Artigo original publicado na sexta-feira, 25 da janeiro de 2013

Esta postagem descreve como usar a nova ferramenta DocRecrypt e as chaves pública e privada de sua empresa para desbloquear arquivos protegidos por senha do Word, Excel ou PowerPoint do Office 2010 ou Office 2013.

Os arquivos protegidos por senha cujas senhas são perdidas ou esquecidas têm aborrecido os administradores de TI desde quando o recurso de senha foi introduzido no Office. Agora você pode usar a ferramenta DocRecrypt para remover ou redefinir a senha em documentos protegidos por senha.

Por que proteger um documento com senha?

Existem vários bons motivos para proteger um documento com senha. Por exemplo, quando se aproxima o dia de pagamento de impostos, eu reúno meus dados de dedução de imposto e outros dados e protejo com senha minha planilha do Excel antes de enviá-la para a contabilidade. Tenho um amigo advogado que precisa assegurar que os documentos sejam vistos apenas pelas pessoas certas ou seu trabalho pode estar em jogo. Portanto, ele protege seus documentos do Word antes de enviá-los aos clientes. O sistema funciona muito bem até que, por exemplo, o documento é subitamente crucial para um caso judiciário e meu amigo e sua senha se aposentam em um condomínio fechado no Arizona.

DocRecrypt para o resgate

A instalação única é simples: configure os computadores clientes, instale a nova ferramenta DocRecrypt no computador do administrador, verifique se você tem acesso administrativo ao par de chaves pública e privada e ao arquivo protegido por senha em questão e pronto!

Em um pouco mais de detalhes, você precisará criar uma ou várias chaves de registro EscrowCert no Registro do computador cliente de forma manual ou por meio da Política de Grupo. Esta chave EscrowCert fornece o link entre as informações da chave pública que serão adicionadas aos metadados do arquivo quando qualquer novo arquivo OOXML do Word, Excel ou PowerPoint for criado e as informações da chave privada no repositório de certificados de sua organização. Se o usuário nunca protegeu esse arquivo
com senha, não há problema, os metadados não fazem nada. Se o arquivo já foi protegido por senha, esses metadados poderão seu usados depois por você, com a ajuda da nova ferramenta DocRecrypt, para remover ou redefinir a senha.

O usuário cuida de seus negócios com tranquilidade, documentando detalhes de patentes, criando uma planilha com os números do orçamento para o segundo trimestre, escrevendo aquelas informações importantes à imprensa, tudo isso enquanto a senha protege esses arquivos para que as palavras ou os dados não sejam exibidos antecipadamente.

Então, o usuário esquece a senha. Ele se muda para outro departamento. Ele deixa a empresa para "buscar novas oportunidades" (sim, isso não acontece só na sua empresa). E você precisa desbloquear o importante trabalho
que ele deixou para trás. Para desbloquear o documento, você abre a ferramenta DocRecrypt da linha de comandos e, antes que consiga dizer:

DocRecrypt -p <newpassword> -i <lockedfilename> -o <newfilename>

O arquivo está desbloqueado ou protegido por uma nova senha (conhecida) e os negócios novamente voltam ao normal.

Mas espere, ainda tem mais!

Isso não se aplica apenas aos arquivos do Word 2013, Excel 2013 e PowerPoint 2013. Depois que os computadores clientes de sua organização são configurados (individualmente ou com a Política de Grupo), todos os arquivos futuros do Word 2013, Excel 2013 ou PowerPoint 2013 E do Word 2010, Excel 2010 ou PowerPoint 2010 que os computadores protegerem com senha poderão ser desbloqueados ou a respectiva senha poderá ser redefinida com a ferramenta DocRecrypt.

Para obter todos os detalhes, consulte o novo artigo do TechNet, Remover ou redefinir senhas de arquivos do Office 2013 e baixe a ferramenta DocRecrypt no Centro de Download da Microsoft.

Esta é uma postagem de blog traduzida. O artigo original está localizado em Now you can reset or remove a password from a Word, Excel, or PowerPoint file—with Office 2013!