Artigo original publicado quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Este post foi escrito por Makoto Yamagishi, gerente de programas da equipe de gerenciamento de soluções do Office

Nesta série de posts do blog, mostramos como usar o Painel de Telemetria do Office para facilitar o upgrade do Office por meio da definição de soluções importantes do Office e do monitoramento de desempenho de suas soluções com o Office 2013. Neste post, discutiremos como ter uma visão geral de sua implantação e começar a fazer drill down para descobrir itens de ação.

Quantas soluções instáveis possuo?

Suponha que, toda segunda-feira, pela manhã, você abre o Painel de Telemetria do Office para ver se há problemas de bloqueio que necessitam de investigação. Por exemplo, com o fim do trimestre chegando, será que as soluções de relatórios de vendas estão funcionando bem com o novo Office? Convém compreender rapidamente como seus documentos e soluções (suplementos) essenciais estão se comportando nos computadores dos usuários. Em vez de navegar pelos modos de exibição Documentos e Soluções, que mostram o status item por item, você pode abrir e atualizar a página Visão Geral para ter uma visão abrangente da estabilidade de documentos e soluções. A partir daí, você poderá decidir as próximas etapas.

Vamos começar dando uma olhada em uma captura de tela da página Visão Geral.

É possível que você note, antes de mais nada, o conjunto de números realçados na parte superior da página. Esses quatro números mostram a contagem de documentos e soluções estáveis/instáveis. Caso haja um número alto de instabilidades, isso significa que é preciso investigar o que está acontecendo.

Mas como são calculadas as métricas de "estabilidade" e "instabilidade"? A lógica subjacente é simples. Se os documentos e soluções têm taxas de sucesso menores do que 90%, nós os consideramos instáveis. A taxa de sucesso é determinada pela porcentagem de sessões em que o documento ou solução operou sem um problema crítico. Os problemas críticos detectados pela Telemetria do Office incluem falhas nos aplicativos e chamadas a macros que falham inevitavelmente por motivos de compatibilidade, entre outras coisas. Uma sessão é definida como a abertura de um documento ou uma solução ou um período de 24 horas no qual o documento permanece aberto. Se pelo menos 90% das sessões são livres de problemas, considera-se que há estabilidade.

Outro ponto que deve ser considerado é que não estamos monitorando todos os documentos e soluções. Em vez disso, pegamos os 400 documentos mais usados e as 100 soluções mais utilizadas em função do número de usuários. Por que esses números? Porque eles representam o número médio de documentos e soluções "frequentemente usados" em qualquer departamento. Por isso, acreditamos que esses são os conjuntos corretos de itens que você precisa monitorar para ter uma visão geral.

Quais soluções estão instáveis?

Após descobrir o número de documentos e soluções instáveis, você pode fazer drill down para chegar aos detalhes. Na página Visão Geral, clique no valor para ver uma lista detalhada de documentos ou soluções estáveis e instáveis. Veja um exemplo do que você poderá observar quando clicar no link das 12 soluções instáveis mostradas a seguir.

Nas contagens de estabilidade/instabilidade, você poderá ver os gráficos de tendências, que mostram como essas contagens aumentaram (ou diminuíram) ao longo dos últimos períodos. Caso veja uma seta indicando declínio na estabilidade, isso é um sinal de alterações recentes que geram problemas em seus documentos e soluções. Você pode acompanhar as contagens de estabilidade/instabilidade por um período extenso, quatro vezes maior do que o intervalo de datas selecionado. Conforme mostra a captura de tela a seguir, é possível selecionar o intervalo de datas no painel de navegação, localizado no lado esquerdo do painel.

Quantos usuários fizeram upgrade para o Office 2013?

Em última instância, a implantação do Office é concluída quando você realiza upgrade de todos os usuários para o Office 2013. O gráfico na parte inferior da página Visão Geral mostra o número de usuários por versões do Office e como as implantações do Office mudaram ao longo do tempo. Com esse gráfico, é possível verificar rapidamente o status da implantação e compartilhar o andamento com colegas.

Outras observações sobre a página Visão Geral

  • Os documentos/soluções incorporados (fornecidos pela Microsoft) não estão incluídos nos principais documentos e soluções da página Visão Geral.
  • Você pode alterar o intervalo de datas para um dos seguintes: últimos sete dias, último mês ou últimos três meses.

Crie seu próprio modo de exibição!

Neste post, mostramos a página de visão geral, onde você pode ver rapidamente o status de implantação do Office e acessar as soluções que necessitam de atenção. À medida que você monitora mais documentos e soluções, convém monitorar tendências e documentos específicos em vez da lista predefinida com os 400 principais. Você pode fazer isso com um recurso chamado Relatório Personalizado. Continue nos acompanhando! Em breve, falaremos sobre esse recurso.

 

 

 

Este é um post localizado. Para ler o artigo original, acesse Assess the status of your Office 2013 deployment in 1 minute using Telemetry Dashboard