Até agora meu tempo foi muito bem aproveitado aqui na Conferência RSA 2011 em São Francisco. O dia começou com a ótima apresentação do Prêmio da Maior Realização da RSA concedido a Ron Rivest, Adi Shamir e Leonard Adleman, da RSA. Eles foram até aplaudidos de pé ao receber o prêmio! Depois disso, as principais apresentações foram feitas durante toda a manhã, seguidas de várias sessões diferentes dentre as quais era possível escolher durante a tarde. Veja agora os momentos principais e alguns resumos do que aconteceu hoje na Conferência RSA 2011:

  • A computação em nuvem é uma assunto muito em voga. Muitas empresas estão buscando algum tipo de computação em nuvem para ajudar a atender às necessidades comerciais, ou já estão usando alguma forma de computação em nuvem atualmente. É claro que a segurança é uma preocupação quando se fala em computação em nuvem. Há muitos fornecedores aqui na RSA ajudando a abordar essas preocupações com a segurança.
  • Definição de computação em nuvem. Há muita confusão sobre a definição de computação em nuvem. A definição padrão aceita pela indústria parece ser a definição fornecida pela NIST.
  • Muitas vulnerabilidades de segurança acontecem porque os dispositivos do computador não são atualizados com relação à aplicação de patches de segurança. As cópias piratas de softwares (sistemas operacionais ou aplicativos) podem ser exploradas com mais facilidade pelos hackers porque os computadores que executam programas piratas geralmente não são atualizados com os patches de software para vulnerabilidades de segurança conhecidas.

Veja abaixo alguns recursos que podem ajudar em relação aos itens mencionados acima:

Além disso, se você precisar de ajuda com relação ao Office 2010 e à Segurança, poderá encontrar muitas informações (certamente úteis) aqui:

Mal posso esperar para ir nas outras apresentações e sessões nos próximos dias. Só espero que pare de ventar tanto porque o hotel onde estou hospedado é muito alto e quando venta ele range, e isso já está me deixando nervoso. Bem, pelo menos o céu nublado e a chuva me fazem sentir como se eu estivesse em casa, em Seattle. Boa noite e, se você estiver aqui na RSA, talvez a gente se esbarre amanhã, não literalmente é claro, o que seria possível já que depois de algumas sessões os corredores ficam lotados de gente tentando andar na direção oposta. Espero que amanhã coloquem guardas de trânsito para controlar o tráfego nos corredores. :-) Saudações! 

Ross Carter, CISSP

Esta é uma postagem de blog traduzida. O artigo original pode ser encontrado em RSA Conference 2011 - Cloud Computing