Artigo original publicado no sábado, 27 de outubro de 2012

Você pode ter ouvido falar que o Visio 2013 introduziu um formato de arquivo baseado em XML, VSDX, para oferecer novas capacidades no Visio, como co-autoria, e para melhorar a interoperabilidade com outros aplicativos. Se isto é novidade para você, é possível encontrar ótimas informações na publicação do Blog do Visio VSDX: o novo formato de arquivo do Visio. Se você deseja mais detalhes técnicos sobre o formato VSDX, consulte Introdução ao formato de arquivo do 2013 (.vsdx) e Tutorial: Manipular o formato de arquivo do Visio 2013 programaticamente no MSDN.

Nossos profissionais de TI provavelmente lembram dos desafios de migrar do formato de arquivo binário do Office 2003 para o formato de arquivo do OpenXML usado no Office 2007 e versões anteriores. Com o Visio 2013, você terá desafios semelhantes, mas pensamos que todos concordam que a migração vale o esforço. Existem vários benefícios obtidos deste novo formato VSDX, incluindo arquivos menores, melhoria da recuperação de dados e interoperabilidade mais fácil.

Novos tipos de arquivos no Visio 2013

O Visio possui três tipos principais de arquivos: desenhos, modelos e rascunho. Estes tipos de arquivo ainda estão disponíveis no novo formato, com uma diferença: assim como outro aplicativos do Office, agora oferecemos formatos sem macro e com macro. As novas extensões para cada tipo de arquivo estão listadas na tabela abaixo.

 

Sem macro

Com macro

Desenho

VSDX

VSDM

Modelo

VSTX

VSTM

Rascunho

VSSX

VSSM

 

Recursos de compatibilidade no Visio 2013

O Visio 2013 oferece vários recursos de compatibilidade para ajudar na transição de usuários do formato antigo para o novo. Estes novos recursos incluem:

  • Modo de compatibilidade para abrir desenhos VSD no Visio 2013.
  • Um botão de Conversão que converte desenhos VSD para VSDX.
  • Verificador de compatibilidade que ajuda os usuários a salvarem novos desenhos de volta no formato VSD.

Os usuários podem aprender mais sobre os novos recursos de compatibilidade nestes artigos do Office.com:

Configurando o tipo de arquivo padrão no Visio 2013 usando a Política de Grupo

Por padrão, o Visio 2013 salva arquivos usando o formato VSDX. Isto está bem se todos os usuários estão usando o Visio 2013. Se você possui alguns usuários que continuarão a utilizar versões anteriores do Visio, é possível usar a Política de Grupo para definir o tipo de arquivo padrão no Visio 2013 para VSD. A configuração da Política de Grupo Salvar arquivo do Visio como está disponível em Arquivos de Modelos Administrativos do Office 2013 (ADMX/ADML) e Ferramenta de Personalização do Office. Procure pela configuração em Configuração do usuário\Modelos administrativos\Microsoft Visio 2013\Opções do Visio\Salvar\Salvar documentos.

Aqui estão os formatos de arquivos que você pode definir como o tipo de arquivo padrão para o Visio 2013:

  • Documento do Visio: Formato VSDX (este é o formato padrão)
  • Documento com macro Visio: Formato VSDM
  • Documento do Visio 2003-2013Formato VSD

 

Como sempre, deixe comentários se tiver alguma sugestão para o conteúdo de profissionais de TI para o Visio 2013.

--Jill

 

 

Esta é uma publicação traduzida. Encontre o artigo original em What IT Pros need to know about the new VSDX file format in Visio 2013