Por: Marc Israel, Chefe de Grupo da Divisão de Escritórios da Microsoft da África Ocidental, Oriental e Central e Ilhas do Oceano Índico

Não é segredo que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) são a força motriz do continente Africano. Na verdade, a ONU calcula que elas contribuem mais de 50% do emprego e do PIB na maioria dos países Africanos e representam cerca de 90% das empresas privadas. Mas nem sempre é fácil fazer negócios em África, como muitos empresários que lêem isto sabem. E acesso à tecnologia acessível, o que é fundamental para o crescimento, é um dos maiores desafios. Além de tudo isto, muitas vezes há uma falta de competências internas para tirar o melhor proveito de tecnologias complexas e dispendiosas. Computação em nuvem, o que significa essencialmente usando a internet para hospedagem e acesso a software, é uma oportunidade real para as PMEs que requerem tecnologia de classe mundial a um preço acessível e de uso fácil. Veja como:

  • Acessibilidade
    Com a nuvem, você pode pagar-conforme-usa, assim você só paga por aquilo de que necessita, à medida que necessita. Concebido para empresas com entre 1 e 10 funcionários, Office 365 Small Business Premium proporciona-lhe toda a riqueza de aplicativos do Office, mas ampliando a funcionalidade para torná-lo disponível através de nuvem, significando que você pode economizar muito do seu orçamento de TI.
  • A falta de conhecimento técnico
    Office 365 Small Business Premium é suficientemente simples para uso por qualquer pessoa e pode ser instalado e em funcionamento em minutos - com um domínio, sítio da web, endereços de email, conferência por vídeo e áudio e acesso desligado da linha.
  • Escalabilidade
    À medida que a sua empresa cresce, as suas necessidades mudam, mas você não quer comprar novo software dispendioso, especialmente se acabou de comprar novos computadores para satisfazer uma base de funcionários em crescimento. Com a nuvem, você pode comprar somente o que precisa sem pagar por licenças adicionais, actualizações dispendiosas, ou um novo lote de pacotes de software para cada novo dispositivo. Enquanto Office 365 Small Business Premium foi  concebido com a pequena empresa em mente, a expansão para o Office 365 é tão fácil como se registar em linha e clicar com o rato! Voilà, o crescimento do negócio tão fácil como isso.
  • A mobilidade também é fundamental para as empresas Africanas que operam muitas vezes em vastas geografias e encaram lacunas de infra-estrutura tradicional e conectividade. A entrega de serviços em nuvem através de dispositivos móveis significa que você pode verificar e-mails, enquanto na estrada, entregar facturas face a face com o cliente, e verificar suas finanças durante uma reunião de negócios para que você não perca a oportunidade de conquistar esse negócio imediatamente! Office 365 permite aos utilizadores de ter acesso a funcionalidade em vários dispositivos, sem custo adicional. Assim, você pode trabalhar em documentos, ao mesmo tempo que os seus parceiros de negócios em vários países, ligar através de chamadas com Lync ou Skype, compartilhar calendários, e muito mais. Funciona no mesmo modo em PCs com Windows e Mac, e é compatível com iPads e tabletes Android, permitindo que uma força de trabalho seja móvel. Cereja no topo do bolo, mesmo se você não tiver conectividade, pode ainda ser produtivo com todos os seus documentos e e-mails directamente no seu dispositivo, sincronizado com a nuvem assim como a conectividade voltar.

Nós acreditamos que a computação em nuvem tem o potencial de transformar a região através da capacitação de PMEs para abraçar a tecnologia que elas necessitam. Se você ainda está inseguro, porque não visita o nosso centro de vídeo do Office 365 para ter acesso a manuais de instrução grátis e o nosso centro vídeo de PME para obter tópicos sobre como desbloquear o seu potencial de negócios com o nosso software.