Após receber vários e-mails questionando quando usar determinada ferramenta (MDT, SCCM, WDS, etc), resolvi finalmente fazer uma série de posts explicando em alto nível cada produto.

Vamos começar pelo Microsoft Deployment Toolkit ou MDT. Este faz parte dos chamados "solution accelerators", ou seja, é uma família de produtos gratuitos disponíveis no site Microsoft Downloads, cujo objetivo é acelerar - como o próprio nome sugere - a adoção de tecnologias.

No caso em específico do MDT, ele serve de apoio para automatizar o processo de criação e instalação de:

  • Imagens do Windows, tais como XP, Vista, Windows 7, e versões para servidor como Windows Server 2003 SP2 até 2008 R2 
  • Aplicações como o Microsoft Office ou de terceiros, com a aplicação já incluída na imagem ou instalada como parte do processo de deployment. Neste post tem mais informações. 
  • Atualizações de sistema operacional ou produtos, presentes no Windows Update 
  • Fazer configurações na imagem, entre outros.

Para automatizar o processo de deployment usamos "task sequences", que são um conjunto de ações executadas ao longo da instalação, incluindo: formatar partição, instalar Windows, instalar drivers, instalar aplicações, ou até mesmo executar tarefas customizadas (linha de comando, VBScript, arquivo .BAT, etc). Abaixo está uma tela de exemplo.

 

 Após instalar o MDT, você terá acesso a uma console - Deployment Workbench, e a documentação do produto que está consolidada no arquivo de Ajuda.

Para começar a utilizá-lo, recomendo a leitura do capítulo "Quick Start Guide for Lite Touch Installation". Neste documento tem o passo a passo para instalar os pré-requisitos, preparar a infraestrutura do MDT, instalar computador de referência do qual será gerada a imagem, capturar a imagem e realizar sua instalação.

Já para distribuir a imagem, temos como opções:

  • Rede: usando o Windows Deployment Services ou WDS, que é uma role do Windows Server 2003 ou Windows 2008/R2. 
  • Mídia: CD, DVD ou mesmo pendrive USB 
  • System Center Configuration Manager (SCCM) 2007, caso sua empresa utilize o produto, sendo posível a integração com o MDT

Para entender melhor todo o processo, veja o fluxograma traduzido em um post anterior.

 

Mais informações em:

http://www.microsoft.com/solutionaccelerators

Download do MDT 2010 Update 1: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=3bd8561f-77ac-4400-a0c1-fe871c461a89&displaylang=en

http://technet.microsoft.com/en-us/solutionaccelerators/dd407791.aspx

Vídeo em Português com uma introdução ao MDT 2010: http://edge.technet.com/Media/Introduo-ao-Microsoft-Deployment-Toolkit-MDT-2010