Nesta semana, fiz uma apresentação sobre o gerenciamento de atualizações (Software Updates) no Configuration Manager 2007. Por isso, resolvi no post de hoje dar uma simples explicação sobre esta funcionalidade que, em relação ao SMS 2003, passou por significativas alterações. Ainda, passarei algumas referências sobre o assunto.

 

Principais mudanças

·         Integração com o WSUS: o ConfigMgr utiliza o WSUS como sua fonte de atualizações, e ainda o WUA (Windows Update Agent) como agente de scan, ou seja, este indica o status de conformidade dos clientes em relação a um pacote ou update em específico.

 

·         Catálogo: hoje é possível distribuir atualizações para todos os produtos listados no Microsoft Update, não somente Security Updates ou Service Packs para somente Windows ou Office, como era com o ITMU (Inventory Tool for Microsoft Updates), que era instalado no SMS 2003.

 

·         Atualizações customizadas: com o ConfigMgr é possível publicar e instalar atualizações de demais fabricantes. Antes, chamavámos este produto de ITCU (Inventory Tool for Custom Updates), e hoje seu nome é System Center Updates Publisher.

 

·         Relatórios: por utilizar mensagens de status para indicar em qual estado os clientes se encontram, os relatórios agora podem ser gerados em tempo-real praticamente. Em compensação no SMS 2003, usavámos o inventário de hardware e, com isso, era necessário esperar todo o ciclo do inventário para gerar relatórios com informações sobre a distribuição das atualizações.

Vale mencionar também que foram criadas 6 novas categorias de relatório sobre distribuição de atualizações, a saber: Compliance, Deployment Management, Deployment States, Scan, Troubleshooting e Distribution Status. Para maiores detalhes, leia o artigo “About Software Updates Reports”, disponível em http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb632839.aspx.

Ainda, antes era necessário visualizar o resultado das instalações nos mesmos relatórios que a distribuição de software, pois o mecanismo para distribuição era o mesmo (ou seja, eram usados programas, pacotes e advertisements, etc), hoje aplica-se o conceito de deployment (ou seja, é possível criar um pacote de deployment, que é composto por uma lista de atualizações*, e configurar suas opções com base em um modelo**).

 

·         Melhorias administrativas: novas funcionalidades (Update Lists* e Search Folders) que auxiliam na categorização de atualizações, e ainda o Deployment Template** (modelo), que poupa tempo dos administratores, permitindo salvar configurações comuns a serem utilizadas em múltiplos pacotes de atualizações, incluindo a collection (agrupamento de recursos, como computadores) para a qual o pacote será distribuído, qual o agendamento para a instalação, opções de reboot, entre outras. Para quem trabalha/trabalhou com o ITMU, é só lembrar do "Distribute Software Updates Wizard"! Sim, o nome deste assistente não mudou, mas no ConfigMgr ele foi bem simplificado :)

 

·         Melhorias nos clientes: duas das maiores mudanças foram a inclusão das janelas de manutenção (útil sobretudo para servidores), e gerenciamento de clientes pela Internet (Internet-based).

 

Links recomendados

ConfigMgr Software Updates Mgmt Guidance - Migration from ITMU

 

Software Updates in Configuration Manager

 

TechNet Virtual Lab: Managing Microsoft Updates with System Center Configuration Manager (SCCM) 2007

 

Visão Geral sobre Software Updates no ConfigMgr 2007 (Inglês)

 

TechNet Webcast: Software Update Management with System Center Configuration Manager (Level 300)

 

System Center Configuration Manager 2007 Software Updates Synchronization SuperFlow