Artigo original publicado na quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Estou escrevendo essa publicação para o blog no SkyDrive. Não estou fazendo isso só porque comecei escrever em casa e estou terminando no trabalho. Estou fazendo isso porque as pessoas na minha equipe têm opiniões fortes e sou encorajado a ouvi-las.

Por isso quero enviar essa publicação para um grupo de pessoas e saber o que eles acham sobre o que eu disse aqui. Anos atrás, eu estaria escrevendo e enviando isso como um anexo em um email. Mas fazer isso agora torna minha vida desnecessariamente desagradável.

Para começar, pode ser que nem todos poderão abrir o anexo. Honestamente, isso é uma grande preocupação onde trabalho. A equipe do Word está no andar em baixo da minha sala. Mas, mesmo assim, existem sempre alguns caras fazendo uma nova versão ou outros com vários motivos para não ter o Word instalado. Aposto que isso acontece com vários de vocês também.

Além disso, assim que eles terminarem, o que eu tenho? Dezenas de emails com várias versões do meu anexo original!

Mas não vou enviar um anexo, vou apenas enviar este link...

http://sdrv.ms/RrhyAH

Este link levará as pessoas para este documento no SkyDrive e permitirá que eles adicionem comentários diretamente no documento. Tudo que eles precisam é de um navegador. Eu nem preciso mexer com permissões. Todos com este link podem comentar e editar. (Observe que o link incluído aqui é somente para ilustrar a situação e na realidade permite apenas visualizar).

Eu consigo este link indo aqui...

Compartilhamento do menu do arquivo

E usando isso...

Obter um link

Eu enviei o link para meus colegas de equipe e isso é o que aconteceu. Muitos comentários construtivos...

Documento com comentários

Todos esses comentários são armazenados no documento. Se ele for aberto em um cliente de desktop do Word, eles estarão lá. Se eu salvar o arquivo em meu disco rígido local, os comentários ainda estarão lá.

As pessoas que me deixaram comentários podiam ter usado o cliente de desktop do Word para comentar, mas não fizeram isso. Eles usaram o Word Web App e nosso novo recurso de comentário. Para demonstrar, eu vou adicionar o primeiro comentário. No visualizador do Word Web App, eu vou abrir o painel Comentários...

Painel de comentários aberto

Selecionar parte do documento...

Texto selecionado

Clicar em novo comentário...

Novo comentário

Digitar algo...

Adicionando texto ao comentário

E clicar em Publicar...

Comentário selecionado

Observe que quando o comentário à direita é selecionado, o texto correspondente é também destacado.

Mas quando o comentário não está selecionado, ele não destaca nada para que você possa ler o documento facilmente.

Um problema com as implementações anteriores do comentário era o potencial para bagunçar a visualização quando os comentários não eram ocultados. Destacando apenas os comentários selecionados, esse problema foi em grande parte eliminado. No entanto, você ainda pode ver que há um comentário ali devido ao balão na margem do documento.

Comentário não selecionado

Além disso, é possível agora responder os comentários. Isso fica assim...

Comentário com resposta

Notamos que alguns comentários levaram a discussões substanciais. Agora esta discussão é recuada para separá-la dos comentários não relacionados que estão próximos.

Se estivermos organizando uma apresentação sobre comentários e queremos sugestões, eu poderei fazer tudo que descrevemos também no PowerPoint Web App...

O PowerPoint tem a mesma experiência de compartilhamento e um modelo de comentários muito parecido que inclui a capacidade de comentar em diferentes partes de slides individuais e responder aos comentários.

Se você quiser experimentar isso junto com um monte de outras coisas legais, participe da prévia

Nick Simons
Gerente de Programa Sênior, Office Web Apps

Esta é uma postagem de blog traduzida. O artigo original está localizado em Comments Encouraged