Artigo original publicado na quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nossa primeira atualização ao SharePoint Online (SPO) desde o lançamento do Office 365 (O365) se tornou disponível em 28 de junho de 2011 e agora está concluída no mundo todo. Pensamos que este é um bom momento para compartilhar informações sobre os novos recursos e reparos disponíveis como parte desta atualização do serviço. Em um nível mais amplo, a atualização permite maior alcance para as pessoas e os dados externos, enquanto aumenta o número de dispositivos e navegadores da Web suportados. Também apresentamos algumas capacidades de recuperação autogerenciadas. Porém, há muito mais.

Serviços de Conectividade Corporativa

Na conferência do SharePoint de 2011 (3 a 6 de outubro) em Anaheim, CA, Jeff Teper (vice-presidente corporativo da engenharia do SharePoint) anunciou: "Os Serviços de Conectividade Corporativa (BCS) chegam ao SharePoint Online no final deste ano”. Disponível para todos os clientes corporativos e de médio porte do Office 365 no mundo todo, o BCS no SPO permite a conexão às fontes de dados externos através dos pontos de extremidade dos serviços da Web do Windows Communication Foundation (WCF) nos modos de leitura e gravação.

Agora, você pode projetar soluções que estendem as capacidades de colaboração, incluindo dados corporativos externos como as aplicações de linhas de negócio (LoB) protegidas pelo firewall do cliente, ou que estão fazendo a transição para a nuvem (pense no SQL Azure). Melhor ainda, você pode baixar o SharePoint Designer 2010 gratuitamente para ajudar a fazer as conexões.

Para os especialistas em BCS, agora o SPO suporta listas e colunas de dados externos, ou até o serviço do Catálogo de Dados Corporativos (BDC) para os conectores do WCF e o Serviço de Repositório Seguro particionado no nível do inquilino, dentro da Central de Administração do SharePoint Online do cliente. O que ainda não está disponível: pesquisa de dados externos, integração de rich client, páginas de perfil e conectividade direta ao SQL Azure sem um ponto de extremidade do WCF.
 
Deseja mais informações? Consulte o post do blog informativo de Steve Fox (Azure CoE) informative. Além disso, publicamos recentemente uma nova documentação relacionada ao SPO BCS no:
 
Compartilhamento externo

O BCS se refere a transpor os limites para os dados externos. Agora vamos começar a quebrar as barreiras quando você trabalha com pessoas. Essa atualização de serviço adicionou suporte para trabalhar com as pessoas que não façam parte da sua empresa, como vendedores, parceiros de negócio confiáveis e clientes. Com essas capacidades de compartilhamento externo, uma empresa pode convidar os usuários externos para ver, compartilhar e colaborar nos seus sites do SharePoint Online. Esse recurso é desativado por padrão, mas um Administrador do SharePoint Online pode permitir o compartilhamento externo para toda a empresa. Então, administradores individuais que sejam proprietários da coleção de sites podem decidir se desejam compartilhar externamente.

Observe: Os usuários externos podem se inscrever no serviço usando um Microsoft Online Services ID e/ou um Windows Live ID. Os Live IDs podem incluir @Live.com, @Hotmail.com e @MSN.com como nomes de usuário e também derivações regionais.
 
Para obter mais informações:
·    Saiba mais sobre como usar o compartilhamento externo dentro do Office 3665 para pequenas empresas ou dentro do Office 365 para corporações
 
Com o lançamento do Windows Phone 7.5, com o codinome “Mango,” agora os usuários do Office 365 podem acessar itens de lista e trabalhar em documentos armazenados nas listas e bibliotecas de documentos do SharePoint Online - além de email, calendário e contatos. Esse novo suporte se aplica a todos planos do Office 365, incluindo os de pequenas empresas e profissionais (base http://) e corporações (base https://).
 
Para obter mais informações:
·   Leia o post do blog original do Windows Phone TechNet quando o suporte ao Office 365 foi anunciado no TechEd 2011.
·   Assista a este vídeo para ver como é fácil conectar o Windows Phone 7.5 aos serviços do Office 365.
 
Conexões melhores
Além das versões anteriores do Internet Explorer e Firefox, agora o SharePoint Online suporta oficialmente o Internet Explorer 9 e o Chrome. Seja qual for o seu navegador preferido, você terá uma experiência melhor. Basta iniciar o navegador e depois entrar no site favorito da equipe do SharePoint Online ou da intranet da empresa, trabalhar com o Office Web Apps, e muito mais.
 
As conexões aos outros serviços também estão melhores. Por exemplo, os clientes do Microsoft Dynamics CRM podem aproveitar das vantagens da rica funcionalidade de gerenciamento de documentos do SharePoint Online, diretamente dentro do aplicativo Microsoft Dynamics CRM. Como resultado, os usuários podem criar dinamicamente as Bibliotecas de Documentos do SharePoint Online dentro do CRM – onde e quando precisarem. As empresas também podem adicionar capacidade de Gerenciamento de Documentos a entidades como Contas, Oportunidades, Casos ou até mesmo entidades de cliente no Microsoft Dynamics CRM.
 
Para obter mais informações:
·   Veja os detalhes de alto nível no post do blog aqui,
·   Veja mais detalhes técnicos no post do blog aqui.
 
Lixeira
Por fim, o SharePoint Online facilita a recuperação das exclusões acidentais. Essa atualização de serviço fornece aos administradores da coleção de sites mais controle, o que melhora significativamente todas as lixeiras da coleção. Em outras palavras, agora você pode restaurar todo o subsite (ou documento, lista, biblioteca, etc.) com alguns cliques e dentro de alguns minutos.
 
Correções
Esta atualização do SharePoint Online também inclui diversas correções. Muitas delas foram orientadas pelo feedback do cliente e as solicitações de suporte do Office 365. Estamos ouvindo e agradecemos pelo seu feedback. Algumas das principais correções incluem:
  • As pequenas empresas que usam o SharePoint Online não poderão mais excluir o seu site raiz - um    ótimo  benefício, considerando que essa oferta é baseada em uma única coleção de sites.
  • Os sites públicos baseados no SharePoint Online não solicitarão mais que usuários não autenticados forneçam suas credenciais em seus aparelhos móveis.
  • Quando o Windows Phone 7.5 com o codinome “Mango” foi lançado, os clientes que aplicaram um URL intuitiva ao seu inquilino do Office 365 não podiam se conectar ao seu site do SharePoint Online através da seção "Locais" do Office Hub. Agora podem.
  • A coleção do site raiz “-meu” — a coleção pai de todos os Meus Sites do inquilino - retornou à Central de Administração do SharePoint Online dentro da lista de coleções de site. Novamente, é possível alocar recursos do servidor e atribuir proprietários e agora essa coleção não pode ser excluída.
 A descrição do serviço do SharePoint Online foi atualizada para refletir todos os novos recursos e alterações.
 
Os limites continuam sendo eliminados; e ainda mais próximo da colaboração em qualquer lugar, com qualquer pessoa e em qualquer dispositivo. Esperamos que todos vocês que já aproveitam o serviço gostem das novas capacidades do SharePoint Online. E se você ainda não estiver usando o serviço, experimente hoje sem risco por 30 dias! Para a nuvem!
 
Obrigado,
Equipe SharePoint

 

Este é um post de um blog localizado. Encontre o artigo original em What’s New in SharePoint Online: November 2011 Update