Artigo original publicado na sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Este é a primeira publicação em uma série semanal da equipe de engenharia do Office Web Apps examinando mais profundamente a próxima versão do Office Web Apps. Como Mike Morton mencionou há algumas semanas em sua publicação novos Office Web Apps no blog, uma melhor autoração é uma das situações principais dessa nova versão.

Em sua publicação, Ken Yuhas, Gerente de Programa, Office Web Applications, vai explorar essas melhorias e conversar sobre como nós criamos esses recursos no navegador para o Word Web App.

Com mais de vinte anos de experiência de desenvolvimento na bagagem, os aplicativos Office são repletos de recursos que enriquecem nossa produtividade. Temos tempo limitado para cada versão do Word Web Apps e precisamos priorizar em quais desses recursos e em quais novas situações desejamos investir. Usamos os comentários, dados de utilização e novos investimentos em situações dos clientes para tomar essas decisões. Fazemos lançamentos frequentes do Web Apps, por isso continue dizendo para nós quais recursos são importantes para você.

Layout da página

O visualizador do Word Web App tem renderizado documentos com a mesma fidelidade que você está acostumado no Microsoft Word em um desktop. No entanto, faltava no editor Word Web App os mesmos recursos de layout de página. Com a adição desses recursos, é possível agora ver como suas alterações afetam o layout final em tempo real. A melhoria na experiência de edição é drástica e melhor demonstrada através de imagens.

(Editor Word Web App no Office 2010)

(Editor Word Web App 2013)

Você pode agora ver a largura de página, orientação, margens, espaçamento de parágrafo, identação, etc. corretos do documento, diretamente no navegador. Nós acrescentamos uma guia de Layout de página para que seja fácil alterar essas propriedades. Como pode ver, essas melhorias aprimoram a fidelidade do documento para ficarem mais similares ao documento impresso.

Ao abrir um documento, o servidor processa o arquivo e envia as propriedades de layout da página para o navegador, junto com o conteúdo do documento. Nosso JavaScript que é executado no navegador aplica os valores CSS corretos ao conteúdo e deixa o navegador cuidar do resto. O truque é conversar direito, para que você veja o mesmo layout em seu navegador e no Microsoft Word.

 

(Layout da página no editor Word Web App 2013)

Arte do Office

Também acrescentamos a capacidade de ver a arte do Office (imagens com efeitos, gráficos, smart art, word art, etc.) no Word Editor dessa versão. Você pode aplicar novos estilos de imagem às imagens diretamente em seu navegador. Para fornecer uma experiência consistente sempre que acessar seus documentos, usamos o mesmo mecanismo gráfico no servidor para renderizar as imagens que depois enviamos para o aplicativo web.

(Opções de efeitos de imagem no editor Word Web App 2013)

Contagem de palavras

A contagem de palavras foi um dos recursos mais solicitados por nossos clientes e queríamos ter certeza de adicioná-lo nessa versão. Como no aplicativo para desktop, mostramos a contagem de palavras na barra de status. Criar contagem de palavras no navegador foi um desafio interessante.

(Contagem de palavras no editor Word Web App 2013)

Dividir palavras ou determinar quais grupos de caracteres são palavras é uma atividade importante na contagem de palavras. O que ocorre é que para isso, nosso código de divisão de palavra leva cerca de 1ms por palavra e o navegador cerca de 2ms por palavra para caracteres padrão Unicode. O JavaScript tem um único segmento e se contarmos todas as palavras em um documento de 20 páginas, poderíamos travar o aplicativo por mais de 12 segundos!

Para evitar que o aplicativo trave e ainda oferecer uma contagem de palavras que seja executada em segundo plano, nós quebramos a contagem de palavras em pedaços. Quando começamos a contagem de palavras, usando um retorno de chamada JavaScript, tentamos contar aproximadamente 100 palavras. Depois cedemos processamento para o resto do aplicativo para que ele trate de novos eventos, como digitação ou cliques. Quando todos os eventos são processados, voltamos à contagem de palavras.

Ajuste e acabamento

Também gastamos tempo nesta versão trabalhando em recursos menores que contribuem para a experiência geral de edição no Word Web App. Por exemplo, você pode agora editar documentos com comentários ou rastrear alterações. Também acrescentamos a capacidade de visualizar controles de conteúdo como bibliografias e índices. As imagens inseridas agora são colocadas na linha, em vez de em um novo parágrafo. Você pode até alterar o tamanho da sua fonte usando os novos botões de aumento e redução!

(Documento com uma bibliografia gerada pelo Word e imagem na linha inserida recentemente)

Espero que esta publicação no blog tenha entusiasmado você sobre os novos recursos de autoração avançada no Word Web App. Você pode experimentar os novos Word Web Apps no SkyDrive, entrando na conta usando esse Word Web App link especial ou você pode participar no Office 365 Preview.

Ken Yuhas

Gerente de Programa - Aplicativos Office Web

Esta é uma postagem de blog traduzida. Consulte o artigo original em Building Advanced Editing in Word Web App