Artigo original publicado na terça-feira, 2 de outubro de 2012

No mês passado, introduzimos novas experiências de edição por toque nos tablets com Windows 8 e iOS. Leia mais sobre isso aqui.

Nesta versão, continuaremos oferecendo uma experiência somente de exibição na maioria dos smartphones, mas também tornaremos a exibição de documentos mais otimizada para o toque nos navegadores dos smartphones mais populares. Priorizamos essa exibição habilitada para o toque para que você possa acessar e ler documentos do Office no SkyDrive ou no Office 365 independentemente de estar usando o navegador em um computador, um tablet ou um smartphone.

Ao projetarmos o Office Web Apps para navegadores de celular, tentamos atingir os seguintes objetivos:

  • Experiência habilitada para o toque na maioria das plataformas de smartphone (Windows Phone 7.5 e superior, iOS 5.0 e superior e Android 4.0 e superior)
  • Otimizar o uso do espaço limitado da tela
  • Simplificar a leitura e a navegação no conteúdo

Veja a seguir os gestos básicos com suporte: 

  • Passar o dedo verticalmente para navegar em um documento do Word
  • Passar o dedo horizontalmente para navegar em uma apresentação de slides do PowerPoint
  • Arrastar o dedo em qualquer direção para navegar em planilhas do Excel
  • Para abrir a barra de ferramentas, toque na tela e depois no indicador da barra de ferramentas para exibi-la na lateral da tela.

Interagindo com arquivos

Agora vejamos como é possível interagir com arquivos a partir de um dispositivo móvel:

Exibição do Word

Para otimizar a leitura de documentos do Word no navegador do celular, projetamos os documentos para serem reorganizados para proporcionar máxima legibilidade. A maioria da formação de texto e dos tipos de conteúdo do documento (images, SmartArt, formas, caixas de texto etc.) é preservada. 

Se você precisar ajustar mais o tamanho do texto para facilitar a leitura, pode abrir a guia de tamanho da fonte na barra de ferramentas.

Ao trabalhar com documentos grandes, é comum a necessidade de navegar até uma página específica. Com o Office otimizado para o toque, os usuários não precisam passar o dedo repetidamente para descer no documento página por página. Em vez disso, eles podem arrastar o controle deslizante de página à direita para acessar rapidamente uma página. 

Se uma tabela ultrapassar a borda da tela, você pode arrastá-la horizontalmente para exibi-la por completo. Aproveitamos a funcionalidade de toque para manter o formato o mais próximo possível da tabela original e não sacrificar a experiência do usuário. 

Toque na miniatura de uma imagem para ampliá-la. 

Exibição do Excel

O Visualizador do Excel Mobile oferece uma exibição de alta fidelidade de todos os seus arquivos do Excel.

Quando um gráfico ultrapassa a borda da tela, os usuários podem usar a função de zoom para escolher uma exibição designada do gráfico que permite ampliar ou reduzir o zoom sobre ele.

 

Em geral, há mais de uma planilha em uma pasta de trabalho. Uma lista das planilhas é exibida na barra de ferramentas, e você pode tocar na qual desejar abrir.

Você pode tocar no botão Classificar para classificar uma tabela do Excel em ordem crescente ou decrescente (se a classificação já estiver habilitada para a tabela acessada).

Toque no símbolo "+" ou "-" em uma tabela dinâmica ou na exibição Dados do Grupo para expandir ou recolher os dados.

 Exibição do PowerPoint

Projetamos as apresentações do PowerPoint para serem exibidas de modo a utilizar melhor as orientações do celular. Por exemplo, quando você segura o telefone na posição vertical, a exibição é dividida no meio (chamada de "exibição dividida"), de modo que a metade superior exibe o slide e a metade inferior exibe o texto do slide, incluindo anotações. Isso é bastante útil quando você está se deslocando e deseja rapidamente consultar o conteúdo do slide sem precisar ajustá-lo. 

Se você desejar exibir somente o slide, pode segurar o telefone na posição horizontal para mostrar somente a imagem do slide.

Para ajustar o zoom, basta usar o gesto de pinçagem no slide, independentemente do modo de exibição atual.   

Por fim, você pode ingressar em uma apresentação online pelo navegador do celular. Imagine que você está preso no trânsito enquanto uma apresentação importante está em andamento na empresa com o Serviço de Apresentação do Office mais recente. Você pode ingressar na apresentação tocando no link enviado para sua caixa de entrada. 

Resumo:

Recomendamos que você experimente o novo Office Web Apps Preview no skydrive.com ou no Office 365 a partir do seu celular (se estiver usando o Windows Phone 7.5 e superior/iOS 5.0 e superior/Android 4.0 e superior).

Queremos saber sua opinião. Conte-nos o que você achou. Na barra de ferramentas, clique em "Enviar comentários".

Estamos constantemente ajustando e aprimorando a experiência e sempre levamos em conta o que o usuário gosta e não gosta.

 

Esta postagem do blog foi traduzida. O artigo original está disponível em Touch-friendly viewing of Office documents in smartphone browsers