Priscila Silva

Deployment e Gerenciamento Microsoft

Blogs

[Conceitos] Introdução ao Windows Deployment Services (WDS)

  • Comments 4
  • Likes

Em mais um post com os conceitos, em alto nível, sobre as ferramentas de deployment, hoje vamos abordar o Windows Deployment Services (WDS).

 

O WDS é uma role (função) do Windows Server, que está disponível desde o Windows Server 2003 SP2 (ou SP1 após instalar uma atualização). Basicamente, o WDS distribui imagens via rede para os computadores de destino, incluindo:

·     Imagem de boot (WinPE), caso o computador não tenha um sistema operacional instalado

·     Imagem de instalação. Para isto, temos 2 opções: instalação do Windows (setup padrão) ou uma imagem já instalada contendo, por exemplo, aplicações, configurações, updates, etc

·     Imagem de captura: basicamente é um WinPE modificado, que contém instruções para fazer a captura da imagem customizada, a qual já passou por Sysprep

 

Como pré-requisitos, temos:

·     Active Directory: o servidor WDS deve fazer parte de um domínio Active Directory ou ser um controlador de domínio.

·     DHCP: necessário um servidor DHCP com um escopo ativo na rede, pois o Windows Deployment Services usa PXE que, por sua vez, depende do endereçamento de IPs realizado pelo DHCP.

·     DNS: um servidor DNS funcional na rede é requerido para resolução de nomes.

·     Partição NTFS: na qual serão armazenadas as imagens (image store).

·     Credenciais: ser membro do grupo “Local Administrators” no servidor WDS. Para instalar uma imagem, é preciso fazer parte do grupo “Domain Users”.

 ·     Windows Server 2003 SP2 ou posterior

Para fazer sua instalação, abaixo estão os passos para uma referência rápida.

Windows Server 2003 SP2

1.   Acesse Start / Control Panel / Add or Remove Programs / Add/Remove Windows Components. Selecione o componente Windows Deployment Services e clique Next.

2.   Caso apareça uma janela de aviso solicitando a mídia de instalação, clique OK e indique o caminho no qual estão os arquivos de instalação do Windows Server 2003.

3.   Após o Windows Deployment Services ter sido instalado, clique Finish. Em seguida, será necessário reiniciar o computador, clicando Yes.

 

Windows Server 2008

1.       Acesse Start / Administrative Tools / Server Manager. Clique com o botão direito em Roles / Add Roles.

2.       Em Before You Begin, clique Next.

3.       Em Select Server Roles, marque a opção Windows Deployment Services e clique Next.

4.       Em Select Role Services, mantenha selecionadas as opções padrão. Clique Next.

5.       Confirme as opções e clique Install.

6.       Em Installation Results, confirme que a instalação ocorreu com sucesso. Caso afirmativo, clique Close.

 

Para maiores detalhes, leia o "Guia Passo a Passo" (Windows 2003 e Windows 2008).

 

Já para a configuração que, basicamente é a mesma para ambas as versões de sistema operacional:

1.       Acesse Start / Administrative Tools / Windows Deployment Services.

2.       Clique com o botão em Servers / <Servidor> / Configure server.

3.       Em Welcome Page, clique Next.

4.       Em Remote Installation Folder Location, clique Browse para indicar o caminho no qual há espaço livre em disco disponível para salvar as imagens. Sempre que possível, recomendamos escolher um volume em separado ao do sistema operacional.

5.       Em PXE Server Initial Settings, selecione Respond to all (known and unknown) client computers e clique Next.

6.       Em Configuration Complete, mantenha selecionada a opção Add images to the Windows Deployment Server now, caso desejado adicionar imagens logo em seguida. Clique Finish.

 

 

Agora vamos a grande dúvida: Quando usar o WDS?

 

Sim, é possível utilizar apenas o WDS para criar e distribuir imagens, e ainda com até um certo grau de automatização usando o arquivo de resposta Unattend.xml, por exemplo.

 

No entanto, recomendamos sempre utilizá-lo em conjunto com o MDT 2010 e/ou o SCCM 2007 para permitir maior facilidade na automatização do processo, desde a criação da imagem, captura, distribuição e instalação.

 

Desta forma, temos:

·     O MDT 2010 para agilizar na criação da imagem padrão, incluindo sua instalação, configuração e captura

·     O WDS para distribuir a imagem de boot (WinPE), e a imagem de instalação (Windows 7, por exemplo)

 

Resumindo, o MDT ajuda na criação e captura da imagem, e o WDS serve para distribuir a imagem via rede para os computadores de destino.

 

Em um próximo post teremos uma visão geral do SCCM 2007 para melhor entender como este pode ser integrado e utilizado com as demais ferramentas de deployment.

Comments
  • <p>Muito bom Pri, continue assim!!!</p>

  • <p>muito bom o artigo, estava procurando entender a instalação, configuração e funcionamento do WDS</p> <p>parabéns!!!</p>

  • <p>Muito bom artigo, gostaria de saber em caso de licena MSDN ha algum jeito de dstribuir os seriais pelo servidor, ou alguma ferramenta para que eu possoa fazer ativação sem necessidade do usuario visualizar. </p>

  • <p>Olá David,</p> <p>Apenas confirmando, você quer dizer a ativação da chave do Windows?</p> <p>Caso sim, temos duas opções de ativação a partir do Windows Vista e Server 2008:</p> <p>- MAK (você insere a chave na instalação e cada estação, ou uma atuando como proxy, faz a ativação via Internet ou fone)</p> <p>- KMS (você ativa a chave em um servidor e os computadores ativam-se nele de tempos em tempos). Para isto, é preciso fazer a instalação usando uma mídia de licença por volume, e automaticamente este computador entende-se como cliente KMS e faz a ativação.</p> <p>Mais informações em:</p> <p><a rel="nofollow" target="_new" href="http://blogs.technet.com/psilva/archive/2008/03/23/ativa-o-de-chaves-no-windows-vista-e-windows-server-2008.aspx">blogs.technet.com/.../ativa-o-de-chaves-no-windows-vista-e-windows-server-2008.aspx</a></p> <p><a rel="nofollow" target="_new" href="http://blogs.technet.com/b/psilva/archive/2009/07/20/3266559.aspx">blogs.technet.com/.../3266559.aspx</a></p> <p>Obrigada,</p>

Your comment has been posted.   Close
Thank you, your comment requires moderation so it may take a while to appear.   Close
Leave a Comment