Publicado por Louis Otieno
Director Regional, Desenvolvimento e Estratégia Empresarial da Microsoft Africa

Fonte original: “This is Africa - Where Have Africa's Future Builders Gone?

"Os jovens em todo o mundo enfrentam um novo fosso de oportunidades entre aqueles que têm acesso a uma boa educação, que têm as competências necessárias e os contactos necessários para obterem o sucesso, e aqueles que não têm."

No ano 2000 foi definida a meta da Educação para Todos e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Doze anos mais tarde, o mundo é um lugar muito diferente. Quando olhamos à nossa volta, notamos muita incerteza. O cenário económico e político do Médio Oriente e da África do Norte continua em evolução no rescaldo da Primavera Árabe. A recessão mundial exacerba o problema do desemprego, mesmo em pontos do globo onde os efeitos do abrandamento económico são menos evidentes como é o caso da África Subsaariana.

Muito em particular, o desemprego juvenil continua a aumentar na região, o que cria um problema enorme. Não podemos perder de vista os jovens que serão responsáveis por moldar as economias de amanhã. Estes ‘futuros construtores’ têm o potencial para questionar as situações estabelecidas, contudo, num mercado de trabalho em contracção as suas opções são cada vez mais limitadas. Prontos a desempenhar um papel importante na recuperação económica, os nossos construtores do futuro precisam do nosso apoio. Como poderemos criar uma economia mais inclusiva?

Ler mais

clip_image001