Artigo original publicado na sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Este post foi escrito por Shinobu Furuma, gerente de programas da equipe de Gerenciamento de Soluções do Office.

Em nosso último post, mostramos como configurar rapidamente o Painel de Telemetria do Office em um grupo de trabalho ou computador que faz parte de um domínio. Neste post, gostaria de explicar como implantar o Agente de Telemetria em ambientes de grande porte usando o System Center Configuration Manager. 

Caso sua empresa use o Configuration Manager para gerenciamento de PCs clientes, gerenciamento de ativos de software, etc., recomendo que você também use o Configuration Manager para implantar o Agente de Telemetria em computadores clientes que possuem o Office (Office 2003, 2007 ou 2010). Se você já estiver familiarizado com a implantação de aplicativos no Configuration Manager, será simples implantar o Agente de Telemetria, pois você pode usar o processo padrão de implantação de aplicativos sem a necessidade de utilizar operações de usuário final ou scripts de logon. Você também pode gerenciar, monitorar e desinstalar o agente em computadores clientes usando o Console do Configuration Manager.

Este post mostra as etapas de implantação do Agente de Telemetria usando o Configuration Manager:

1. Criar um aplicativo para o Agente de Telemetria usando o Configuration Manager
2. Implantar o aplicativo usando o Configuration Manager
3. Configurar o Agente de Telemetria

Observe que as etapas 1 e 2 são necessárias apenas para computadores clientes que executam o Office 2003, Office 2007 ou Office 2010. Não é necessário implantar o Agente de Telemetria no Office Professional Plus 2013 e Office 365 ProPlus, pois o agente é um recursos interno dessas edições do Office 2013. No entanto, é preciso configurar o agente interno usando os métodos descritos na etapa 3.

1. Criar um aplicativo para o Agente de Telemetria usando o Configuration Manager

O vídeo a seguir fala sobre como criar um aplicativo com um único tipo de implantação no System Center Configuration Manager 2012.

Vídeo da TechNet - Criando um aplicativo

Veja a seguir mais detalhes da entrega do Agente de Telemetria usando o Configuration Manager

Criar um novo aplicativo para o MSI do Agente de Telemetria

1. Salve o arquivo MSI do Agente de Telemetria em uma pasta compartilhada que o Console do Configuration Manager possa acessar. Para isso, execute as seguintes etapas:

a)      Crie uma nova pasta compartilhada.
Como o MSI do Agente de Telemetria está disponível para todas as arquiteturas de sistemas operacionais (x86 e x64), você deve criar uma pasta compartilhada para cada MSI, como
\\Nome_do_Servidor\Telemetria\x86 e \\Nome_do_Servidor\Telemetria\x64.

b)      Inicie o Painel de Telemetria e selecione Guia de introdução no painel de navegação esquerdo.

c)      Expanda a seção 3. Implantar o Agente de Telemetria.

d)      Selecione as opções para salvar o Agente de Telemetria x86 e salvar o Agente de Telemetria x64.

e)     Salve os arquivos MSI nas pastas criadas na etapa 1. 

2. Inicie o Console do Configuration Manager e selecione Biblioteca de Software no painel de navegação.

3. No espaço de trabalho da Biblioteca de Software, expanda Gerenciamento de Aplicativos e selecione Aplicativos.

4. Selecione Criar Aplicativo na faixa de opções e crie um novo aplicativo com o MSI do Agente de Telemetria X86 (ou x64).

Para ver etapas mais detalhadas, consulte o tópico sobre como criar aplicativos no Configuration Manager.

5. Caso você execute versões x86 e x64 do Windows e deseja realizar coletas de inventário/telemetria de ambos, crie aplicativos para cada MSI que corresponda à arquitetura do sistema operacional (não a arquitetura do Office). Os dois aplicativos são mostrados na captura de tela a seguir.

