Artigo original publicado na sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Recebemos algumas perguntas sobre a execução do Office 365 ProPlus, inclusive armazenamento de dados de aplicativos, escalabilidade e implantação. Este blog responde a essas perguntas.

Preciso me conectar à Internet para executar aplicativos do Office 365 ProPlus?

Você pode instalar e executar o Office 365 ProPlus com ou sem conexão com a Internet. Em uma implantação gerenciada, realizada por um administrador do sistema para usuários finais, a instalação normalmente ocorrerá sem conexão com a Internet, utilizando ferramentas de distribuição de software como o System Center Configuration Manager. No caso da instalação offline, será necessário estabelecer conexão com a Internet durante a primeira execução para ativação do Office, pois é preciso atribuir a instalação a uma conta de usuário do Office 365 ProPlus. Além disso, haverá uma verificação periódica para garantir que a conta de usuário ainda está ativa. Essas ações de ativação consumem pouquíssima largura de banda. Durante a utilização normal de aplicativos do Office 365 ProPlus, os usuários não precisam de conexão com a Internet.

O Office 365 ProPlus oferece apenas ou aplicativos Web em vez das versões completas de aplicativos do Office?

O Office 365 ProPlus inclui os mesmos aplicativos disponíveis no pacote de aplicativos clientes do Office Professional Plus 2013. São os seguintes:

  • Access

  • Excel

  • InfoPath

  • OneNote

  • Outlook

  • PowerPoint

  • Lync

  • Publisher

  • Word

O mesmo código de aplicativo subjacente é compartilhado pela versão MSI (baseada no Windows Installer) e pela versão Clique para Executar do Office. Os usuários não perceberão diferenças entre as instalações Clique para Executar e MSI quando executarem aplicativos do Office. Ambas são instaladas de forma local no PC Windows, são armazenadas em %programfiles%, atribuem associações de arquivos padrão no Windows e são registradas no Windows como aplicativos instalados, detectáveis por meio do inventário de software. Os processos de instalação, desinstalação e atualização do software são as principais diferenças entre os pacotes MSI e Clique para Executar, mas as diferenças entre as experiências com os aplicativos são praticamente imperceptíveis para um usuário do Office.

Clique para Executar é uma tecnologia de streaming e virtualização desenvolvida para reduzir consideravelmente o tempo necessário para baixar e usar produtos clientes do Office. O streaming permite que os usuários comecem a usar o produto Clique para Executar antes do download do produto completo. A tecnologia Clique para Executar dos produtos Office 365 tem como base as tecnologias centrais de virtualização e streaming Microsoft App-V (Application Virtualization). Os recursos Clique para Executar são executados em um ambiente virtual isolado no sistema operacional local.

A virtualização Clique para Executar traz as seguintes vantagens:

  • O isolamento de recursos em um ambiente virtual permite a coexistência com versões anteriores do Office, além de melhorar os processos de limpeza e restauração. Utilizando o Office 365 ProPlus, você pode ajudar a minimizar o tempo de inatividade ao conduzir testes. A tecnologia Clique para Executar oferece suporte a instalações lado a lado do Office, o que significa que você não precisa desinstalar versões anteriores do Office para testar o Office 2013.

    Os usuários podem testar a nova versão do Office sem que precisem desinstalar a versão atual. Recomendamos que você use instalações lado a lado somente para testar o Office antes de implantá-lo, e não como uma solução de longo prazo para seu ambiente de produção. Ao iniciar a implantação para a produção, você deve desinstalar (ou permitir que os usuários desinstalem) as versões anteriores do Office instaladas nos computadores.

  • O Office está mais integrado e permite a integração de suplementos locais com o ambiente virtual.

  • O streaming ajuda a melhorar o desempenho. O pacote Office é dividido e descompactado ao longo do tempo, o que otimiza o uso de CPU e de largura de banda da rede.

É necessário hospedar dados de aplicativos do Office na nuvem?

Não. Você pode continuar a realizar o armazenamento local de dados de aplicativos do Office. Na realidade, é possível usar as configurações de Política de Grupo para evitar ou armazenamento ou a leitura na nuvem, se necessário. Por exemplo, você pode usar as configurações da política Locais Confiáveis para desabilitar todos os locais confiáveis em aplicativos específicos.

As configurações de roaming são aplicáveis às configurações personalizadas dos usuários e são vinculadas a arquivos armazenados em caminhos HTTP, mas elas não realizam roaming dos arquivos em si. Por isso, o ponto de extremidade (seja um PC gerenciado ou não gerenciado) necessita de acesso a arquivos para visualizar documentos recentes. Você também pode usar a Política de Grupo para desabilitar as configurações de roaming caso esteja preocupado com os nomes ou caminhos de arquivos armazenados na nuvem. Para obter mais informações, consulte Controlando configurações de roaming através da Política de Grupo em Novidades - configurações de usuário e roaming no Office 2013.

