Olá, o meu nome é Djalma Andrade sou formado em Análise de Sistemas com MBA em IT Governance pelo IPT/USP e Microsoft Business Management pela FGV. Possuo algumas certificações, dentre elas CISSP (ISC2), estou na Microsoft a cerca de 8 anos, atualmente sou o gerente de segurança  e interoperabilidade da Microsoft Brasil e também coordenador  do movimento Navegue Protegido (www.navegueprotegido.org).

Em primeiro lugar, desejamos poder interagir com toda a comunidade de segurança no Brasil e a todos que tenham interesse no assunto, sempre trazendo informações relevantes e que possam ajudar de alguma forma. Estaremos sempre abertos a ouvir os feedbacks e trabalharemos sempre para que possamos melhorar dia a dia.

Como meu primeiro Post, quero começar falando um pouco sobre um projeto bem interessante sobre certificados digitais e assinaturas de documentos, o “Assinador Digital”: A Microsoft possui uma série de iniciativas locais sobre segurança e interoperabilidade, dentre elas estão alguns laboratórios de pesquisas que trabalhamos em conjunto com algumas universidades.

O “Assinador Digital” é um projeto Open Source da Microsoft e da Unesp e se propõe a realizar processos de assinaturas digitais em lotes de documentos que utilizam OPC  (Open Packaging Convention) para documentos Open XML, utilizando-se assim a recomendação XML-DSig para as assinaturas digitais (conforme ICP-Brasil).

Convidamos a conhecerem mais informações sobre este projeto em  http://www.codeplex.com/AssinadorDigital

-- Djalma Andrade