Artigo original publicado na quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Olá, eu sou JongHwa Lim, um gerente de programa do SharePoint Designer 2013 (também conhecido como SPD 2013 ou SPD). Hoje, eu gostaria de compartilhar um fluxo de trabalho simples que reflete uma situação real e também queria dar algumas dicas sobre o que o jonghwal's picpode ser feito com o novo designer de fluxo de trabalho SPD, baseado na plataforma WF4.

Há muitos exemplos de processos reais que exigem que um iniciador recupere um processo quando ele acha que há algo errado com o item ou as informações que ele já enviou. Assim, eu gostaria de construir um fluxo de trabalho simples que aproveite a construção de etapa paralela e duas ações de tarefas disponíveis na plataforma WF4.

Este é o esqueleto de um fluxo de trabalho básico. Observe que essa etapa paralela é usada para executar dois silos (subetapas) em paralelo - o processo de aprovação normal e o processo de recuperação.

clip_image001

A partir de agora, vou explicar como isso funciona e mostrar também os comportamentos durante a execução.

No WF4, a etapa paralela fornece um recurso de atalho. Ao clicar com o botão direito na etapa paralela e clicar em "Propriedades Avançadas", você verá a seguinte caixa de diálogo onde é possível escolher usar o recurso de atalho. Será necessário uma variável Booleana para usar esse recurso, e por isso nós usamos a variável "IsShortCut" na lógica acima.

clip_image002

Assim que qualquer um dos silos finalizar a execução, o outro silo será cancelado automaticamente e a etapa paralela será finalizada. Como você pode ver, um silo contém o processo de aprovação normal e o outro silo contém o processo de recuperação. Quando a execução do fluxo de trabalho entrar na etapa paralela, as tarefas para o processo de aprovação normal e a tarefa do processo de recuperação serão criadas em paralelo. (No exemplo de fluxo de trabalho, "Anne Weiler" é quem enviou).

clip_image003

Se o processo de aprovação normal for concluído, então não precisaremos mais recuperar o fluxo de trabalho de forma que o processo de recuperação será automaticamente cancelado à medida que a execução chegar ao final no primeiro silo. A tarefa criada para o processo de recuperação será também excluído da lista de tarefas. Da mesma forma, se o processo de recuperação for concluído através da conclusão da tarefa de recuperação, o processo de aprovação normal será automaticamente cancelado.

Novamente, este fluxo de trabalho é apenas um exemplo de esqueleto. Para torná-lo mais realista, pode ser necessário adicionar mais lógica para fazer decisões baseadas nos resultados de tarefa, e pode ser necessário usar um tipo de conteúdo de tarefa personalizado se você desejar usar resultados diferentes, que não sejam "Aprovado" e "Rejeitado".

Um fluxo de trabalho mais completo pode ter essa aparência.

image

Este é um exemplo muito simples, mas poderoso, de um fluxo de trabalho. Espero que você tenha gostado deste artigo e encontrado algumas ideias ou dicas para trabalhar com fluxos de trabalho SPD.

Obrigado,

JongHwa

Esta é uma publicação de blog traduzida. O artigo original está em A Sample Approval Workflow Which can be Recalled by the Initiator