Os Office Web Apps adoram o seu navegador

Em minhas últimas férias, fui visitar minha família. Como qualquer pessoa que trabalha no setor de tecnologia pode entender, logo me tornei responsável pelo suporte técnico. Assim, passei parte das férias aplicando patches, instalando software e consertando computadores, enquanto descobria as diferenças nas configurações dos computadores de cada membro da família.

Minha mãe executa o Vista com o IE 7, meus dois irmãos usam sistemas Mac e o navegador Safari (e como medida de precaução, não me deixaram tocá-los), meu pai executa o Windows XP e meus sogros executam o Vista com o Firefox. Essa experiência me fez apreciar em nível pessoal como é valioso poder trabalhar em qualquer lugar, independentemente da configuração do computador.

Os Office Web Apps funcionam em qualquer plataforma, em qualquer navegador

Quando estávamos criando os Office Web Apps, nosso objetivo era fornecer uma experiência de qualidade do Office, independentemente da plataforma e do navegador que você usa. Sabemos que nossos clientes possuem diversas configurações e, em alguns casos (como trabalhar em uma biblioteca ou em um quiosque no aeroporto), não há opção para instalar um navegador diferente.

Os Office Web Apps funcionam com alguns dos navegadores mais usados e oferecemos suporte oficial para:

  • Internet Explorer 7 e 8
  • Firefox 3.5 no Windows, Mac e Linux
  • Safari 4 no Mac

Se você prefere usar outro navegador, dê uma chance para os Web Apps. Embora não possamos oferecer suporte oficialmente a todos os navegadores, os clientes não estão impedidos de usá-los. Um dos objetivos dos Web Apps é ter grande compatibilidade e alcance.

Nem todos os navegadores são iguais

Nós nos empenhamos em tornar a experiência consistente em todos os navegadores para os quais oferecemos suporte, mas às vezes isso não é possível. Um navegador pode não oferecer o mesmo nível de extensibilidade para determinados cenários. Um exemplo disso é a cópia de texto pressionando o botão 'copiar' na faixa de opções. No Internet Explorer, isso funciona (depois de um prompt), mas o Firefox não oferece suporte para cópia na área de transferência através de ações do mouse. Portanto, você verá uma caixa de diálogo dos Office Web Apps semelhante ao exemplo a seguir.

clip_image001

Os Office Web Apps ficam ainda melhores com o Silverlight

clip_image003

A Microsoft acabou de lançar o Silverlight 3, um plug-in gratuito para navegadores que permite aos desenvolvedores criar experiências da Web mais sofisticadas para muitos navegadores e plataformas. Os Office Web Apps funcionarão bem sem plug-ins instalados, mas ficarão ainda melhores se você tiver o Silverlight.

É possível que, visualizar um documento do Word ou uma apresentação do PowerPoint, você seja solicitado a instalar o Silverlight. Isso acontece porque as experiências de exibição no Word e no PowerPoint são aprimoradas com o uso do Silverlight.

Como o Word Web App fica melhor com o Silverlight?

  • O carregamento é mais rápido já que normalmente menos bytes precisam ser baixados antes da exibição do documento.
  • Maior fidelidade de texto com 100% de zoom. Isso inclui melhor espaçamento e renderização de texto.
  • Fidelidade de texto bastante aprimorada em níveis de zoom diferentes de 100%.
  • O texto respeitará as configurações definidas no sintonizador ClearType. Dessa forma, você poderá determinar quanto ClearType (se houver) deseja ver. O sintonizador ClearType está disponível na Web para versões mais antigas do Windows e está incluído com o Windows 7.
  • Maior precisão no realce de ocorrências na opção Localizar.

O PowerPoint Web App também fica melhor com o Silverlight

Você obtém alguns benefícios automáticos quando possui o Silverlight instalado ao executar o PowerPoint Web App. Por exemplo, as animações ficam mais regulares, e os slides são dimensionados de acordo com o tamanho da janela do navegador. No entanto, o Silverlight não é necessário para renderização ou animação.

Se você deseja obter as vantagens mencionadas acima ao usar os Office Web Apps, instale o Silverlight. Se preferir não instalar o Silverlight, os Office Web Apps ainda funcionarão bem no navegador que você optar por usar – permitindo que você trabalhe em qualquer lugar, seja qual for a configuração do seu computador.

Gareth Howell
Gerente de Programa, Office Web Apps

Esta é uma postagem de blog traduzida. Consulte o artigo original The Office Web Apps Love Your Browser