Por Dele Akinsade
Líder da Plataforam de Programadores de Software, África Central, Ocidental e Central e Ilhas do Oceanos Índico

clip_image002O lançamento da Windows 8 a 26 de Outubro foi, sem sombra de dúvida, um dos dias mais emocionantes da minha vida profissional. Porquê? Bem, provavelmente já sabem que sou um apaixonado pela criação e pelo potencial que os programadores de novos produtos têm para contribuírem de forma positiva para o continente africano. Para mim, o lançamento da Windows 8 foi um momento singular que abriu uma enorme janela de oportunidade em todo o continente.

Todos sabemos que existem muitos programadores cheios de talento em África. Temo-los visto demonstrar que estão prontos a competir globalmente durante eventos como a Taça Imagine (Imagine Cup), DEMO Africa, ou os nossos acampamentos para programadores (Developer Camps), e através das muitas e excelentes aplicações Windows Phone 7 que foram criadas por programadores africanos e exibidas no âmbito da campanha “Programador da Semana” (‘Developer of the Week’ campaign).

A oportunidade

Porém, os programadores têm agora uma oportunidade única.

As aplicações constituem o coração da experiência com o Windows 8. E como todos sabemos, quanto mais relevante for a aplicação para o local onde vai ser usada, mais útil será para o utilizador.

Resumindo: Cada um de vocês tem a possibilidade de moldar aquilo que o Windows 8 vai ser para África.

Cada um de vocês tem a capacidade para ser parte da razão pela qual o Windows 8 vai ser a versão mais relevante do Windows em África até à data.

E cada um de vocês tem a oportunidade de criar aplicações destinadas a dar uma resposta exclusiva para os desafios africanos, bem como a oportunidade de se poderem vender aplicações com relevância global a clientes em mais de 200 mercados.

Com um mercado global à espera das aplicações desenvolvidas por si, as melhores ferraments existentes ao seu dispor, e um bom modelo financeiro – a única coisa que lhe falta fazer é começar já!

Estou ansioso por ver as boas surpresas que os programadores africanos nos vão apresentar :)

clip_image004

AkinwaleAriwodola é um programador nigeriano que já criou três aplicações para o Windows 8: MovieTimes, ClassicRSS e Slyde.

Onde começar
1. Inscreva-se no BizSpark para que um dos nossos parceiros de rede lhe dê acesso às ferramentas de programação de que precisa.
2. Visite o centro de programação Windows 8 Dev Centre para descarregar o material de que precisa