 

2. Implantar o aplicativo usando o Configuration Manager

Após a criação de um aplicativo para o MSI do Agente de Telemetria, você poderá implantá-lo nos computadores clientes usando o Console do Configuration Manager.

1. No Console do Configuration Manager, selecione Biblioteca de Software novamente.

2. No espaço de trabalho da Biblioteca de Software, expanda Gerenciamento de Aplicativos e selecione Aplicativos.

3. Na lista Aplicativos, selecione o aplicativo criado para o MSI do Agente de Telemetria e selecione Implantar na guia Início, conforme mostrado na captura de tela a seguir.

4. No assistente de implantação de software, você poderá especificar um conjunto de dispositivos que inclua os computadores clientes nos quais deseja implantar o Agente de Telemetria.

Caso haja computadores clientes x86 e x64 em execução, você deverá criar um conjunto de dispositivos para cada tipo de CPU (arquitetura do sistema operacional*) e, em seguida, especificar um conjunto de dispositivos válido no assistente. Você pode implantar o agente usando regras específicas (por exemplo, implantar o agente somente nos computadores clientes que executam o Windows XP). Para isso, utilize a regra de consulta no conjunto de dispositivos.

Consulte o artigo sobre como criar conjuntos no Configuration Manager para ver detalhes.

*Se o sistema operacional do cliente for x64, você deverá implantar o Agente de Telemetria x64, mesmo que haja uma versão de 32 bits do Office instalada.

5. Você também pode definir o cronograma de implantação, configurações de alerta, etc. no assistente.

6.  Por fim, selecione OK para implantar o Agente de Telemetria.

3. Configurar o Agente de Telemetria

Após a implantação do Agente de Telemetria nos computadores clientes, você deverá configurar o agente em cada cliente. Para isso, é preciso definir os valores de Registro corretos. Caso tenha Active Directory, recomendamos que você Use a Política de Grupo para habilitar e configurar o Agente de Telemetria.

Porém, caso ainda deseje configurar/gerenciar o Agente de Telemetria usando o Configuration Manager, você poderá usar as configurações de conformidade do Configuration Manager. Os dois vídeos a seguir falam sobre como criar um item de configuração para verificar/definir um Registro no computador cliente usando o Configuration Manager.

Vídeo da TechNet - Criando itens de configuração para gerenciamento de configurações

Vídeo da TechNet - Habilitando correções com gerenciamento de configurações

No item de configuração, você deverá especificar a chave e o valor de Registro a seguir.

Hive: HKEY_LOCAL_MACHINE
Chave: Software\Policies\Microsoft\Office\15.0\OSM
"CommonFileShare"="\\\\<SERVERNAME>\\<SHARENAME>"
"Enablelogging"=dword:00000001
"EnableUpload"=dword:00000001

O Agente de Telemetria funcionará corretamente se as chaves forem inseridas em HKEY_LOCAL_MACHINE. Porém, o Configuration Manager não poderá utilizar as configurações de conformidade para alterar os valores de Registro inseridos em HKEY_CURRENT_USER. Portanto, você não poderá definir marcas (também conhecidas como rótulos) utilizando as configurações de conformidade, pois as marcas devem ser inseridas em HKEY_CURRENT_USER. A tabela a seguir indica quais valores de Registro do Agente de Telemetria podem ser gerenciados usando configurações de conformidade. 

Nome do valor

Política de Grupo

Configuração de conformidade

enablelogging

X

X

enableupload

X

X

commonfileshare

X

X

tag1 - tag4

X

 

enablefileobfuscation

X

 

AgentInitWait

X

 

AgentRandomDelay

X

 

Consulte Use o Registro para habilitar e configurar o Agente de Telemetria para ver detalhes de cada valor de Registro.

Precisa de mais informações sobre a implantação de componentes do Painel de Telemetria? Consulte nossas orientações de implantação.

Esta é uma postagem de blog traduzida. Consulte o artigo original em Deploy Telemetry Agent by using System Center Configuration Manager