Artigo original publicado terça-feira, 13 de setembro de 2011.

Trazido para você pelo nosso especialista em compatibilidade Curtis Sawin.

Ajudar os usuários a utilizar a faixa de opções é um desafio para as organizações de TI que estão migrando seus ambientes Office 2000, Office XP ou Office 2003 para o Office 2010. Embora os comentários do cliente demonstrem fortemente que a faixa de opções é uma experiência muito melhor (ou seja, mais produtiva) em longo prazo, a reação “nossa! que diferente!” dos usuários podem ser um empecilho a curto prazo ao utilizar o Office 2010 pela primeira vez.

Uma estratégia para ajudar os usuários a fazer essa transição de modo fácil é ocultar ou recolher a faixa de opções. Confira as capturas de tela abaixo. Aqui está uma imagem do Excel 2010 no seu estado padrão.

Veja a seguir uma imagem do Excel 2010 com a faixa de opções recolhida.

Finalmente, aqui está uma imagem do Excel 2003.

Interessante, não é? Recolher a faixa de opções faz com que as guias do Excel 2010 pareçam similares aos menus do Excel 2003. Certo, não é idêntico, mas a redução na mudança pode ajudar seus usuários a fazer essa transição de modo fácil para a interface de usuário do Fluent.

Observe os círculos vermelhos no canto superior direito das imagens do Excel 2010. Essa seta de alternância pode ser usada para expandir ou recolher manualmente a faixa de opções, proporcionando aos usuários a capacidade para personalizar a interface de acordo com a sua preferência. Além disso, a combinação CTRL+F1 pode ser usada para expandir/recolher a faixa de opções.

Personalizando a instalação do Office 2010 para recolher a faixa de opções

Ao implantar o Office 2010 para seus usuários, é possível criar uma instalação personalizada para ter a faixa de opções recolhida por padrão, quando os usuários abrirem pela primeira vez um aplicativo do Office. Você pode fazer isso adicionando chaves de registro específicas no seu pacote de instalação.

Para a maioria dos aplicativos do Office, há um valor de registro único que controla a aparência da faixa de opções. O Outlook é uma exceção e será discutido posteriormente nessa postagem.

Aqui está o valor do registro:

HKCU\Software\Microsoft\Office\14.0\Common\Toolbars\<AppName>\QuickAccessToolbarStyle

No valor acima, <AppName> é um dos valores a seguir:

• Access
• Excel
• OneNote
• PowerPoint
• Project
• Publisher
• Visio
• Word

A tabela a seguir define os valores disponíveis para o valor de registro “QuickAccessToolbarStyle”.

Um valor REG_DWORD de 4 (mostrado abaixo) recolherá a faixa de opções e tem o mesmo efeito que pressionar CTRL+F1 ou selecionar a tecla de alternância.

A peculiaridade do Outlook

O Outlook fornece um pouco mais de personalização. Existem 24 chaves de registro diferentes que controlam a faixa de opções e a barra de ferramentas de acesso rápido. Isso é porque existem tantos tipos diferentes de itens e módulos no Outlook que a equipe de produtos precisou criar várias faixas de opções. Embora essa implementação geralmente seja transparente para os usuários finais, essa complexidade aparece aqui. Assim, se você quiser recolher a faixa de opções do Outlook, será necessário determinar a janela específica do Outlook que você quer recolher.

A tabela abaixo destaca os diferentes valores de registro que manipulam a visibilidade da faixa de opções. Todos esses valores estão em HKCU\Software\Microsoft\Office\14.0\Common\Toolbars\Outlook

Utilizando a Ferramenta de Personalização do Office (OCT) para adicionar chaves de registro

A Ferramenta de Personalização do Office (OCT) pode ser usada para adicionar essas chaves de registro como acontece com qualquer outra chave de registro. A adição de entradas de registro via OCT é um processo muito simples. Consulte o artigo TechNet Ferramenta de Personalização do Office 2010 para obter detalhes.

Resumo

Implementar o Office 2010 com uma faixa de opções recolhida pode ajudar seus usuários na transição para usar a faixa de opções em vez de menus herdados. Verificar se o fato de seus usuários estarem confortáveis com a mudança ajudará a acelerar as implementações enquanto reduz custos (eliminando as chamadas para o Suporte Técnico). Adicionar algumas chaves de registro à sua instalação usando o OCT proporciona uma maneira fácil de realizar isso.

Quer saber mais sobre como as faixas de opções são projetadas?

Confira a postagem do blog do Windows 8, Aperfeiçoamentos no Windows Explorer, que fornece capturas de tela do Windows Explorer com uma interface da faixa de opções.

 

Essa é uma postagem traduzida do blog. Encontre o artigo original em Hiding the Ribbon in Office 2010