Por Kevin Connolly, Gerente de Grupo de Windows Business da Microsoft da África ao Sul do Sara & Ilhas do Oceano Índico

Existir é mudar, mudar é desenvolver, desenvolver é continuar a criar-se a si mesmo continuamente.  ~Henri Bergson

As notícias já são conhecidas há algum tempo mas se não ouviu, tome nota. Microsoft vai terminar apoio a Windows XP a partir de 8 de Abril de 2014. Isto pode ser assustador, mas mudar para um novo sistema operacional é uma progressão perfeitamente natural, e tal como um carro necessita de um serviço e melhoramentos, o mesmo acontece com computadores. É por isso que a Microsoft oferece uma Política de Ciclo de Vida de Apoio de dez anos.

Windows XP foi lançado em Outubro de 2001. Se penso bem sobre os últimos 10 anos, apercebo-me bem como as coisas podem mudar em uma década. Em 2001, muitos de nós ainda estávamos a usar disquetes, o primeiro filme de Harry Potter apareceu nos ecrãs; a Rainha de pop em África, Brenda Fassie tinha lançado o álbum ‘Greatest Hits’, e telemóveis tipo “flip” eram a grande moda. Wikipedia tinha apenas começado, Facebook ainda não existia – e, Windows XP era o mais recente e melhor sistema operacional no mercado com tempo mais rápido de início, uma interface mais refinada, e novas ferramentas excitantes tais como Media Player e Movie Maker.

Nos últimos dez anos, a disquete tornou-se antiquada, sete filmes de Harry Potter foram grandes êxitos de bilheteira, a África esteve de luto com o falecimento da Rainha do Pop Africana, e os telemóveis tipo “flip” tornaram-se uma raridade. Wikipedia substituiu enciclopédias, Facebook tornou-se o website mais popular do Mundo – e, as pessoas que ainda estão a usar Windows XP estão agora a perder o uso da tecnologia mais recente e mais avançada.

Tal como a cultura pop, a tecnologia mudou drasticamente na última década. Como facilitadora, reage ás necessidades variáveis dos seus utentes. Capacita as pessoas poupando-lhes tempo, aumentando produtividade e removendo restrições – desde distância geográfica a barreiras linguísticas. Transforma o que era anteriormente impossível, em possível. E o limite do que pode alcançar está em expansão constante. Quando se pensa em tecnologia semelhante, torna-se evidente porque é que utilizando formas desactualizadas desta se fica para trás.

Assim, baseando-se em XP, que tem agora 11 anos, pode significar que está a fazer negócios a metade do ritmo dos outros, e está a encontrar obstáculos que os outros já não encontram. Devido à sua idade, Windows XP também se baseia na distribuição constante de actualizações relacionadas com segurança para se manter segura. Quando o apoio terminar, os utentes não poderão receber novas actualizações e correcções de segurança. Com ameaças cibernéticas mais sofisticadas emergindo todos os dias, é essencial que indivíduos e companhias possuam um SO moderno para proteger os seus dados, clientes e informação de cartão de crédito, e para manter o seu IP seguro!

Com Windows 8 tendo alcançado a sua 100 milionésima activação de licença e mais de 60 000 aplicações de Windows 8 disponíveis no armazém de aplicações, não existe melhor oportunidade para abraçar tecnologias mais recentes e superiores do que agora! Quando se trata do mundo da tecnologia, ficar parado realmente é ficar para trás.

E, as boas notícias para PMEs, é que se se registarem para Windows 8 Pro antes de 30 de Junho, recebem um desconto de 15% em Windows 8 Pro e Office Standard 2013