Neste artigo está descrito o procedimento de criação e atualização da chamada media deployment share, ou seja, um arquivo ISO ou pasta a ser gravada em CD/DVD ou pendrive que automatiza a instalação da imagem de sistema operacional em computadores de destino. Para isto, utilizaremos o MDT 2010.

1.       Acessar Start / All Programs / Microsoft Deployment Toolkit / Deployment Workbench. Expanda Deployment Shares / <Nome_Compartilhamento> / Advanced Configuration. Clique com o botão direito em Media / New Media.

2.       Em General Settings, preencha conforme abaixo, e clique Next:

a.        Media path: clique Browse para indicar uma pasta vazia e existente para salvar o arquivo .ISO da mídia, podendo ser local ou na rede.

b.       Comments (opcional): inclua uma descrição sobre a mídia.

c.        Selection Profile: Everything. Com isto, todos os itens (aplicações, drivers, SOs, pacotes e task sequences) serão incluídos na mídia.

3.       Em Summary, caso as informações estejam corretas, clique Next.

4.       Em Confirmation, verifique que a mensagem Media item added successfully é exibida. Clique Finish.

Dica

Ao clicar Save Output é o resultado deste assistente é salvo em um arquivo. Ainda, ao clicar View Script é possível visualizar o script em Windows PowerShell, caso se queira automatizar esta tarefa futuramente.

5.       Agora é necessário configurar para que a instalação da imagem via mídia seja o mais automatizada possível. Para isto, acesse Start / All Programs / Microsoft Deployment Toolkit / Deployment Workbench.

6.       Expanda Deployment Shares / <Nome_Compartilhamento> / Advanced Configuration / Media. Clique com o botão direito em MEDIA00n / Properties. Por exemplo, “MEDIA001”.

7.       Na aba Rules, copie as configurações abaixo. Clique OK.

Nota

Neste exemplo, será solicitado apenas nome do computador e inclusão no domínio durante a instalação da imagem.

 

[Settings]

Priority=Default

Properties=MyCustomProperty

 

[Default]

SkipBDDWelcome=YES

OSInstall=Y

SkipAdminPassword=YES

SkipLocaleSelection=YES

SkipProductKey=YES

_SMSTSOrgName=<Nome Empresa>

SkipUserData=YES

SkipBitLocker=YES

SkipTimeZone=YES

SkipTaskSequence=YES

TaskSequenceID=<ID Task Sequence>

SkipAppsOnUpgrade=YES

SkipApplications=YES

SkipSummary=YES

SkipFinalSummary=YES

SkipCapture=YES

SkipComputerName=NO

SkipDomainMembership=NO

FinishAction=REBOOT

Nota

Para obter o <ID Task Sequence>, clique com o botão direito na task sequence de instalação da imagem / Properties. Na aba General, copie o texto contido no campo “Task sequence ID”.

 

8.       Em seguida, no Deployment Workbench a nova mídia é adicionada. Clique com o botão direito na mídia / Update Media Content.

9.       Em Update Media Content, acompanhe o progresso da criação da estrutura de pastas a constarem na mídia.

10.    Confirme que em <Caminho_Mídia> \Content\Deploy está a estrutura de pastas, conforme o selection profile escolhido.

11.    Agora é necessário salvar o arquivo LiteTouchMedia.iso ou a pasta Content para uma mídia, como DVD ou dispositivo USB (pendrive ou disco externo) para a instalação automatizada nos demais computadores. Desta forma, os computadores que receberão a imagem via mídia precisam ter a capacidade de boot via USB ou CD/DVD.