November, 2012

  • Dar Prioridade à Educação, à Empregabilidade e à Nuvem para África

    Publicado por Jean-Philippe Courtois
    Presidente da Microsoft International

    Tive, recentemente, o prazer de visitar dois países africanos – Marrocos e a Costa do Marfim – onde me reuni com líderes empresariais, governamentais e académicos. O meu programa, nos dois países, centrou-se firmemente em três tópicos que ocupam uma posição cimeira em quase todas as minhas visitas a diferentes países do mundo: Educação, empregabilidade e computação em nuvem.

    Em Rabat, Marrocos, dei uma palestra a 1000 estudantes de enegenharia na EcoleMohammedia des Ingénieurs, na qual os incentivei a fazerem uso do grande número de tecnologias e programas gratuitos que têm à sua disposição através de iniciativas da Microsoft como DreamSpark e BizSpark e convidei-os a participarem da Taça Imagine deste ano, a Imagine Cup, a nossa "Taça do Mundo" anual que promove o desenvolvimento de software e procura estimular os estudantes a criarem soluções tecnológicas para resolverem alguns dos mais difíceis problemas do mundo.

  • Programadores africanos: mostrem-nos o que valem!

    Por Dele Akinsade
    Líder da Plataforam de Programadores de Software, África Central, Ocidental e Central e Ilhas do Oceanos Índico

    clip_image002O lançamento da Windows 8 a 26 de Outubro foi, sem sombra de dúvida, um dos dias mais emocionantes da minha vida profissional. Porquê? Bem, provavelmente já sabem que sou um apaixonado pela criação e pelo potencial que os programadores de novos produtos têm para contribuírem de forma positiva para o continente africano. Para mim, o lançamento da Windows 8 foi um momento singular que abriu uma enorme janela de oportunidade em todo o continente.

    Todos sabemos que existem muitos programadores cheios de talento em África. Temo-los visto demonstrar que estão prontos a competir globalmente durante eventos como a Taça Imagine (Imagine Cup), DEMO Africa, ou os nossos acampamentos para programadores (Developer Camps), e através das muitas e excelentes aplicações Windows Phone 7 que foram criadas por programadores africanos e exibidas no âmbito da campanha “Programador da Semana” (‘Developer of the Week’ campaign).