Artigo original publicado na quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Esta publicação foi escrita por Makoto Yamagishi, um Gerente de Programa da equipe de Gerenciamento de Soluções Office

Em 16 de julho de 2012, revelamos a próxima versão do Office. Um dos recursos poderosos para profissionais de TI no novo Office é o Office Telemetry, que criamos para tornar mais fácil a experiência de atualização do Office dos profissionais de TI.

Na próxima série de publicações no blog, vamos conversar sobre os conceitos e recursos do Office Telemetry projetados para reduzir custos de migração.

Processo moderno de compatibilidade do Office

Nós iniciamos nosso trabalho com um objetivo simples: minimizar o tempo que os profissionais de TI precisam gastar com a compatibilidade do Office antes de implantar o novo Office. (Os processos de teste de compatibilidade anteriores do Office geralmente levavam mais que um ano para testar manualmente milhões de documentos e centenas de complementos). O novo Office é projetado para ser compatível com documentos, complementos e soluções personalizadas do Office existente. Sabemos, no entanto, que os profissionais de TI ainda precisam verificar se o novo Office irá funcionar com os documentos e complementos de seus usuários, sem problemas de compatibilidade e desempenho.
 
No novo Office, estudamos os problemas comuns que complicam implantações e desenvolvemos uma nova abordagem de compatibilidade para o novo Office:

Etapa 1 Colete dados: comece coletando documentos, utilização da solução e metadados reais dos usuários finais.
Etapa 2 Analise os dados: identifique os documentos e complementos críticos para negócios que precisam estar prontos no primeiro dia da implantação do Office.
Etapa 3 Comece uma implantação piloto, focando nas soluções mais importantes: concentre-se em testar documentos e complementos que são necessários para o funcionamento da empresa. Monitore proativamente como os documentos e complementos críticos para os negócios estão se comportando quando são testados. Imagine rapidamente soluções para problemas.
Etapa 4 Implante o Office e continue monitorando suas soluções: implante o novo Office e procure casos de erros ou desempenho ruim para tratar.
 
Identificar os documentos e complementos realmente importantes e monitorar como eles funcionam na versão mais recente do Office parece uma tarefa gigantesca. O novo Office pode reunir essas informações automaticamente.

Parece promissor? Como você pode saber o que está sendo realmente usado e qual o desempenho?
 
Para ajudá-lo a responder essas perguntas, criamos o Office Telemetry Dashboard. Essa é a ferramenta que fornecerá o acesso às informações que são necessárias para seguir a nova abordagem de compatibilidade.

O que é o Office Telemetry Dashboard?

O Office Telemetry Dashboard é uma solução baseada em Excel projetada para que os profissionais de TI vejam as métricas sobre a frequência com que os usuários finais abrem certos documentos específicos do Office, quais problemas eles enfrentam, e informações detalhadas sobre suas implantações, hardware e documentos. Os dados de telemetria agregados são coletados dos PCs dos usuários finais. Vamos dar uma olhada rápida em como você pode visualizar esses dados. Como você pode ver na captura de tela abaixo, o painel apresenta os documentos e complementos usados com mais frequência em sua empresa.

O painel também informa sobre o desempenho dos documentos e complementos. Ele detecta problemas de compatibilidade entre versões no Word, Excel, Outlook e PowerPoint, assim como o status de estabilidade de aplicativos, de forma que os profissionais de TI possam compreender rapidamente áreas de problemas e correções. Na tela capturada abaixo, você pode ver um exemplo dos problemas detectados e informados por uma planilha do Excel chamada DocStatusTracker.xlsx.

 

Como os dados são coletados?

Os dados por trás do painel são coletados de usuários finais com recursos de telemetria integrados no novo Office. Ele coleta vários tipos de eventos que estão acontecendo nas instalações do cliente Office.

Além disso, os profissionais de TI podem implantar o Telemetry Agent para Office 2003, 2007 e 2010. Para essas versões do Office, o Telemetry Agent coleta informações sobre documentos e complementos registrados usados ativamente, de forma que os profissionais de TI possam ver os documentos e complementos mais frequentemente usados antes de implantar o novo Office. Essas informações são essenciais para definir o âmbito dos documentos e complementos críticos para os negócios de sua empresa.

Quer experimentar?

Obrigado por ler até aqui! Na próxima série de publicações, gostaríamos de tratar com mais detalhes cada recurso, etapas ou dicas de implantação e práticas recomendadas do Office Telemetry.

Se estiver interessado, é possível avaliar o recurso com a prévia do cliente do novo Office. Inicie o Office Telemetry Dashboard na página Todos os Aplicativos (ou se estiver usando o Windows 7, inicie o Office Telemetry Dashboard da pasta Ferramentas do Office 2013), e você encontrará o guia rápido sobre os recursos. Também é possível encontrar o guia de implantação detalhado na TechNet.

 

 

 

 

Esta é uma postagem de blog localizada. Obtenha o artigo original em Introducing Office Telemetry in the new Office