Prova de que a África possui algumas das mentes jovens mais inovadoras

Prova de que a África possui algumas das mentes jovens mais inovadoras

  • Comments 1
  • Likes

Publicado por: Djam Bakhshandegi, Chefe de Cidadania, Microsoft África Ocidental, Oriental, Central e Ilhas do Oceano Índico.

1,65 milhões. Esse é um grande número. Mais importante ainda, é um número excitante, porque é o número de estudantes que participaram na nossa competição anual Microsoft Imagine Cup desde a sua criação há 10 anos.

Ao longo da última década, mentes jovens criaram milhões de novos jogos, aplicativos e soluções - soluções que abordam alguns dos mais difíceis problemas sociais do Mundo.

E a África tem estado entre eles!

No ano passado, a Equipe Code 8 do Uganda recebeu o prémio Capacitação das Mulheres das Nações Unidas, devido ao desenvolvimento de um aplicativo que ajuda a detectar Malária - sem sequer picar uma parte do corpo.

E este ano, estamos orgulhosos de ver ainda mais soluções brilhantes, inovadoras e que salvam vidas a originar da África. Equipes do Uganda, Egipto, Nigéria, Quénia, Ruanda, Botswana, Tunísia, Senegal e Marrocos competiram na 12a edição anual deste ano - e três delas passaram para a Final Mundial, que tem lugar em Seattle no 29 de Julho de 2014!

Segue-se um resumo do que apenas algumas das nossas equipes locais criaram.

Equipe AfriGal Tech, Uganda – Finalista Mundial
O que eles criaram: mDex
O que faz:
De acordo com a Equipe AfriGal Tech, todos os anos no Uganda nascem 30 000 bebés com doença falciforme, uma doença hereditária do sangue que ameaça a vida. 80% desses bebés não vivem até à  idade de cinco anos. mDex é uma ferramenta portátil de diagnóstico de doença falciforme, que consiste em uma aplicação portátil e uma lente composta externa. A ferramenta permite um diagnóstico rápido, fácil e acessível, usando visão de computador e reconhecimento de padrões.

Curiosidade: Team AfriGal Tech vem da Universidade de Makerere. Também foram a única equipe só de mulheres a competir nas Finais Nacionais da Imagine Cup este ano!

 

Equipe High Rise, Nigéria - Finalista Mundial
O que eles criaram: CATARA
O que faz: CATARA usa câmaras HD de smartphones para detectar de forma rápida, precisa e acessível cataratas precoces. Ajuda a reduzir o grau em que cataratas causam cegueira total, além de fornecer dados estatísticos às ONGs, órgãos governamentais e instituições de pesquisa.

“Somos veementes na redução da taxa de cirurgias de catarata realizadas no Mundo. Queremos oferecer uma vida melhor a todos. Temos sonhado com isto. Construímos isto. E agora, como uma equipe, acreditamos que a nossa solução pode viver isto,” diz a equipe.


Equipe Illogic, Egipto - Finalista Mundial
O que eles criaram: "Puppy in Bubble" (Cachorro na Bolha)
O que faz: Classificada na categoria de 'Jogos', "Puppy in Bubble" é um jogo baseado em física interactivo e divertido. Segue a história de Spout, um cachorro traquinas que foge sempre do seu dono, Adão!

Equipe AGRIStars, Ruanda
O que eles criaram: Assistente de clima e solo do agricultor
O que faz:
Assistente de clima e solo do agricultor é uma aplicação de software que analisa a fertilidade do solo. Os usuários tiram uma fotografia do solo para iniciar o processo de análise, que detecta nutrientes disponíveis e sugere culturas que são adequadas para serem cultivadas nessa porção de terreno.

Curiosidade: Este é o primeiro ano em que o Ruanda entrou na competição Imagine Cup. A equipe AGRIStars vem do Colégio de Ciência e Tecnologia da Universidade de Ruanda, onde todos estão a completar seus diplomas de bacharel em Engenharia de Informática.

Equipe Africon, Quénia
O que eles criaram: "Life Buddy" (Amigo da Vida)
O que faz:
Life Buddy é uma aplicação portátil que usa Microsoft Azure para ajudar quem necessita de uma doação de sangue a encontrar doadores de sangue correspondentes. Os usuários enviam uma solicitação ao aplicativo, que em seguida envia uma notificação aos doadores de um grupo sanguíneo compatível. A notificação inclui dados do hospital e detalhes de contacto, de modo que os usuários podem receber sangue no prazo mais rápido possível.

Curiosidade: Equipe Africon vem da Universidade Jomo Kenyatta. A sua plataforma de escolha para o desenvolvimento é Windows Phone 8, devido à sua estrutura de desenvolvimento de fácil utilização e de baixo custo.

Equipe NewGen, Tunísia
O que eles criaram: "Hero from the Past" (Herói do Passado)
O que faz:
Hero from the Past é um jogo 3D, para Windows Phone 8. Segue a história de uma criança numa missão para salvar o planeta. A característica mais inovadora do jogo é a capacidade de escolher os seus personagens favoritos e imprimi-los numa camisola!

Curiosidade: A Tunísia entrou na competição Imagine Cup todos os anos. Este ano, o país teve mais de 500 inscrições de 1 000 participantes - e a Equipe NewGen venceu!


Equipe Absoft Corp., Senegal
O que eles criaram: EControl
O que faz:
EControl é um aplicativo que permite o controlo remoto, automatização residencial e telemetria, através da combinação de um dispositivo electrónico bi-modular com tecnologia de Windows Phone ou PC.

Equipe Win Programmers, Botswana

O que eles criaram: KLOK

O que faz: KLOK é uma aplicação de guia de turismo e de primeiros socorros. O aplicativo combina Mapas Bing e Meteorologia Bing para fornecer aos turistas actualizações meteorológicas em qualquer lugar, permitindo-lhes de verificar as condições antes dos seus passeios e visualizar rotas alternativas se o tempo for desfavorável. Também proporciona dicas úteis sobre como responder a encontros com animais perigosos ou plantas venenosas.


Curiosidade: KLOK não é um aplicativo baseado na Internet. Isto significa que é confiável, em qualquer lugar!

Equipe RedSilence, Marrocos
O que eles criaram: "Red Silence" (Silêncio Vermelho)
O que faz:
Red Silence é um autómato que é controlado apenas pelo piscar de olhos! Foi concebido para ajudar os paraplégicos e tetraplégicos a realizar várias tarefas diárias que de outra forma seriam muito difíceis de fazer.

Curiosidade: A Equipe Red Silence é composta por três membros da Escola Marroquina de Ciência de Engenharia. Este é o 6 º ano em que Marrocos entrou na competição.

Estou muito orgulhoso e honrado por ver as muitas equipes que têm representado e ainda estão a representar a África na competição deste ano. Eu também estou satisfeito por ver mais mulheres jovens a entrar no mundo de codificação. Estes aplicativos, jogos e soluções são todos extraordinários, e são a prova de que a juventude de África está interessada em fazer diferença no Mundo. Espero que seu trabalho árduo incentive ainda mais jovem estudantes a participarem na competição Imagine Cup no próximo ano - e mostrarem a todos que a África pode acelerar a tecnologia para o Mundo.

Por favor acompanhem-me nas minhas felicitações a cada um e todos nas equipes que participaram.

Comments
Your comment has been posted.   Close
Thank you, your comment requires moderation so it may take a while to appear.   Close
Leave a Comment