Neste post estão as respostas para perguntas que recebi pela seção EMAIL aqui do blog.

1.     Gostaria de saber se com o WDS + MDT logo após iniciar o processo de formatação de determinada maquina, consigo acompanhar esse processo através de alguma ferramenta, log ou afim.

[PSilva] Todo o processo de deployment gera logs em uma pasta chamada "MININT", cujo local pode variar de acordo com a fase em que a instalação encontra-se. 
Para acessar os logs localmente no computador sendo instalado, durante a execução da task sequence, pressione <F8> para abrir uma janela do prompt, e procure por esta pasta nas unidades (C:\, X:\, etc).
Para abrir o log, você pode rodar "notepad <arquivo.log>", por exemplo. 
Recomendo a leitura do artigo http://deployment.xtremeconsulting.com/2009/10/23/when-things-go-wrong-during-mdt-deployment-part-1/ para melhor entendimento.

Também há a opção dos parâmetros "SLShare" e "SLShareDynamicLogging", ambos configurados no arquivo "CustomSettings.ini" através das propriedades do deployment share / aba Rules. Neste caso, é possível consolidar os logs das estações em pastas no servidor MDT. Vale mencionar que estas opções devem ser usadas apenas em caso de troubleshooting, devendo ser evitado caso a conexão entre os clientes e o servidor MDT não for de alta velocidade.
Ainda, é possível habilitar o logging do serviço de WDS, conforme procedimento descrito no artigo http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc730906(WS.10).aspx.

 

2.     Assisti a dois vídeos de sua autoria (...) estes são relacionados a instalação do Windows 7 em uma maquina através do SCCM (...) Na parte em que a imagem deverá ser distribuída, você define o MAC ADDRESS da estação de destino, assim como a criação de uma nova collection e outras configurações, minha dúvida é em relação a distribuição da imagem, o que é possível e o que seria viável para distribuir essa imagem em uma rede contendo vários computadores?

[PSilva] Esta configuração de importar o endereço MAC na console do SCCM somente era necessária antes do SCCM 2007 R2. Fiz os vídeos com o SCCM 2007 SP1 ainda.

Já com o R2, o SCCM permite distribuir a imagem mesmo para "computadores desconhecidos", ou seja, que não tenham sistema operacional e, consequentemente, o cliente do SCCM.

Maiores detalhes em http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc431374.aspx.

Os vídeos mencionados são: