June, 2012

  • Uma Mão Orientadora: Ajudar os Jovens da África do Norte a Realizar o seu Potencial

    imagePor Ghada Khalifa, Líder de Cidadania e Assuntos Comunitários, Microsoft Egipto

    Trabalhar em assuntos comunitários no Egipto, sobretudo nas áreas da educação dos jovens e no apoio ao emprego, é, há muitos anos, a minha paixão e privilégio. Em 2010, o desemprego entre os jovens no Egipto era de 25% e tudo indica que aumentou ainda mais desde a Revolução. A taxa de desemprego entre os jovens na África do Norte é de 27%, de acordo com o relatório da OIT para 2012, Tendências Mundiais de Emprego para a Juventude 2012, e há duas décadas que é consistentemente elevado. Estas taxas são preocupantes e mostram que a minha área de trabalho é fundamental se queremos vir a conseguir a prosperidade da região e dos seus jovens para o futuro. Eu passo muito tempo com os jovens no Egipto, muitos dos quais foram a força motriz por detrás da Revolução, e ouço deles a mesma coisa vezes sem conta – fazem muitos programas de formação mas não conseguem emprego. O nível de frustração e desânimo entre aquels jovens ambiciosos e com as competências necessárias, que um dia serão os líderes da região, é muito preocupante.

    Ao colaborar com vários parceiros e organizações sociais para ajudar a melhorar a empregabilidade dos jovens egípcios, a Microsoft está determinada a mudar a situação. Na Primavera, lançámos o primeiro portal de emprego redigido em Árabe para os jovens egípcios – MasrWorks – o qual oferece recursos que vão de orientação profissional em linha, empregabilidade e formação empresarial, a experiência de trabalho específica e a oportunidades de emprego.

    Os programas da juventude nos últimos anos, não obstante os significativos investimentos feitos por várias organizações, não conseguiram ter o impacto necessário entre os jovens. Estudos feitos sobre os currículos no Egipto revelaram que dez agências criaram programas semelhantes mas não conseguiram atrair números suficientes de pessoas. Contudo, o MasrWorks, não é apenas mais um portal em linha. O MarsWorks tem uma abordagem abrangente relativamente ao empoderamento e emprego dos jovens egípcios para lhes permitir fazerem a transição para o mundo do trabalho com sucesso.