brasileiro está fundamentado nos certificados da ICP Brasil para garantia da autenticidade de transações como TEDs e outras. Assim, o reconhecimento automático acelera e assegura o uso de recursos de Internet Banking.

No ambiente corporativo, estabelecimentos comerciais também se beneficiam do reconhecimento automático viabilizado pelo acordo, já que documentos como Nota Fiscal Eletrônica também utilizam os certificados da ICP-Brasil.

Entenda a experiência do usuário hoje

Na hora de acessar um site, aparece a imagem abaixo e o usuário fica inseguro ao acessar e, se escolher continuar, precisa clicar na opção “Continuar nesse site (não recomendado) e correr o risco.”

erro

Entenda o processo

Quando o cadeado mostrado no canto direito inferior da figura abaixo esta fechado significa que a página é segura, ou seja, a página acessada é quem diz ser, não tendo sido alvo de uma fraude. Se o internauta estiver usando o Internet Explorer (software da Microsoft), e o certificado usado na página for da ICP-Brasil, será mostrada uma mensagem de que o site é ¨confiável¨ ou ¨seguro¨.

image

Mudanças para o usuário

A partir do momento que o usuário acessar um site ou algum recurso que faça uso da nova Raiz ICP-Brasil, o Windows irá instalá-la na maquina de forma automática e transparente, como acontece hoje com qualquer outro certificado Raiz suportado pela Microsoft.

Comments
  • Já estava na hora.  A ICP-Brasil cresceu tanto que já era um absurdo o Windows não incorporar o novo certificado raiz da ICP-Brasil.

Your comment has been posted.   Close
Thank you, your comment requires moderation so it may take a while to appear.   Close
Leave a Comment