Olá tudo bem?

Depois de um tempo sem criar conteúdo eu estou de volta tentando de inspirar vocês com informações sobre a plataforma de aplicações.Uma das coisas que eu sou frequentemente solicitado é de criar uma matriz de aplicabilidade.Qual a tecnologia se aplica melhor aos desafios específicos de uma empresa?

Não parece ser uma necessidade urgente, na visão de algumas pessoas na área de venda, mas com os produtos atuais e os futuros lançamentos, na é fácil de escolher a tecnologia adequada para um cenário especifico. Neste post, vamos tentar de esclarecer algumas questões básicas e oferecendo um quadro de referência sobre a forma como eu interpreto lós em cenários corporativos. Vamos começar com uma introdução rápida dos novos serviços da Microsoft. Especificamente, WCF 4,0, AppFabric Server e AppFabric Azure. Nesta visão, eu vou restringir a discussão às tecnologias que se relacionam especificamente para os desafios tradicionais de integrações.

 

Windows Communications Foundation (WCF) 4

Descrição

  • Este lançamento centra-se na facilidade de uso e gerenciamento, juntamente com novas funcionalidades, tais como roteamento, o suporte para o WS-Discover, e melhorias no WCF Starter Kit Rest.

Funções Corporativos

  • O suporte para o WS-Discovery que permite a descoberta de serviços em uma rede. O suporte é fornecido através de modo gerenciado que usa um proxy centralizado e com o modo ad hoc, em que a localização do serviço é de broadcast.

Referencias

 

Windows Server AppFabric

Descrição

  • A melhor maneira de pensar do Windows Server AppFabric é como um substituto para o COM + ambiente de hospedagem. Da mesma forma que o WCF substituí web services, Remoting, e DCOM, AppFabric está substituindo o COM + ambiente de hospedagem. Administração, acompanhamento dos serviços e ferramentas de gestão permitem AppFabric efetuar esse papel. Inclui também uma chamada de persistência unica de fluxo de trabalho e uma plataforma de caching distribuído.

Funções Corporativos

  • Baseado no ambiente de hospedagem WAS, que inclui a hospedagem de fluxos de longo duração .
  • Inclui ferramentas para o gerenciamento, monitoramento e consultas de serviços e fluxos de Net 4.0
  • Chamada de persistência unificada que possibilita o crescimento sobre demanda horizontal, incluindo o monitoramento integrado
  • Monitoramento de saúde da solução e do funcionamento de serviços WCF WF. Instrumentação de alto desempenho baseado em Event Tracing for Windows (ETW) com análise de monitoração do SQL usando SQL Server Reporting Services (SSRS).

Referencias

 

Windows Azure AppFabric

Descrição

  • Azure talvez seja mais bem entendida como um serviço paralelo na nuvem da versão local. Ele fornece um registro de serviço, um barramento de serviços e um STS na nuvem.

Funções Corporativos

  • Serviço de transmissão que elimina a necessidade de enlaces ponto-a-ponto, em vez roteamento de chamadas não transacional através da nuvem.
  • Serviço de Registro que fornece um feed ATOM de escuta em um espaço particular.
  • Serviço de autenticação de serviços, com base em declarações baseado para autorização.

Referencias

Comecei a agrupar essas tecnologias em conjunto e pensar sobre o que os casos de uso são melhores para cada uma das respectivas tecnologias. A imagem abaixo representa estes grupos, juntamente com o caso de uso de arquétipo e características específicas das tecnologias de clusters. Este agrupamento representa uma simplificação da realidade fundamental e não conta para muitos dos tons de cinza ;)

image

Abraços Markus