Artigo original publicado na sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Quando você implanta o Agente de Telemetria para os clientes, é possível especificar até quatro rótulos que descrevem os usuários de maneira mais adequada. Os rótulos são um dos principais recursos do Painel de Telemetria, pois permitem filtrar os dados de telemetria coletados por localização geográfica, grupos de negócios individuais, tipos de usuários específicos, e assim por diante.

Utilizando rótulos, você pode obter informações incríveis sobre quais documentos são utilizados com mais frequência em locais específicos, grupos de negócios, etc. Essas informações o ajudam a determinar os documentos essenciais necessários para testar grupos de negócios específicos antes da atualização. Por exemplo, documentos financeiros não são exibidos aos montes quando você visualiza o inventário de documentos de toda a empresa mostrado na primeira captura de tela a seguir. Filtrando os dados por "North America" e "Finance", você pode encontrar os documentos essenciais para o grupo Finance, conforme mostrado na segunda captura de tela.

Inventário de documentos sem rótulos:

 

Inventário de documentos filtrado pelos rótulos “North America” e “Finance”:

 

Os rótulos são aplicados por usuário (não por computador) por meio da Política de Grupo ou do Registro. Há vários modos diferentes de implantar rótulos, dependendo da granularidade de filtragem dos dados de telemetria. Neste artigo, apresentaremos as práticas recomendadas a seguir para implantar rótulos em um ambiente específico.

  • Usar a Política de Grupo e definir rótulos com base na estrutura do Active Directory.
  • Usar um script de PowerShell para gerar objetos de Política de Grupo filtrados por grupo de segurança.
  • Usar VBScript para definir rótulos com base nas informações de usuários armazenadas no Active Directory.

Usar a Política de Grupo e definir rótulos com base na estrutura do Active Directory

Caso seu ambiente do Active Directory tenha configurações de domínio/site/unidade organizacional que possam ser usadas em rótulos, o modo mais fácil de implantar esses rótulos é utilizar a Política de Grupo. Por exemplo, você pode configurar GPOs (Objetos de Política de Grupo) vinculados a domínios na África, APAC, Europa, América do Norte, LATAM, etc., a fim de definir rótulos para usuários que pertencem a esses regiões. Baixe os arquivos de modelo administrativo do Office 2013 (ADMX/ADML) para criar um GPO. Você pode obter mais informações sobre como configurar rótulos usando a Política de Grupo em Como habilitar e configurar o Agente de Telemetria.

Usar um script de PowerShell para gerar objetos de Política de Grupo filtrados por grupo de segurança

Outro modo de implantar rótulos usando a Política de Grupo é a filtragem de segurança. Com esse método, você pode aproveitar grupos de segurança existentes ou recém-criados para aplicar GPOs em rótulos. Por exemplo, você pode ter grupos de segurança por grupo de negócios, como Engenharia, Finanças, Marketing, Vendas e Suporte. Em seguida, você pode criar um GPO para implantar um rótulo "Finanças" e filtrar o GPO pelo grupo de segurança "Finanças". Isso possibilita a implantação de um rótulo "Finanças" para usuários que sejam membros do grupo de segurança "Finanças". Utilizando a filtragem de segurança dos GPOs, você pode implantar rótulos mais granulares do que aqueles provenientes da simples vinculação de um GPO a um domínio/site/unidade organizacional. Porém, será necessário criar GPOs para cada um dos grupos de segurança de destino.

Para facilitar, fornecemos um script de Windows PowerShell para automatizar a geração/filtragem de GPOs com base nas informações contidas em um arquivo CSV. Com esse script, é possível criar vários GPOs de uma vez (até 1.000 GPOs) facilmente, com ou sem filtragem de segurança. Isso é feito da seguinte maneira:

1.     Crie um arquivo CSV que possua o nome do GPO, unidade organizacional/domínio/site vinculado, nomes dos rótulos e nomes dos grupos de segurança usados para filtragem.

2.     Execute o script de PowerShell fornecido.

a.  O script será lido pelo arquivo CSV e criará GPOs automaticamente.

b.  O script vinculará GPOs ao domínio/unidade organizacional/site de destino especificado.

Consulte o artigo sobre criação de Objetos de Política de Grupo para marcas (rótulos) do Painel de Telemetria para obter mais detalhes sobre o script de Windows PowerShell.

Usar VBScript para definir rótulos com base nas informações de usuários armazenadas no Active Directory

Não se preocupe caso você não tenha as estruturas do Active Directory ou os grupos de segurança adequados para utilizar em rótulos. Nós fornecemos um VBscript que pode ser executado nos computadores dos usuários finais para inserir rótulos no Registro local com base mas informações de logon do usuário no Active Directory.

Por exemplo, um objeto do usuário no Active Directory possui informações como "Escritório", "Departamento", "Cargo", "Domínio", etc. O script usará essas informações do Active Directory e inserirá os rótulos no Registro de cada usuário. A implantação do VBScript nos computadores dos usuários finais via script de logon ou Política de Grupo permitirá provisionar rótulos personalizados para os usuários.

Consulte o artigo sobre adição de marcas (rótulos) ao Painel de Telemetria do Office para obter mais detalhes sobre o VBScript.

Perguntas e respostas

Veja as respostas a algumas perguntas que nos fazem sobre scripts:

Posso usar os três métodos para criar rótulos?
Sim, mas você deverá evitar conflitos de GPO quando houver rótulos diferentes aplicados ao mesmos destino/grupo de segurança, etc. Caso o GPO e o VBScript definam rótulos diferentes para os mesmos usuários, o GPO sempre prevalecerá.

Há um limite quanto ao número de rótulos dos quais é possível coletar dados?
Não há limitações técnicas quanto ao número de rótulos, mas recomendamos definir de 1 a 50 rótulos no total para cada rótulo (rótulo 1 - rótulo 4), de modo que você possa facilmente selecionar um rótulo no painel. Caso você defina mais de 1.000 rótulos, poderá haver dificuldades na seleção do rótulo correto.

A ordem dos rótulos é importante?
Os rótulos serão mostrados em ordem alfabética.

É possível salvar uma combinação de filtros de rótulo como "modelo" e nomeá-lo de forma a possibilitar a execução sem que seja preciso lembrar da combinação?
Caso você tenha usado GPO, o mesmo GPO poderá ser aplicado a outro destino. Porém, no caso do VBScript, não há como salvar uma combinação de rótulos.

Não deixe de nos informar se os scripts funcionaram no seu caso!

Obrigado pela leitura. Esperamos que esses scripts o ajudem a implantar rótulos tranquilamente para o Painel de Telemetria e tragam as vantagens dos rótulos aos seus cenários de atualização e monitoramento do Office. Todas as dúvidas ou comentários a respeito dos scripts são bem-vindos. Faça comentários neste post ou no repositório de scripts!

Esta é uma postagem de blog traduzida. Consulte o artigo original em Deploying labels (tags) for better analysis in Telemetry Dashboard