Nesta semana, foi lançada a primeira atualização para o Microsoft Deployment Toolkit (MDT), sucessor do conhecido Business Desktop Deployment. O MDT é um conjunto de ferramentas e documentação que auxiliam e, conseqüentemente, aceleram* o processo de implementação de sistemas operacionais, aplicações, etc.

(*) por isso é chamado de "Solution Accelerator" (acelerador de solução). Acesse http://www.microsoft.com/SolutionAccelerators para obter mais informações. 

Esta nova versão inclui duas funcionalidades altamente solicitadas ao time de produto: cenários de preload para OEMs (Original Equipment Manufacturer ou "fabricantes") nas opções Lite Touch Installation (instalação do sistema operacional com pouca interação) e Zero Touch Installation (instalação sem interação do usuário) com o System Center Configuration Manager 2007, e um novo management pack que permite o monitoramento pelo System Center Operations Manager 2007 Service Pack 1.

Além disso, o MDT Update 1 também inclui correção de bugs, e agora permite injetar todos os drivers no Windows PE (Preinstallation Environment - "ambiente de pré-instalação", ou seja, é um sistema sem interface gráfica e que possibilita executar um subconjunto de serviços. Com ele, é possível fazer a instalação de sistemas operacionais, solucionar problemas quando não é possível inicializar o Windows Vista, etc).

Para maiores informações, acesse os links abaixo.

Download MDT Update 1

Documentação atualizada do Microsoft Deployment (em MS Word)

MS Deployment Blog

Deployment Guys Blog

Michael Niehaus Blog

O que é o Windows PE?

Business Desktop Deployment (em Português)