Neste ultimo ano vivenciei a fantástica experiência de mergulhar no universo das pequenas empresas, as chamadas “startups”. Para quem como eu , teve toda a vida profissional em grandes empresas, foi quase visitar um outro planeta. É difícil o começo de vida de um empreendedor . Muitos desafios. Costuma-se ouvir com freqüência a afirmação : “vendemos o almoço para comprar o jantar”.

Nas minhas visitas a algumas incubadoras me deparei com muita criatividade para resolver problemas muito simples, do dia a dia, que para quem trabalha em empresas já estabelecidas, parecem nem existir. Lembro aqui de casos que me chamaram atenção : na primeira ,um antigo quadro negro,daqueles dos nossos (ou meus ?) tempos de escola sendo utilizado como placa sinalizadora, indicando o nome da  nova empresa , em outra ,uma grande pilha de manuais técnicos equilibrando um monitor de computador e  numa terceira, um incrível e maravilhoso senso de responsabilidade social com 3 baldes distintos para a separação do lixo.  E junto a este ambiente ainda precário,  grandes idéias , muita motivação e trabalho árduo para alcançar os seus almejados sonhos. Muitos desafios.

Agora, quando venho neste blog postar os boletins mensais de Segurança não consigo deixar de pensar como estes pequenos empresários lidam com este tema : Segurança da Informação.

Estamos na era da Informação . Isto é fato. Repetido e confirmado. Estas grandes idéias, projetos  que estão sendo trabalhadas  com tanto afinco e dedicação para que se transformem em novos negócios são de fato ,o que de mais valioso estes novos empresários possuem. O verdadeiro “asset” usando nossos jargões.

E a Segurança da Informação ?  Muitos desafios.

Poucas , raríssimas pesquisas aparecem ligando este tema a este segmento das pequenas empresas.

Mas ,quem de nós já não ouviu uma história de alguém que economizou seu  dinheiro ganho com muita dificuldade e suor, por muitos e muitos anos ,para comprar seu primeiro automóvel  ? E que não considerou importante um seguro contra roubo ou acidentes ? Que  ignorou esta simples avaliação de risco que faz parte da nossa tomada de decisão em um momento como este ? Pois é, o final desta história  infelizmente vocês já conhecem, nem preciso contar aqui.   

O mesmo raciocínio vale para o pequeno empreendedor.

Será que eles sabem que alguns princípios básicos de Segurança seriam muito bem vindos para a proteção do seu negócio ?

Gostaria de deixar aqui registrado alguns bem rudimentares mas importantes, falando diretamente a estes valorosos batalhadores.  Pensem nisto :

1)      Cópia dos arquivos (backup) – onde estão registradas suas idéias, seu planejamento ou seu controle financeiro ?   Vale a pena parar durante alguns minutos do seu atribulado dia para efetuar cópias seguras de todas estas importantes informações. Esta rotina pode ser semanal ou até mensal , isto pode ser avaliado conforme  a freqüência de atualizações e a importância do conteúdo. Mas faça !

2)      Controle de acesso  - quantas pessoas trabalham com você ? Quantas precisam compartilhar de todas as informações da empresa? Quantas tem que ter autoridade para tomar decisões referentes a seu negócio ? Pense nisto : existem técnicas simples para que cada funcionário tenha acesso somente as informações compatível com a sua necessidade. É para a Segurança dele também.

3)      Atualização de software – a Microsoft em especial, têm uma forte  preocupação e investimento constante na Segurança de suas ferramentas. Por este motivo, existem estes boletins  mensais de segurança , divulgados sempre na segunda terça-feira do mês, quando são liberadas as correç��es que mantem seus produtos atualizados contra as crescentes ameaças que se alastram  cada vez mais nesta nossa vida digital . Mantenha seu software atualizado. Basta um click para executar o Windows Update. E cuidado. Apesar das correções de segurança serem liberadas para software não licenciado é impossível garantir que este mecanismo automático tenha sido preservado durante uma cópia indevida.

Vamos começar devagar. Voltamos a nos falar em breve. São muitos desafios !

Bons negócios !!