Artigo original publicado em 01 de julho de 2011, sexta-feira

Uma questão comum entre os clientes do OMPM é “Como faço para estimar quanto tempo levará para o OMPM ser executado?" Embora não temos um cálculo simples para oferecer, temos algumas dicas para compartilhar de consultores e clientes.

Em primeiro lugar, gostaríamos de compartilhar alguns conselhos de clientes de M. Nothnagel, que publicou o seu método de estimativa nos fóruns de Compatibilidade de Aplicativo no TechNet. Ele usa uma combinação de exames de luz e exames profundos para estimar o tempo de conclusão. Você pode encontrar a sua postagem no fórum:

http://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/officeappcompat/thread/fa70f627-a208-455a-934d-dc1e39106d34

Um principal engenheiro de campo da Microsoft, Lee Palmer, sugere a seguinte dica para acelerar a verificação:

Sei que um ganho de desempenho é não fazer a verificação de compatibilidade de macro de 64 bits. Isso pode fazer uma diferença real nos tempos de exame. Como recomendamos o Office de 32 bits e a maioria dos clientes não estão implantando o 64 bits, não é realmente necessário ter esta opção definida no arquivo ini.

E Curtis Sawin, um consultor sênior, compartilhou suas dicas para usar o Robocopy para estimar os tempos de exame:

Em geral, um grande impacto sobre o tempo que leva para executar um exame é a "distância" entre o computador de verificação e compartilhamento de arquivos de destino. Você pode usar "tracert" para descobrir quantos saltos ocorrem entre o computador de verificação e o compartilhamento de arquivos. Quanto menos saltos, mais rápido será o exame.

Além disso, o que gosto de fazer é fornecer uma estimativa de quanto tempo um exame levará, ao:

  1. Identificar algumas pastas a serem examinadas como um exame piloto (tente obter pelo menos 500 a 1000 arquivos). 
  2. Configurar o offscan.ini para examinar as pastas piloto.
  3. Determinar o número de arquivos na lista da pasta piloto.
  4. Executar o exame piloto.
  5. Determinar a duração do exame piloto.
  6. Determinar o número de arquivos em um exame de produção.
  7. Configurar o offscan.ini para examinar as pastas de produção.
  8. Estimar quanto tempo o exame de produção levará com base nos dados das etapas 3, 5 e 6.

Usei o Robocopy em um arquivo em lotes para determinar o número de arquivos (etapas 3 e 6). O conteúdo de tal arquivo em lotes está abaixo:

robocopy %cd% %cd% /xj /w:5 /r:2 /s /ndl /l /if *.xls /if *.xlt /if *.xla /if *.xlc /if *.xlm /if *.ppt /if *.pot /if *.pps /if *.ppa /if *.doc /if *.dot /if *.wiz >> "%userprofile%\desktop\DocumentTotals.log"

Esta abordagem ajuda os clientes a "visualizarem" quanto tempo um exame levará lhe fornece um melhor nível de conforto e a capacidade de planejar... ou de ser escalável horizontalmente e usar mais de um computador de verificação.

As etapas acima podem ser feitas a partir de computadores que estão perto e longe do compartilhamento de arquivos para demonstrar a diferença que o número de saltos faz.

Esta é uma postagem de blog traduzida. Consulte o artigo original em Tips for estimating OMPM scanning times