Recebi o seguinte questionamento por e-mail:

 

“Gostaria de saber se a Microsoft disponibiliza ferramenta como o Ghost da Symantec?

O Microsoft Deployment Toolkit é para personalizar as imagens/instalações dos Windows?”

 

No post de hoje, apresentarei algumas informações gerais sobre as ferramentas disponibilizadas pela Microsoft para a criação, personalização e distribuição de imagens de sistema operacional. 

 Configuration Manager 2007 ou SMS 2003: versão atual e anterior das ferramentas de gerenciamento que possibilitam, entre outras funcionalidades, a implementação (incluindo criação e distribuição) totalmente automatizada de imagens. Este processo chama-se Zero Touch Installation

 

 Microsoft Deployment Toolkit: produto gratuito que permite criação e personalização de imagens de sistema operacional (inclusive com aplicações, como Office e Adobe Reader).
Provê scripts que automatizam parte do processo de instalação de uma imagem, num processo chamado Lite Touch Installation.

 

Já para a distribuição da imagem, é possível utilizar o Windows Deployment Services (WDS) que é uma função (role) do Windows Server 2003 ou Windows Server 2008.
 
Recomendo assistir à webcast "Introdução às Ferramentas do Microsoft Deployment Toolkit". http://msevents.microsoft.com/CUI/WebCastEventDetails.aspx?EventID=1032401065&EventCategory=5&culture=pt-BR&CountryCode=BR
  
Download em:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=en&FamilyID=3bd8561f-77ac-4400-a0c1-fe871c461a89 

ImageX: utilitário por linha de comando que permite a captura e aplicação de uma imagem de forma manual.

Faz parte do Windows Automated Installation Kit (Windows AIK), um conjunto de ferramentas que auxiliam na implementação de imagens.

Download em:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=en&FamilyID=94bb6e34-d890-4932-81a5-5b50c657de08