Artigo original publicado no sábado, 11 de agosto de 2012

O Office Migration Planning Manager (OMPM) continua a ser uma ferramenta popular entre nossos clientes profissionais de TI do Office. Nós ainda recebemos comentários e dúvidas sobre ele dos leitores do nosso blog e mesmo de nossos próprios consultores da Microsoft. Nosso blogger convidado frequente e guru da compatibilidade, Curtis Sawin, tem trabalhado sem descanso para ajudar nossos clientes a compreender no que o OMPM é bom (para determinar como seus documentos serão convertidos para o formato OpenXML) e, mais importante, no que ele não é bom (determinar como seus documentos funcionarão no Office 2010). Ele tem uma excelente série de blog em 3 partes e vídeo sobre o assunto, caso ainda não tenha visto.

Até pouco tempo, não tínhamos uma ferramenta alternativa para recomendar para ajudar a avaliar compatibilidade de documentos. Agora, com o lançamento do Office 2013 Preview, podemos contar a você sobre o Office Telemetry Dashboard e como ele se encaixa no que chamamos de processo "moderno" de compatibilidade do Office. Makoto Yamagishi começou uma nova série de blog sobre como usar o Telemetry Dashboard e todos nós teremos muito mais publicações e artigos de blog. Enquanto isso, vou apresentar uma visão geral comparativa do OMPM e Telemetry Dashboard para que você possa aplicar o que sabe sobre o OMPM e aumentar seu conhecimento rapidamente sobre o Telemetry Dashboard.

OK, antes de prosseguir, eu sei o que você está pensando -- "Mas eu ainda estou planejando minha migração para o Office 2010. De que adianta uma ferramenta para o Office 2013?". Bom, boas notícias: o Telemetry Dashboard não serve apenas para clientes do Office 2013 Preview. Ele também monitora computadores clientes que executam o Office 2010, Office 2007 e Office 2003. Sim, você vai precisar do Excel 2013 Preview para exibir o painel, mas o Office 2013 é gratuito durante a prévia, e você receberá o Excel 2013 Preview e o Telemetry Dashboard como parte desse download. Por isso, antes de começar uma verificação exaustiva dos documentos do Office usando o OMPM, espero que você possa considerar usar o Telemetry Dashboard em seu lugar.

Aqui está uma tabela que compara o OMPM com o Telemetry Dashboard para ajudar a conhecer as diferenças principais.

 

OMPM

Telemetry Dashboard

Onde baixar

Baixe gratuitamente no Microsoft Download Center

Instale como parte do Office 2013 Preview

Componentes

  • Verificador de documentos (offscan.exe)
  • Arquivo de configuração (Offscan.ini)
  • Ferramenta de importação (ImportScans.bat)
  • Ferramenta de relatórios OMPM (OMPM.accdr)
  • Conversor de documentos (OFC.exe)
  • Office Telemetry Agent (implantando para clientes)
  • Office Telemetry Processor (serviço que coleta e importa dados periodicamente para o banco de dados)
  • Office Telemetry Dashboard (baseado no Excel 2013 Preview)

Onde os dados de compatibilidade e inventário são armazenados

Banco de dados SQL

Banco de dados SQL

Como os dados são coletados

  1. Você executa o OMPM contra pastas compartilhadas, computadores clientes e websites. Os dados resultantes são armazenados em uma pasta compartilhada.
  2. Você importa os dados em um banco de dados SQL usando o ImportScans.bat.

 

 

  1. Você implanta o Office Telemetry Agent para clientes e você implanta o Office Telemetry Processor para um cliente ou servidor.
  2. Você ativa e configura o Telemetry Agent usando Política de Grupo.
  3. O Office Telemetry Agent verifica periodicamente se há inventários e dados de utilização do Office no computador cliente e envia os dados para uma pasta compartilhada.
  4. O Office Telemetry Processor importa periodicamente os dados no banco de dados SQL.

O que é coletado

O OMPM coleta listas de documentos binários nas origens que ele verifica. Veja a lista completa no TechNet.

 

O OMPM não coleta dados sobre complementos ou soluções. Você precisa do Office Environment Assessment Tool (OEAT) para isso.

O Telemetry Dashboard coleta:

  • Documentos do Office que estão na lista dos usados mais recentemente dos usuários
  • Dados do usuário e sistema sobre clientes monitorados
  •  Complementos e soluções do Office recentemente usados que são executados em clientes monitorados
  • Eventos de compatibilidade para Word 2013 Preview, Excel 2013 Preview, PowerPoint 2013 Preview e Outlook 2013 Preview

 

Veja a lista completa no TechNet.

 

 

Como você pode ver na tabela anterior, há muitas diferenças entre as duas ferramentas. Uma das diferenças fundamentais é que o Telemetry Dashboard usa um componente de agente instalado em cada cliente para coletar periodicamente dados de inventário e compatibilidade sobre documentos e complementos que foram usados recentemente pelo cliente. Com o OMPM, você executa manualmente uma verificação em relação a diferentes tipos de fontes de dados (clientes, pastas compartilhadas e websites). Nós alteramos o método de verificação intencionalmente, pois acreditamos que os documentos e complementos que são usados frequentemente e por vários usuários são mais importantes para os negócios que aqueles que não têm sido usados por algum tempo. Ao monitorar apenas os documentos que estão sendo usados, você economizará tempo em seu plano e condução da implantação do Office.

Outra diferença fundamental entre o OMPM e o Telemetry Dashboard é que certos aplicativos do Office 2013 Preview são projetados para relatar eventos de compatibilidade, tais como travamentos e longos tempos de carregamento, para o agente. Não só isso, o agente é na verdade construído em clientes do Office 2013 Preview, assim você não precisa implantá-lo separadamente. Além disso, se desejar monitorar esses eventos em tempo real é possível fazê-lo através do cliente do Office 2013 usando o Office Telemetry Log. (O Telemetry Log permite exibir quais eventos ocorreram no cliente local, comparado com o Telemetry Dashboard, que consolida eventos que ocorreram em todos os clientes monitorados em um único painel).

OK, então o agente integrado e eventos de compatibilidade no Office 2013 Preview não vão ajudá-lo necessariamente com suas implantações do Office 2010. Mas ao implantar agora o agente em seus clientes Office, em vez de executar verificações exaustivas usando o OMPM, você economizará tempo no planejamento da sua implantação do Office 2010 e você terá uma vantagem identificando documentos e complementos críticos para os negócios. E quando chegar a hora de começar a pilotar o Office 2013, o agente já estará ativado, de forma que você poderá monitorar eventos de compatibilidade quando seus usuários abrirem seus documentos existentes no Office 2013. E com o novo suporte para executar o Office 2013 ao lado versões anteriores do Office, o teste de aceitação do usuário é muito mais fácil.

Quer experimentar o Telemetry Dashboard? Consulte nossas orientações de implantação e assine nosso blog para ver as novas publicações no blog.

Jill

Esta é uma postagem de blog localizada. Consulte o artigo original em Still using OMPM? Give Office Telemetry Dashboard a try!