Caso esteja preocupado com o roaming de dados corporativo na nuvem através de uma conta Microsoft, você poderá desabilitar a entrada com essa conta. Isso significa que os usuários não poderão entrar no Office com uma conta Microsoft. Como não há contas Microsoft presentes, as configurações não terão uma conta para realizar o roaming.

Você pode desabilitar a conta Microsoft pela seguinte configuração de Política de Grupo:

Configuração do Usuário\Modelos Administrativos\Office 2013\Diversos\Bloquear a entrada no Office. Para obter mais informações, consulte Fazendo logon no Office 2013.

Para obter mais informações sobre os modelos administrativos do Office, consulte Arquivos de modelo administrativo do Office 2013 e Arquivos de modelo administrativo do Office 2013 Preview (ADMX, ADML) e Ferramenta de personalização do Office.

Posso gerenciar a implantação?

Sim. Para cenários gerenciados pela empresa, caso os usuários não tenham permissão de realizar a instalação do Office 365 ProPlus por conta própria no portal do Office 365, os administradores poderão usar a Ferramenta de implantação do Office para dividir e implantar instalações Clique para Executar do Office 365 ProPlus de modo local, utilizando as ferramentas de distribuição de software ou mídias como DVDs e unidades flash USB.

Para baixar os produtos Clique para Executar do Office 365 de modo local e personalizar uma instalação, os administradores podem executar a Ferramenta de implantação do Office e fornecer um arquivo Configuration.xml personalizado. Você pode baixar a Ferramenta de implantação do Office para a tecnologia Clique para Executar no site do Microsoft Download Center. O download inclui um exemplo de arquivo de configuração, Configuration.xml.

Utilize o arquivo Configuration.xml Clique para Executar para realizar as seguintes tarefas:

  • Adicionar ou remover produtos da instalação

  • Adicionar ou remover idiomas da instalação

  • Especificar opções de exibição

  • Definir opções de registro em log

  • Especificar o comportamento das atualizações de software relativas à tecnologia Clique para Executar

Você tem diversas opções de implantação local do Office 365 ProPlus. Por exemplo, para simplificar e automatizar o processo de instalação para os usuários, você pode usar um script ou arquivo em lotes. O Office 365 ProPlus também funciona com produtos de distribuição de software, como o System Center Configuration Manager, o Microsoft Deployment Toolkit ou um script de inicialização de computador da Política de Grupo para implantação do script ou arquivo em lotes.

Posso controlar atualizações?

Sim. Você possui controle total da versão do Office instalada e do comportamento das atualizações de softwares. Por padrão, as instalações Clique para Executar do Office 365 ProPlus são atualizadas automaticamente, e o processo de atualização realiza a detecção automática dos novos dados, baixando-s em segundo plano. O Office realizará buscas diárias de atualizações de software e as aplicará automaticamente quando estiverem disponíveis. Essa é a opção recomendada, pois ela mantém os usuários atualizados com as correções de segurança mais recentes.

Caso prefira testar as atualizações antes de implementá-las, você poderá selecionar um local gerenciado, onde o serviço de atualização do Office 365 ProPlus buscará atualizações (um caminho HTTP ou UNC de sua preferência) utilizando a Ferramenta de implantação do Office e especificando opções de atualizações no arquivo Configuration.xml. Quando você publica uma compilação testada e validada do Office nesse local, o serviço de atualização continua a procurar atualizações diariamente, aplicando-as automaticamente em segundo plano a partir desse local.

Você também pode usar as ferramentas de distribuição de software para distribuir compilações atualizadas do Office. Nesse caso, o que você deve fazer na realidade é desabilitar o serviço de atualização automática no momento da instalação do Office. Desse modo, as atualizações serão realizadas como instalações de novas compilações, utilizando as ferramentas de distribuição de software.

Independentemente de você optar por atualizar automaticamente o Office 365 Pro Plus com o serviço público do Office 365, publicar atualizações em locais gerenciados ou desabilitar as atualizações e executar a instalação do Office periodicamente com novas compilações, o Office aplicará apenas os arquivos diferentes necessários para atualizar a instalação do Office e garantir o menor consumo possível de largura de banda. Uma ampla gama das mais recentes compilações Clique para Executar do Office será fornecida aos administradores do Office 365, de modo a mantê-los atualizados e fornecer a flexibilidade necessária para a realização de testes antes da implantação de novas compilações no ambiente de produção. Porém, recomendamos que você sempre utilize a versão mais recente para garantir que os usuários obtenham as últimas atualizações de segurança.

Para obter mais informações sobre o Office 365 ProPlus, consulte Office 365 ProPlus e o mapa de conteúdo do Office 365 ProPlus.

Envie suas dúvidas para que possamos respondê-las. Além disso, confira o blog do Office 365 Preview para ler mais artigos sobre a tecnologia Clique para Executar.

Esta é uma postagem de blog traduzida. Consulte o artigo original em Frequently asked questions about Office 365 ProPlus