Dando continuidade a um post anterior, hoje vou sumarizar informações sobre algumas das perguntas que recebemos em uma palestra sobre o uso do System Center Configuration Manager (SCCM) 2007 com a tecnologia Intel vPro.

 

1.       Os dados contidos na memória Flash, usada pelo ME (Management Engine), são gravados na base do SCCM?*

[Psilva] Na verdade, as informações da Flash não são gravadas na base de dados do SCCM. Porém, podem ser visualizadas na Out-of-band Management Console, que acompanha o SCCM 2007 SP1. Nesta console, por exemplo, é possível ver tamanho da memória e também os cartões de memória nos slots, etc. Assim, estas informações não substituem o inventário de hardware e software que o Configuration Manager já faz em um cliente. Ou seja, as tecnologias usadas em conjunto provêm um inventário mais completo.

 

2.       Toda vez que executamos a descoberta de recursos (ou discovery, incluindo Heartbeat, Active Directory System, Network System, etc), o SCCM verifica se já existe este sistema na base ou se gera um novo registro com um novo ResourceID. Quando uma máquina é refeita, se não for exportado/migrado o SMSID, ele recebe um novo resource ID, porém a entrada do Discovery mais antiga é marcada como Obsolete.

[Psilva] O método de descoberta Heartbeat não deve gerar um novo registro. E os outros métodos de descoberta não geram um novo registro, a menos que o cliente SCCM foi reinstalado e reporta um novo/diferente identificador para si (como aconteceria caso um computador fosse refeito).

 

Uma vez que não há mais dependência do sistema operacional e, com isso, do cliente SCCM para se fazer o inventário da máquina.

[Psilva] Os mecanismos de out-of-band usando vPro podem ser usados para descobrir o computador, e criar um novo ResourceID para o mesmo. Conforme acima, as informações obtidas pelo vPro não substituem o inventário já feito nativamente pelo SCCM em uma máquina com o cliente SCCM. Então, uma vez que o computador é descoberto pelos processos comuns do SCCM ou pela descoberta out-of-band, o inventário tradicional é ainda necessário.

 

É criado um novo Resoure ID de máquinas vPro ou o processo do SCCM de discovery mudou?

[Psilva] Como descrito, um novo ResourceID será alocado quando o computador for descoberto pelo processo de gerenciamento out-of-band. Se depois o computador for descoberto também pelo AD (AD System Discovery, etc), por exemplo, então o mesmo ResourceID deve ser usado, sem precisar criar um novo registro.

 

(*) Pergunta feita pelo colega Wesley Fernandes (http://wesleey.spaces.live.com).