Artigo original publicado em 7 de julho de 2010, quinta-feira

Quase 50 milhões de pessoas em todo o mundo estão usando o Office Web Apps no SkyDrive e no Hotmail. Como já mencionamos neste blog antes, estamos sempre lendo suas sugestões sobre como podemos melhorar a experiência do Office Web Apps. Hoje, estamos muito contentes em anunciar outro novo recurso baseado em suas solicitações: você pode ser um coautor no Word Web App no SkyDrive. 

Com base nos recursos de colaboração já disponíveis no Word 2010 e no Word for Mac 2011, a coautoria no Word Web App no SkyDrive ajuda você a colaborar com outros em conteúdo elaborado sem ter que sair do seu navegador da Web.  É só entrar no SkyDrive e você está pronto para começar!

Nossa abordagem para o Word Web App no SkyDrive reflete a compreensão profunda da equipe sobre como nossos clientes preferem colaborar e realizar projetos, com base no que você nos disse e no que observamos sobre o uso do Office. Para ajudar-nos a projetar a coautoria, lemos muitos dos seus comentários, assistimos, perguntamos e ouvimos ao que os clientes queriam para trabalhar em documentos do Office. Descobrimos que as expectativas se alteram com base no tipo de documento e no estilo de colaboração sendo usado.

Às vezes, as pessoas preferem um estilo de colaboração de debate, adhoc e desejam visualizar as edições de outros à medida que editam. O OneNote é ótimo para isso e é exatamente assim que a colaboração no OneNote funciona, desde nossa primeira remessa em 2003. Também é possível colaborar dessa maneira no OneNote Web App.

Aprendemos também que a maioria das pessoas não querem que outras vejam seus pensamentos e edições em um documento elaborado até que estejam prontos. Ao mesmo tempo, outros colaboradores do documento desejam analisar e digerir as alterações feitas antes que eles possam reagir e responder, em vez de visualizar outras pessoas digitarem no documento em que eles estão trabalhando.

Projetamos o Word Web App no SkyDrive de acordo com isso:  Quando você está participando como coautor, sempre tem uma exibição em tempo real de quem está fazendo alterações e onde essas alterações estão ocorrendo.  Assim que você começa a digitar, a seção correspondente do documento é bloqueada e os outros colaboradores são notificados, colocando você no controle e diminuindo a distração dos outros.  Os colaboradores podem clicar em “salvar” a qualquer momento para visualizar uma exibição atualizada das alterações.     

Estamos muito animados com esta nova funcionalidade. Como pais orgulhosos, juntamos algumas fotos (e algumas informações mais detalhadas) para compartilhar:

Então, como posso começar?

Você não precisa fazer nada especial; abra seu documento no Word Web App e lhe diremos se há alguém trabalhando com você. E, enquanto você estiver trabalhando, se alguém entrar ou sair, iremos deixá-lo saber sobre isso também.

Se você perder a mensagem (ou se estiver apenas curioso), poderá consultar a guia Exibir para ver quem ainda está lá a qualquer momento:

OK, e agora?

Além disso, tudo funciona da mesma maneira pela qual você edita um documento sozinho no no tipo Word Web App, onde você digita onde deseja e salva quando quando deseja compartilhar suas alterações.

Sempre que você começa a digitar em um parágrafo específico, este ficará reservado, para que ninguém mais possa editá-lo até você terminar. Quando isso acontece, o parágrafo tem uma linha pontilhada em torno de sua borda esquerda e todos os outros no documento vem um bloqueio com o seu nome, para que eles saibam que você está ocupado trabalhando:

 


o que você vê... (observe a linha)


o que eles veem… (e eles colocaram o mouse sobre o ícone, para poderem ver quem "alguém" é)

Esse bloqueio é liberado sempre que você salva e todas as suas alterações são compartilhadas com todos os outros que trabalham no documento. Esta última parte é importante – as alterações são reveladas e as alterações dos outros aparecem no documento somente quando você clica em Salvar.

 

Reunindo tudo

 

Se um dos outros autores salvar, informaremos você de duas maneiras (que esperamos não distraí-lo):

  • ·        A barra de status na parte inferior da janela do seu navegador lhe diz que há alterações:

  • ·        Os bloqueios do outro usuário se transformam em marcadores de "salve para ver as alterações":


Quando você estiver pronto para salvar, as alterações deles serão exibidas no documento, as suas serão enviadas para todos baixarem e destacaremos as novas partes em verde:

É isso aí!

Realmente, é só isso. Uma última (grande) observação: tudo isso funciona atualmente no Word Web App no SkyDrive, no Word 2010 e no Word para Mac 2011, para que você possa trabalhar em conjunto e ser mais produtivo por meio do navegador, PC ou Mac.

Desde enquanto estávamos desenvolvendo este novo recurso, continuamos a ler comentários como uma equipe, (sim, lemos todos) e sempre que víamos essa solicitação, pensávamos “sim, em breve, eu prometo.” Felizmente, hoje é o dia em que conseguimos compartilhá-lo. E esperamos que você continuará a enviar comentários!

Obrigado,

Tristan Davis e Jenni French

Equipe do Office Web Apps

P.S. Esperamos que você goste deste novo recurso tanto quanto nós, até usamos ele para escrever esta entrada de blog! Nossos amigos na equipe do Windows Live SkyDrive também têm usado essa nova funcionalidade para gerenciar o blog da equipe. Confira o que eles têm a dizer no blog Inside Windows Live.

 

Esta é uma postagem de blog traduzida. Consulte o artigo original em Now available: Co-author documents in the Word Web App