A Microsoft lançou esta semana o Microsoft Security Essentials, um software antivirus disponível sem custo adicional para os usuários do Microsoft Windows XP, Windows Vista e Windows 7. O Microsoft Security Essentials ajuda a proteger o seu sistema contra ameaças como vírus, spyware, rootkits e trojans, sem necessidade do pagamento adicional de licenças ou assinaturas.

O Microsoft Security Essentials usa a mesma engine do Microsoft Forefront, reconhecida como uma das melhores do mercado, e incorpora recursos como proteção em tempo real, proteção contra rootkits (usando a tecnologia adquirida da Komoku), e o serviço de assinatura dinâmica que monitora comportamento suspeitos e e pode identificar novas ameaças em praticamente tempo real.

O Security Essentials também foi desenhado para ser fácil de usar. Você pode fazer o download diretamente no site da Microsoft sem necessidade de um longo cadastro ou compra de assinatura. A interface está em português, e uma vez instalado o produto se atualiza automaticamente a partir do Windows Update sem necessitar intervenção do usuário. A interface é simples e o usuário só é “incomodado” caso uma ameaça seja identificada.

 

Muitos antivírus praticamente destróem a performance do PC consumindo uma grande quantidade de memória e de ciclos de CPU. Ao contrário destes, o Security Essentials foi feito para rodar em PCs de menor porte sem prejudicar a experiência do usuário. Ele limita o seu próprio consumo de CPU para garantir a rápida resposta do sistema, e retira as assinaturas não-utilizadas da memória reduzindo o consumo de CPU. As verificações e atualizações são realizadas em momento de ociosidade do computador para que elas não afetem a performance do seu PC quando você mais precisa.

O Security Essentials complementa a proteção de rede já oferecida pelo Windows Firewall, e junto com as Atualizações Automáticas (Automatic Updates) fornecem gratuitamente para os usuários do Windows os três passos básicos de proteção que todo usuário deve seguir: ter um antivirus rodando, um firewall habilitado e o sistema atualizado. 

Os requisitos mínimos para usar o Security Essentials são ter um sistema Windows XP SP2 ou superior, 256 MB de memória RAM (1GB para Windows Vista e Windows 7), 140 MB de espaço em disco livre, e uma conexão Internet para atualização das assinaturas.  Para conhecer mais (e obter sem custo o produto), visite o site do Microsoft Security Essentials.